Na manhã desta quarta-feira, quarto dia de concentração da seleção brasileira em São Paulo, os atletas da seleção masculina fizeram exame no Instituto Vita. A ação faz parte de um trabalho de prevenção de lesões que é feito desde o ano passado. Os atletas foram atendidos por um equipe liderada pelos médicos Breno Schor e Wagner Castropil.
O Vita é uma associação especializada em fornecer saúde e bem-estar aos seus pacientes e existe desde 2000. As especialidades são Medicina Esportiva, Ortopedia e Reabilitação; Dermatologia, Cirurgia Plástica e Estética; Nutrição e Fisiologia do Exercício; Psicologia Esportiva; Fisioterapia Estética, Corporal e Facial, Cardiologia, Odontologia, Ortodontia e Buco-Maxilo.
Todos os atletas passaram por um aparelho chamado Cybex, com o objetivo de avaliar força e potência. Depois foram atendidos individualmente pelos médicos.
"Estamos completando o ciclo de um ano avaliações de risco, acompanhando as lesões do ano passado e fazendo trabalhos preventivos. Neste ano, vamos repetir os exames para ver se houve evolução dos atletas em termos musculares e articulares", diz o médico Breno Schor.
Em 2011, o departamento médico dará início a um trabalho individualizado para cada judoca.
"Vamos valorizar mais o indivíduo do que o grupo. O resultado deste trabalho é muito mais claro", afirma.
Na última temporada, alguns judocas chegaram a competir em 16 eventos, o que não deverá ser repetido em 2011. Para o médico da seleção brasileira, esta iniciativa somada a uma conscientização maior dos judocas ajudará na prevenção de lesões na reta final do processo classificatório para as Olimpíadas de 2012.
"Estamos trabalhando na conscientização dos sinais de alerta no treino. É no limite que acontecem lesões. Hoje, a seleção tem uma gama muito diferente de judocas, que vão de atletas experientes até jovens de 16 anos", ressalta Breno Schor.
FONTE: NOTÍCIAS CBJ