segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Maior Aula do Mundo bem aceite em Paris

NUNO DELGADO APRESENTA PROJETO

Autor:  MARCO MARTINS. PARIS



O ex-olímpico Nuno Delgado, bronze em Sydney’2000, apresentou ontem em Paris o projeto da “Maior Aula de Judo do Mundo”, que vai decorrer em Lisboa a 11 de junho.

Um lançamento bem conseguido e que agradou aos espetadores franceses. Para Delgado, o pior já passou: “O meu objetivo era lançar o projeto e criar uma dinâmica. Claro que espero entre 5 e 10 mil pessoas no evento, mas o importante era dar corpo ao projeto. Apresentá-lo no Grand Slam foi muito especial. Quero agradecer às federações francesa, internacional e europeia, que me permitiram fazer a apresentação. Portugal ficou valorizado, ao mostrar que pode criar projetos inovadores. Agora vamos percorrer várias regiões e escolas em Portugal para atrair o máximo de pessoas”, concluiu o mestre.

Siga-nos no Facebook e no Twitter.

Sarah Menezes é bronze em Paris


Piauiense perde para japonesa nas semifinais do Grand Slam. Preocupada com a segurança, FIJ estuda cancelar competições no Egito e na Tunísia

Por GLOBOESPORTE.COMParis
Sarah Menezes faturou neste sábado sua quarta medalha seguida. Ela ficou com o bronze no Grand Slam de Paris depois de perder nas semifinais da categoria até 48kg para Haruna Asami. A japonesa levou o ouro, e a húngara Eva Csernoviczk ficou com a prata.
Foi o quarto pódio de Sarah nas últimas quatro competições: Mundial de Tóquio, Grand Slam de Tóquio e Masters de Baku. Em 2009, ela tinha ficado em nono em Paris.
Judô Sarah Menezes (Foto: AFP)Sarah Menezes (de branco) fica com o bronze em Paris (Foto: AFP)
- Foram quatro bronzes. Não me incomodo de continuar ficando em terceiro se a medalha de ouro estiver guardada para sair em Londres em 2012! Agora vou sair de férias para cuidar do meu corpo e descansar.
Sarah ainda se recupera de luxação no dedo mínimo da mão direita sofrida em dezembro, em Tóquio.
- Competi os dois últimos torneios sem estar no melhor da minha forma. Foi importante pois aprendi a treinar e lutar com dor, a suportar a adversidade, a me concentrar e ser mais tática. Com o dedo ainda sem fechar direito não conse guia segurar bem no quimono das minhas adversárias e enfrentando atletas como a Jossinet e Asami complica bastante.
FIJ estuda cancelar competições no Egito
Por conta das manifestações populares contra o governo, a Federação Internacional de Judô (FIJ) anunciou que estuda cancelar três eventos programados para o Egito e para Tunísia neste ano: a Copa do Mundo do Cairo, o Mundial de Veteranos e o Grand Prix de Tunis. O comitê executivo da entidade avaliará as condições de segurança nos países.

Tiago Camilo é prata, e Mayra Aguiar leva bronze no Grand Slam de Paris


Medalha faz judoca ultrapassar Hugo Pessanha no ranking olímpico da médio para Londres-2012. Brasil fecha a participação na França com três pódios


Por GLOBOESPORTE.COM
Paris
Tiago Camilo conquistou uma medalha de prata no Grand Slam de judô e, com isso, superou Hugo Pessanha e passou a ser o melhor brasileiro da categoria médio (90kg) no ranking rumo aos Jogos Olímpicos de Londres-2012. Além dele, o Brasil foi ao pódio neste domingo com Mayra Aguiar, bronze na meio pesado (até 78kg). No sábado, Sarah Menezes tinha abocanhado um bronze.

O Grand Slam de Paris é um dos 26 campeonatos de judô contam pontos para Londres-2012, onde cada país terá apenas um representante por categoria. Camilo assegurou 240 pontos no ranking olímpico.

