Evento será nesta quinta-feira, no ginásio da Sogipa em Porto Alegre
RIO
Afastado das competições devido a uma série de lesões, o bicampeão mundial João Derly fará sua despedida dos tatames nesta quinta-feira. O "Tributo a João Derly", marcado para as 19h, no ginásio principal da Sogipa, em Porto Alegre, reunirá duas equipes: Os Amigos de João Derly x Seleção da América. O evento será prestigiado por outros judocas importantes e históricos, como Aurélio Miguel, Flávio Canto e Sebastian Pereira. A entrada para o evento é franca.
Ao SporTV, canal responsável pela transmissão, Derly explicou os motivos de sua decisão, apesar de sua assessoria de imprensa fazer mistério e dizer, em um comunicado enviado à imprensa, que o judoca "anunciará o futuro de sua carreira" após o evento.
- Tenho muitos projetos pela frente, e o corpo não é mais o mesmo. Graças a Deus não foi mais nenhuma lesão, mas também não dá mais. Esta vai ser realmente a despedida – disse o judoca ao SporTV.
Os dois times contarão com atletas que estarão nos Jogos Olímpicos de Londres, a partir do final de julho. Pelo lado dos Amigos de Derly, lutarão craques atuais da equipe Oi/Sogipa: Felipe Kitadai (60kg), Diego Santos (60kg), Afonso Baldigem (66kg), Moacir Mendes Júnior (73kg), Lucas Pascoal (81kg), Rodrigo Luna (90kg), Eduardo Santos (90kg), Maria Portela (70kg), Renan Nunes (100kg) e Walter Santos (+100kg). Pela Seleção da América, estão confirmados o peruano Carlos Zegarra Pesser (+100kg), Juan Romero, Ivan Duarte e Mikael Aprahmian, do Uruguai, Lucas Elizeche, Lucas Ambrosio, Maia Francesconi e Matias Etchelchury, todos da Argentina.
A Murilo Osman, que participará dos Jogos Olímpicos de Londres representando a Costa Rica, caberá a última luta, justamente contra João Derly.