segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Federação Internacional atualiza ranking após Grand Slam de Tóquio

imagem
Assessoria de Imprensa CBJ


A Federação Internacional de Judô divulgou nesta segunda-feira a atualização do ranking mundial e olímpico da modalidade, após a disputa do Grand Slam de Tóquio, no último fim de semana. O Brasil conquistou quatro medalhas no evento. Leandro Guilheiro (81kg) foi prata, Rafaela Silva (57kg), Mayra Aguiar (78kg) e Rafael Silva (+100kg) foram bronze. A medalha de prata em grand slam equivale à 180 pontos no ranking, enquanto que o bronze vale 120. Segundo o critério estabelecido pela FIJ, os 22 homens e as 14 mulheres mais bem colocadas no ranking garantem vaga nas Olimpíadas de Londres 2012.

Leandro Guilheiro segue sendo o brasileiro mais bem colocado na lista, com a vice-liderança da categoria até 81kg e 1580 pontos acumulados. Rafael Silva ganhou uma posição com o bronze conquistado no domingo, saltando do nono para o oitavo lugar, enquanto Rafaela Silva manteve a sétima posição. Já Mayra Aguiar caiu um posto na lista e está em quarto. Pelo ranking da Federação Internacional de Judô, estabelecido na temporada de 2009-2010 (de maio a abril), os pontos adquiridos em competições naquele ano perdem 75% do valor até o fechamento da lista Olímpica em 30 de abril de 2012. Os pontos de 2010-2011 valerão 50% do total e, a partir de maio de 2011 até abril de 2012, os pontos serão 100% computados. Valem pontos no ranking os Campeonatos Mundiais, Masters (Top 16), Grand Slam, Grand Prix e Copa do Mundo.

O Brasil tem atualmente 22 judocas dentro do critério de classificação para os Jogos Olímpicos de Londres 2012, distribuidos em 13 categorias. Maria Portela (70kg), 21ª colocada no ranking, garantiria seu lugar em Londres através do sistema de cota continental. Após esta atualização no ranking, apenas Brasil, França, Japão e Coréia do Sul, além da Inglaterra, país sede dos Jogos, possuem representantes em todas as 14 categorias olímpicas.

Brasileiros no ranking mundial:

60kg: Felipe Kitadai (16º) e Breno Alves (25º*)
66kg: Leandro Cunha (7º) e Luiz Revite (33º*)
73kg: Bruno Mendonça (14º)
81kg: Leandro Guilheiro (2º) e Flávio Canto (20º)
90kg: Tiago Camilo (5º) e Hugo Pessanha (9º)
100kg: Luciano Corrêa (19º) e Leonardo Leite (22º)
+100kg: Rafael Silva (8º), Daniel Hernandes (10º) e João Gabriel Schlittler (23º*)

48kg: Sarah Menezes (3º) e Taciana Lima (18º*)
52kg: Érika Miranda (7º)
57kg: Rafaela Silva (7º)
63kg: Mariana Silva (16º*)
78kg: Mayra Aguiar (4º)
+78kg: Maria Suelen Altheman (10º)
*Apenas um judoca por país pode disputar as Olimpíadas. Sendo assim, os atletas ganham posições no ranking com retirada de países com mais de um representante.

Para conferir o ranking completo, acesse o arquivo em PDF abaixo.

Henrique Guimarães enaltece prata de Guilheiro e vê Brasil forte para 2012

Gazeta Esportiva
Prata de Leandro Guilheiro marca a terceira vez que o Brasil subiu ao pódio na competição. Foto: AFP
Prata de Leandro Guilheiro marca a terceira vez que o Brasil subiu ao pódio na competiçãoFoto: AFP
Atleta já consagrado no judô brasileiro, Henrique Guimarães, hoje diretor do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa de São Paulo, elogiou a conquista mais recente do seu compatriota Leandro Guilheiro. Neste último sábado, o brasileiro ficou com a medalha de prata no Grand Slam de Tóquio e foi lembrado pelo ex-atleta nesta segunda-feira.


"Guilheiro acabou de ser vice-campeão no Japão. Todos os eventos que ele disputou neste ano ele teve um ótimo desempenho. Sendo assim, vejo ele como um atleta que está indo com muita força para Londres dentre os membros da Seleção Brasileira", disse o ex-atleta.
Neste último sábado, Leandro Guilheiro foi medalhista de prata na categoria 81 kg em Tóquio. Foi a terceira vez consecutiva que o brasileiro sobe ao pódio na competição. Para Guimarães, o judô brasileiro vive uma de suas melhores fases na história.
"O Brasil passa por um momento especial no Judô. Todos os atletas que estão hoje compondo a seleção são atletas com muita experiência e com certeza o Brasil terá grandes chances de fazer um bonito papel nos próximos Jogos Olímpicos. É uma seleção muito forte", analisou.
O ex-judoca foi homenageado nesta segunda-feira em São Paulo. Na quarta edição do Bosque da Fama, Guimarães plantou uma árvore que representará suas conquistas para as próximas gerações.
"Eu plantei a semente no judô e agora estou colhendo os frutos. Acho que tudo isso é graças ao grande trabalho que nós atletas e ex-atletas fizemos. É algo que fica para a eternidade. Vamos embora e essas árvores ficarão o que é uma grande emoção pra gente", encerrou.