Judô Tiago Camilo prata Grand Slam de Paris (Foto: Reuters)Daiki Nishiyama dá um golpe em Tiago Camilo durante a final do Grand Slam de Paris (Foto: Reuters)
Tiago Camilo venceu todas as suas lutas por ippon: contra o austríaco Max Schirnhofer, o ucraniano Valentyn Grekov, o georgiano Varlam Liparteliani e o francês Romain Buffet. Na final, foi supreendido pelo japonês Daiki Nishiyam, por ippon.
- A final foi equilibrada e, faltando um minuto, tentei arriscar e entrar um ouchigari. Acabei sofrendo um contragolpe. Judô é assim, é preciso tomar decisões rápidas. Fiz isso durante toda a competição, sempre buscando o ippon, o que mais sei e gosto de fazer. Vou avaliar a melhor estratégia de participação nas próximas competições. Estou subindo no ranking. Mas isso é consequecia dos meus treinos e lutas. Sei que competindo feliz e solto vou chegar onde quero. Voltei a lutar com a alegria de antes e os ippons estão saindo.
Mayra caiu nas semifinais, diante da francesa Audrey Tcheumeo. Luciano Correa foi derrotado nas quartas pelo holandês Henk Groll, vice-campeão mundial e bronze olímpico. Daniel Hernandez foi nono na pesado.

Categorias de base do Estado conquistam oito vagas em seletivas nacionais


Atletas das categorias de base do judô gaúcho estiveram em ação nesse final de semana, em Taguatinga, na seletiva nacional sub-17 e sub-20. De lá, retornaram com oito vagas – cinco no sub-17 e três no sub-20 – sendo que seis delas já significam a participação em treinamentos de campo nacionais e internacionais, além do passaporte carimbado para lutar em torneios na Europa.
No primeiro dia de disputas em Taguatinga, Carolynne Hernandes, Alexia Castilhos, Manoela Braga, Brener Marcon e Giovani Góes garantiram seus lugares na equipe sub-17. Já no domingo, foi a vez de José Lucas Clossi confirmou presença no sub-20. Paula Leboutte e Afonso Baldigem, ambos do sub-20,  terminaram em terceiro em seus respectivos pesos. Com isso, estão pré-classificados para as seletivas de competições internacionais.
“Cada luta foi uma batalha. Não teve moleza para ninguém e, quanto mais o atleta avançava na competição, mais difícil ficava, pois somente a elite do judô nacional chegou nas fases finais. Graças a Deus, chegamos juntos”, comemorou o coordenador de equipes da Federação Gaúcha de Judô, e técnico da Kiai de Canoas, Douglas Potrich.
Sua equipe classificou quatro judocas – Brener, Giovani, Paula e José Lucas. “Iniciamos nossa preparação em 3 de janeiro. Todos abriram mão de suas férias e nesse momento vemos que valeu a pena.”
Para o presidente da FGJ, Carlos Eurico da Luz Pereira, o resultado refletiu o esforço de professores e atletas. “Apoiamos os judocas e clubes do nosso Estado, pois temos esse esforço como recompensa. A FGJ organizou treinamentos em pleno mês de janeiro e contou com a dedicação de todos os envolvidos”, ressaltou. “Nosso objetivo é de manter um alto nível em todas as categorias.”
MAYRA DESEMBARCA HOJE NO BRASIL – Mayra Aguiar começou 2011 com o mesmo alto nível que terminou 2010. No domingo, ela conquistou a medalha de bronze no Grand Slam de Paris – uma das quatro competições mais importantes do mundo. O resultado a confirma entre as dez melhores judocas do planeta no peso meio pesado.
Depois de mais um triunfo, a gaúcha desembarca no Brasil nesta segunda-feira, juntamente com os integrantes da equipe nacional que lutaram na França. Ainda nesta semana, ela retoma os treinamentos na Sogipa. 

Mais informações sobre as seletivas e a conquista de Mayra Aguiar no sitewww.judors.com.br 

-- 

Tiago Medina
Assessoria de Imprensa - FGJ