quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Sem apoio, professores judocas se sacrificam para praticar e ensinar o esporte

São nove judocas pernambucanos que se dividem em afazeres pessoais e alunos pra treinar; mal sobra tempo para que eles mesmos pratiquem


Reprodução / TV Globo
Foto: Reprodução / TV Globo


A Seleção Pernambucana de Judô Master não para de crescer. A turma, ligada aos tatames desde cedo, trabalha para que cresçam, também, as conquistas. A equipe começou com apenas um atleta. Hoje já são nove no grupo.

Sérgio Nagai participava sozinho das competições da categoria Master desde 2004. Mas, em novembro passado, quando disputou o Brasileiro, teve a companhia de outros cinco atletas.

“Não tinha ninguém na torcida. Hoje em dia, a gente vai com um grupo, um torcendo, um ajudando o outro”, conta o judoca.

Dar aulas de judô todos os dias é a rotina do professor Marcílio Moraes (foto). As técnicas que adquiriu numa vida dedicada ao esporte, ele emprega agora para formar novos atletas.

“A gente acorda cinco horas da manhã pra fazer musculação, depois pega no trabalho pesado e depois tem o judô à noite”, diz Marcílio.

Cada um com afazeres e alunos pra treinar. Mal sobra tempo para que eles mesmos pratiquem. “A família já tá um pouco acostumada com essa ausência nossa em casa, né?”, conta Nagai.

O sacrifício já rendeu os primeiros resultados. Em novembro, Sérgio foi campeão brasileiro, em São Paulo. Marcílio Moraes e Wagner Andrade voltaram com medalhas de bronze. 

Além dos resultados individuais, a equipe somou pontos suficientes para conquistar também o terceiro lugar no geral. O que garantiu ao estado de Pernambuco uma participação no Sulamericano e no Panamericano deste ano. 

Em maio deste ano tem o Mundial do Egito e os judocas querem participar. Mas ainda falta um detalhe: “A única coisa que atrapalha a gente é o patrocínio, que a gente não tem ainda”.

Tudo é na base do sacrifício, mas eles seguem em frente. Com o desejo de aumentar a equipe e ir cada vez mais longe. 

“Passa a fase do infantil, juvenil, sênior e a turma pensa que o judô acabou. Mas não acabou e ali tem uma fase a partir de 30 no pré-master, que a gente tem condições, e a gente aqui em Pernambuco tem condições de ser a melhor equipe do Brasil do judô”, diz o judoca Marcílio Moraes.

Brasil embarca para o Grand Slam de Paris



O Brasil embarca na noite desta quarta-feira (2) para a França, onde disputa no fim de semana o Grand Slam de Paris, primeiro evento desta categoria na temporada e que conta pontos para o ranking mundial e olímpico da modalidade. O Brasil será representado em Paris por Sarah Menezes (48kg), Erika Miranda (52kg), Mayra Aguiar (78kg), Leandro Cunha (66kg), Tiago Camilo (81kg), Luciano Corrêa (100kg) e Daniel Hernandes (+100kg).

A medalha de ouro no Grand Slam de Paris vale 300 pontos na lista, enquanto a prata 180 e o bronze 120. A janela de classificação para as Olimpíadas de Londres vai até 30 de abril de 2012. Atualmente o Brasil possui 18 judocas dentro do critério de classificação estabelecido pela Federação Internacional de Judô. Disputam os Jogos as 14 mulheres e os 22 homens mais bem colocados no ranking. 

Segundo a programação oficial do evento, no sábado lutam os judocas das categorias 48kg, 52kg, 57kg, 63kg, 60kg, 66kg e 73kg. No domingo, competem 70kg, 78kg, +78kg, 81kg, 90kg, 100kg e +100kg.

"Vamos com uma equipe menor, mas com atletas que têm conquistado resultados importantes e que estarão brigando por pontos no ranking em Paris. Após o Campeonato Mundial, o Grand Slam é um evento chave no nosso planejamento para as Olimpíadas de Londres 2012", diz o coordenador técnico Internacional da Confederação Brasileira de Judô, Ney Wilson.

Campeã mundial Sub 20, vice-campeã mundial sênior e eleita pelo Comitê Olímpico Brasileiro como a melhor atleta do ano no judô, Mayra Aguiar sabe que terá um grande desafio em Paris. 

"O Grand Slam de Paris é um dos eventos mais difíceis da temporada. Na minha categoria, especialmente, existem ótimas judocas, principalmente francesas", conta Mayra Aguiar. 

Para o meio-leve Leandro Cunha, competir em Paris é sempre especial.

"É o torneio mais charmoso da temporada e lutar em Paris é diferente. A torcida lota o ginásio e, mesmo já tendo competido algumas vezes, é sempre especial", diz Leandro Cunha, que em 2007 foi vice-campeão em Paris.

