O momento mais importante no processo de preparação de atletas é a fase inicial na modalidade, pois é nessa fase que a criança e/ou o adolescente passam a adquirir gosto pela prática e desenvolve as aptidões físicas que serão a base para seu desenvolvimento no esporte. Muitos pesquisadores estudam esse momento e os aspectos que contribuem para a continuidade do jovem na modalidade esportiva, muitas vezes definida pelos pais ou por outros fatores como a mídia, escola, clubes, amigos, etc.
O primeiro estudo sobre detecção e promoção de talentos em nossa modalidade buscou catalogar as principais características fisiológicas, psicológicas, biomecânicas e motoras para o alto desempenho no Judô, servindo de certa maneira como um referencial para a identificação de indivíduos com potencial para o alto nível de desempenho (FRANCHINI, 1997). Vencedor do I Prêmio INDESP de Literatura Esportiva o livro – Bases para a detecção de talentos na modalidade Judô – buscou subsidiar os técnicos, preparadores físicos e profissionais envolvidos na modalidade, preenchendo uma lacuna na literatura brasileira.
Outro estudo de relevante importância é a tese de doutorado de MASSA (2006), que trata do Desenvolvimento de judocas brasileiros talentosos, na qual o autor buscou analisar o desenvolvimento de judocas olímpicos brasileiros e os modelos de desenvolvimento de talentos descritos na literatura. Segundo o autor, os discursos dos atletas indicaram que a trajetória de desenvolvimento destes não se aproximava dos modelos de desenvolvimento de talentos descritos na literatura. Por outro lado, o estudo também revelou, conforme descrito na literatura, que os fatores psicossociais como apoio da família, prazer pela prática e determinação dos atletas, teve importante influência decisiva no desenvolvimento de judocas brasileiros talentosos.
No entanto, o autor aponta claramente a ausência de programas governamentais de desenvolvimento esportivo, ou seja, no Brasil ainda falta uma política eficaz para formação do atleta de alto rendimento apesar das várias ações governamentais realizadas pelo Ministério do Esporte e outros órgãos.
Os centros de estudos e pesquisas, como a rede CENESP, por exemplo, têm papel fundamental nesse contexto. São eles, juntamente com os centros formadores de atletas que poderão, a partir da produção de estudos e pesquisas aplicadas, apontar caminhos para o desenvolvimento do Esporte Nacional, pois, como afirma PLATONOV (2008), para o aperfeiçoamento do sistema de preparação, deve-se, buscar possibilidades de desenvolvimento, fortalecer a base material e técnica do desporto olímpico, aumentar as fontes de financiamento e estimular os desportistas tanto moral quanto materialmente.
Para finalizar, gostaria de citar mais um trabalho que considero de grande relevância e motivação para o estudo do Sistema de Preparação de Atletas: trata-se de outra tese de doutorado defendida pelo ex-atleta e duas vezes medalhista olímpico Nelson Prudêncio, na qual o autor propõe a implantação de um modelo de detecção e promoção de talentos integrados com a Política Nacional de Esportes e Secretaria de Esportes do Estado, por intermédio da instituição de uma rede de núcleos esportivos, que configure um programa de atuação em longo prazo, para jovens que apresentem potencial para o alto rendimento na prova do salto triplo.
Referência Bibliográfica
FRANCHINI, E. Bases para detecção e promoção de talentos na modalidade de judô. In: I prêmio INDESP de literatura esportiva. V. 1, Brasília: Instituto Nacional de Desenvolvimento de Desporto, p. 15-104, 1997.
MASSA, M. Desenvolvimento de judocas brasileiros talentosos. Tese (Doutorado) – Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. 212 p..POR: MARCOS LOPES
FONTE: BOLETIM OSOTAGARI
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