Rede Bom Dia -
Cristina Camargo
Carregado de títulos, o professor Marinho Estevesrealiza no Sesi - Bauru o sonho de treinar atletas com a estrutura necessária
Cristiano Zanardi/Agência BOM DIA
Marinho (à frente) luta com Davi, um dos atletas que treina de olho nas Olimpíadas: trajetória de campeão e estilo exigente com os alunos
Para mostrar tudo o que sabe e, ao mesmo tempo, posar para as fotos desta matéria, o professor e técnico de judô Marinho Esteves Moreira Júnior, 34 anos, escolheu como parceiro um menino que fez precocemente uma escolha corajosa.
Marinho está na cidade há dois anos para preparar os atletas. Tem na ponta da língua os resultados já conquistados: uma atleta na seleção juvenil de judô, um campeão brasileiro regional, dois vices-campeonatos regionais, o campeonato paulista, vencido por Davi, além de duas medalhas de prata e cinco de bronze, na mesma disputa estadual.
Mesmo assim, concluiu a faculdade como o melhor aluno e saiu do Tiro de Guerra como um dos dez melhores atiradores.
As disputas olímpicas almejadas para os meninos e meninas que treina foi também seu sonho. Marinho chegou a ficar entre os selecionados e competiu bastante pela seleção brasileira. Foi campeão mundial, conquistou medalhas de ouro em Pan-americanos e no Sul-Americano, além de vários títulos regionais e brasileiros.
Participou de estágios técnicos no Japão, Alemanha, Estados Unidos e França. Só na Universidade de Tenri, no Japão, passou dois meses.
Uma experiência que serve para ele garantir: a vivência fora do país é importante para o desenvolvimento de um atleta.
Trabalho /Aos 25 anos, no entanto, depois de ter passado um período no Clube Pinheiros e ter feito pós-graduação em São Paulo, resolveu que era hora de trabalhar como professor.
Ficou sete anos como diretor esportivo da prefeitura de Guararapes, sua cidade natal. O projeto de judô implantado por ele chegou a ter 400 alunos e um ginásio próprio.
“Fizemos seis campeões paulistas”, recorda.
Agora, no Sesi, diz viver um antigo sonho: o treinamento de atletas com toda a estrutura necessária. E um grupo de jovens que promete muito sucesso. “Sabem o que querem”, diz.
Eles treinam diariamente, durante cerca de quatro horas. Marinho é um professor exigente, como aprendeu com seus mestres.
“Precisa ser bom em tudo, não apenas no esporte”, costuma dizer às crianças e aos adolescentes. Isso inclui boas notas na escola e bom comportamento dentro de casa. “Cobro, mas tenho uma relação aberta com eles”, completa.
A volta às competições, agora como master, está nos planos de Marinho. A mulher e a filha dele, de 8 anos, inclusive, cobram o retorno. Sabem como é feliz no tatame.
Quem é e o que faz:
Nome: Marinho Esteves Moreira Júnior
Idade: 34 anos
Conquistas como atleta: duas vezes campeão mundial meio leve, uma vez campeão mundial absoluto, três vezes campeão mundial por equipe, cinco medalhas de ouro em Pan-americanos, três medalhas de ouro em Sul-americanos, cinco títulos brasileiros, cinco títulos brasileiro por equipes, cinco títulos paulista, dez vezes campeão dos Jogos Regionais e uma vez dos Abertos
Alunos: 36, no alto rendimento
Nenhum comentário:
Postar um comentário