Atletas das categorias de base do judô gaúcho estiveram em ação nesse final de semana, em Taguatinga, na seletiva nacional sub-17 e sub-20. De lá, retornaram com oito vagas – cinco no sub-17 e três no sub-20 – sendo que seis delas já significam a participação em treinamentos de campo nacionais e internacionais, além do passaporte carimbado para lutar em torneios na Europa.
No primeiro dia de disputas em Taguatinga, Carolynne Hernandes, Alexia Castilhos, Manoela Braga, Brener Marcon e Giovani Góes garantiram seus lugares na equipe sub-17. Já no domingo, foi a vez de José Lucas Clossi confirmou presença no sub-20. Paula Leboutte e Afonso Baldigem, ambos do sub-20, terminaram em terceiro em seus respectivos pesos. Com isso, estão pré-classificados para as seletivas de competições internacionais.
“Cada luta foi uma batalha. Não teve moleza para ninguém e, quanto mais o atleta avançava na competição, mais difícil ficava, pois somente a elite do judô nacional chegou nas fases finais. Graças a Deus, chegamos juntos”, comemorou o coordenador de equipes da Federação Gaúcha de Judô, e técnico da Kiai de Canoas, Douglas Potrich.
Sua equipe classificou quatro judocas – Brener, Giovani, Paula e José Lucas. “Iniciamos nossa preparação em 3 de janeiro. Todos abriram mão de suas férias e nesse momento vemos que valeu a pena.”
Para o presidente da FGJ, Carlos Eurico da Luz Pereira, o resultado refletiu o esforço de professores e atletas. “Apoiamos os judocas e clubes do nosso Estado, pois temos esse esforço como recompensa. A FGJ organizou treinamentos em pleno mês de janeiro e contou com a dedicação de todos os envolvidos”, ressaltou. “Nosso objetivo é de manter um alto nível em todas as categorias.”
MAYRA DESEMBARCA HOJE NO BRASIL – Mayra Aguiar começou 2011 com o mesmo alto nível que terminou 2010. No domingo, ela conquistou a medalha de bronze no Grand Slam de Paris – uma das quatro competições mais importantes do mundo. O resultado a confirma entre as dez melhores judocas do planeta no peso meio pesado.
Depois de mais um triunfo, a gaúcha desembarca no Brasil nesta segunda-feira, juntamente com os integrantes da equipe nacional que lutaram na França. Ainda nesta semana, ela retoma os treinamentos na Sogipa.
Mais informações sobre as seletivas e a conquista de Mayra Aguiar no sitewww.judors.com.br
--
Tiago Medina
Assessoria de Imprensa - FGJ