quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Ao lado de primos e irmãos, judocas competem no Chile


Terra
O clima na Seleção Brasileira que disputa o Campeonato Pan-Americano e Sul-Americano a partir desta sexta-feira, no Chile, será bem familiar. Isso porque entre os judocas há atletas que terão o privilégio de competir ao lado do irmão ou mesmo primo.
Os irmãos Andrei e Hiago Pirolo vão dividir pela primeira vez a experiência de viajar e competir juntos. "Como sou mais velho, me sinto um pouco responsável por ele. Toda a competição bate um nervosismo, mas esta será diferente de tudo o que já experimentei", conta Andrei, de 19 anos.
Hiago, que tem 15 anos, diz que a família comemorou quando ficou definido que o Pan e o Sul-Americano teriam a mesma sede. "Me dou muito bem com meu irmão. Ele me ajuda e sei que tudo o que eu precisar poderia contar com ele. Desde pequeno que lutamos para estar na seleção", diz Hiago.
Na seleção Sub-20, Gabriela e Mike Chibana são primos e também terão a chance de disputar um evento lado a lado. O clã Chibana é famoso no judô de São Paulo, pois os integrantes da família são direcionados para o esporte desde pequenos. "Nossa família é muito grande e desde pequenos somos preparados para lutar judô. Estar na Seleção é um objetivo", conta Mike.
As irmãs Nádia e Maira Merli se encontraram na concentração em São Joaquim da Barra. Nádia está na Seleção e a irmã, que mora em Franca, foi visitar Nádia. O reencontro teve abraços, beijos, choro e, claro, treino de judô.
"Minha irmã deu uma parada no judô quando foi ficando adulta, mas acabou retomando os treinos e garantindo com isso uma bolsa na faculdade em Franca. Estou muito feliz por ela ter vindo até aqui me ver", afirma Nádia, que em 2010 garantiu o ouro na categoria até 70kg Sub-20.