FONTE: NOTÍCIAS CBJ

Atletas do Judô Clube Divinópolis se preparam para Seletiva do Panamericano de Judô


Acontecerá nos dias 25 e 26 de março, em Divinópolis - MG, a Seletiva Nacional para a disputa do Campeonato Panamericano de Judô das classes Infanto-Juvenil (11 e 12 anos) e Pré-Juvenil (13 e 14 anos) pela União Panamericana de Judô (UPJ).

Os classificados garantirão o direito de participar do Campeonato Panamericano que também acontecerá em Divinópolis dos dias 10 a 12 de junho.

O Judô Clube Divinópolis, clube com grande tradição na categoria, está treinando forte para que consiga enviar um bom número de atletas a competição.

Participam da seletiva nos dias 25 e 26/03, atletas como João Vítor Ferreira (Vice-Campeão Panamericano  2009 e 3º Hibero-americano 2009), Leonardo Augusto Villano Jr. (Vice-Campeão Brasileiro 2010), Iasmim Sousa Silqueira (Campeã Panamericana 2010), Mariany Moura Braga (Campeã Panamericana 2010), dentre outros atletas.

Os atletas estão sendo treinados pelo Kodansha Marçal Braga (7º Dan) e pelo Sensei Marçal Jr. (3º Dan) com treinamentos diários voltados para confirmar a cidade como celeiro de atletas na categoria.

POR: MARCELO VAZ

Diretor de arbitragem da Federação Pernambucana de Judô morre de câncer

O enterro de Jorge Titico da Silva será realizado no Cemitério de Casa Amarela na tarde desta quarta


Da Redação do pe360graus.com
O professor de judô Jorge Titico da Silva, de 52 anos, morreu na noite da última terça-feira (1º). Ele sofria de câncer e estava internado no Hospital Português, no Recife. O enterro ocorre no Cemitério de Casa Amarela às 16h desta quarta-feira (2).

Jorge Titico era diretor de arbitragem da Federação Pernambucana de Judô e árbitro internacional. Durante 25 anos, ele foi professor da equipe de judô da Universidade Católica de Pernambuco e conquistou o título de decacampeão pernambucano. Também se destacou por ser um dos poucos judocas a conseguir chegar ao 6º dan, um dos níveis mais altos na modalidade.

Intercâmbio Brasil-Canadá proporciona cultura e treinos de alto-nível

Esse intercâmbio visa dar oportunidades aos atletas Brasileiros e Canadenses de estarem melhorando suas técnicas de judô e ao mesmo tempo aprender uma nova língua, novos hábitos e uma nova cultura.
Intercâmbio
Judô-Escola: É um projeto particular que dá oportunidade ao atleta de estar estudando e treinando ao mesmo tempo. O diferencial é que o atleta será supervisionado pelo Prof. Sérgio Pessoa e poderá treinar no Centro Nacional de Judô do Canadá, em Montreal.

Intercâmbio Parcerias
Escola de Línguas A.L.I. e o Club de Judo Shidokan sob a supervisão do Prof. Sérgio Pessoa (técnico assistente da seleção canadense).

Programa
- Curso de inglês: 5 vezes por semana - total de 25 hs/semana.
- Judô: 5 vezes por semana - 2hs/dia.
- Duração: de 1 mês a 1 ano.
- Idade mínima: 17 anos
Para mais informações entrar em contato por e-mail com Sérgio Pessoa ou através dos telefones 1-514-7307838 / 1- 514 3215159 – Canadá


Não fique fora dessa !

APESAR DA CRISE O SOLUÇÃO MANTÉM SEUS OBJETIVOS EM FOCO



Apesar da grave crise causada pelas enchentes em Nova Friburgo, o Projeto Solução manteve suas atividades. Preferindo não atuar na cidade, pelo clima triste em que se passa, os atletas envolvidos com a Seletiva Nacional que será realizada em Brasília , nos dias 5 e 6 de fevereiro foram para o Rio de Janeiro treinar entre os dias 17 e 22 de janeiro. A seletiva vale vaga para participar de 3 treinamentos e competições  internacionais na Europa, onde se classificam os primeiros colocados em suas respectivas categorias. Os classificados como vice campeão, terceiro e quarto colocado estarão classificados para a etapa final da seletiva que selecionará a equipe que representará o País no Mundial e no Pan americano. Do Projeto Solução participarão Gustavo Amaral e Emanuelle Pereira Oliveira, no juvenil, e Augusto Neves Rosa, Ana Clara Moreira Pessoa, Marcus Paulo Lima Borda e Christina Queiroz Amaral Duarte, no Junior.  Os treinamentos no Rio de Janeiro foram realizados com o apoio do Instituto Reação, na academia Body Planet, em Jacarepaguá, e com a equipe da Castelo Branco, que funciona no Clube Vila da Feira, na Tijuca. A parte de preparação física foi realizada na Escola de Educação Física do Exército, na Urca.