Aconteceu no último final de semana em Divinópolis - MG, o XI Campeonato Panamericano de Judô Infanto e Pré-Juvenil pela União Panamericana de Judô (UPJ).
Mais de 150 atletas participaram da disputa mostrando, que apesar da pouca idade, o nível técnico está afiado pela garotada.
Futuros judocas de ponta que poderão brilhar pelo Brasil nas Olimpíadas de 2014, fizeram combates que levantaram a arquibancada lotada e surpreendendo as pessoas acostumadas com o esporte.
Leonardo Augusto Villano Júnior, atleta do Judô Clube Divinópolis, foi uma dessas boas surpresas que a competição nos trouxe. Léo Jr., assim chamado pelos companheiros de tatami, sagrou-se Campeão Panamericano e de quebra, também arrastou o Íbero-Americano.
Leonardo Jr (no alto do pódium), demais medalhistas,
Paulo Dubois - Presidente LNJ (esq.) e Jaime Casanova - Presidente UPJ (dir.)
Leonardo Jr. ainda foi eleito o atleta destaque da competição. Este reconhecimento se deu pelo fato do atleta haver vencido todos os seus combates por Ippon, além da técnica apurada e respeito aos adversários.
Paulo Dubois (Presidente LNJ), Leonardo Jr. (Troféu Destaque Panamericano)
e Jaime Casanova (Presidente UPJ)
Em entrevista ao JUDÔ BRASIL EM AÇÃO, o pai do atleta, que também é judoca, disse que "a determinação e gana de vitória do Léo é exemplo de superação desde o nascimento. Na hora do treino não tem relaxamento. Regime militar do pai para que a perfeição chegue ao mais alto do pódio. Orgulho dos pais e da irmã!"
O Campeonato teve a organização da Liga Mineira de Judô (LMJ), Liga Nacional de Judô (LNJ) e Judô Clube Divinópolis com chancela da União Panamericana de Judô (UPJ).