segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Realizada 1ª fase do Seminário Técnico e de Arbitragem de Judô



Neste sábado no auditório da Academia Integrada de Formação e Apefeiçoamento - AIFA, com a presença de faixas pretas e demais judocas houve uma clínica de arbitragem, Palestra sobre nutrição de atletas de Judô e História e Filosofia do Judô.


No próximo final de semana mais temas serão abordados:



HORA

DIA 19 de fevereiro de 2011 (SÁBADO)


16:00h ás 18:00h
RECOMENDAÇÕES DAS NOVAS REGRAS-1
TREINAMENTO DESPORTIVO
ORGANIZAÇÃO DE EVENTOS
RELACIONAMENTO COM A IMPRENSA

HORA

DIA 20 de fevereiro de 2011 (DOMINGO)


08:30h ás 09:40h
TREINAMENTO FUNCIONAL
CAPACITAÇÃO DE PROFESSORES
A Preparação Física no Judô

09:40h ás 10:00h

COFFEE BREAK


10:00h ás 12:00h
Sistema de Preparação de Atletas

AVALIAÇÕES, RECOMENDAÇÕES DAS NOVAS REGRAS-2



Comfimado também para sabado a palestra sobre Nutrição desportiva com a Nutricionista Maria Luiza Rodrigues Gomes.

No Domingo (13) a mais nova academia de Judô do estado ( ACADEMIA DE JUDÔ EVERALDO MORAES - Av. Laudelino Araújo Correia, 1304 Congós) Festejou a promoção de faixas de seus alunos.








Por Antonio Jovenildo Viana


Presidente - FAJ
(96) 8112-9858/9125-6657/9903-0250



Caju supera concorrência internacional e vence Copa Tramandaí



A Caju começou 2011 com o pé direito. Repetindo o resultado do ano passado, a equipe de Canoas venceu a Copa Tramandaí, realizada no último sábado. O torneio foi o primeiro oficial organizado pela Federação Gaúcha de Judô na atual temporada. A Assonaju, em segundo, e a Bilhar, em terceiro, fecharam o pódio da competição, que reuniu mais de 400 atletas.
A vitória fez com que a Caju somasse 179 pontos no ranking estadual. Eles foram conquistados por meio de nove medalhas de ouro, 12 de prata e outras 12 de bronze. A Assonaju teve seis atletas campeões, dois a menos que a Bilhar, que fez menos segundos e terceiros colocados que o vice-campeão. Physio e Sogipa terminaram na quarta e na quinta posições, respectivamente.
“Tivemos uma grande festa do judô, com atletas mostrando que estão com ânimo renovado para a temporada que começa aqui”, afirma o presidente da FGJ, Carlos Eurico da Luz Pereira. Ele destacou, também, o intercâmbio realizado no evento, que contou com a participação de integrantes da seleção equatoriana: “Elevou o nível técnico da Copa Tramandaí. A equipe do Equador está aqui para se preparar para o Pan-Americano”, destaca.
O grupo de nove judocas equatorianos fica em Porto Alegre até o próximo dia 28 realizando treinamentos com judocas gaúchos. No Litoral Norte, eles conquistaram três medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze. Os resultados completos – individual e por equipes – da Copa Tramandaí estarão disponíveis no site da Federação Gaúcha de Judô (www.judors.com.br). 

-- 
Por Tiago Medina
Assessoria de Imprensa – FGJ

Sonhos pelo judô

Por Cibelle Brito






Desenvolvimento humano e inclusão social por meio do judô. Esta é a síntese do Instituto Reação, organização criada em 2003 pelo judoca e medalhista Flávio Canto, que atua em três comunidades cariocas (Rocinha, Cidade de Deus e Tubiacanga). No espaço da Ilha, percebese que o lema adotado pela ONG, representado pela frase “o homem é do tamanho do seu sonho”, de Fernando Pessoa, faz jus ao espírito com que os envolvidos encaram seu trabalho.
O Reação atua na comunidade desde 2006, sendo o polo mais novo da organização. Desde o início, o professor Carlos Lapa, conhecido como Lapinha, ministra aulas para cerca de cem jovens e crianças:
— Já trabalhei em outras comunidades, mas aqui é bastante diferente, um ambiente mais tranquilo, praticamente um interior dentro da cidade. A carência deles é de atividades culturais, como cinema e teatro.
Assista o depoimento do professor Lapinha sobre seu trabalho no Reação de Tubiacanga.
Leia a matéria na íntegra na edição deste domingo do Caderno Ilha.
Siga o Bairros.com no Twitter: @Bairrospontocom.

#IPPONNELES

Brasil leva cinco medalhas nas Copas do Mundo. Luciano luxa clavícula


O fim de semana foi de muitas medalhas para o judô brasileiro na Europa. Nas duas etapas do Circuito Mundial disputadas nesse final de semana (Copa do Mundo de Oberwart/AUT, para as mulheres, e Copa do Mundo de Budapeste/HUN, para os homens) o Brasil conquistou cinco medalhas: ouro com Rafael Silva no peso pesado, prata com Erika Miranda (52kg), Ketleyn Quadros (57kg) e Maria Portela (70kg), e bronze para Felipe Kitadai (60kg). Taciana Lima (48kg), Breno Alves (60kg), Marcelo Contini (73kg) e Luciano Correa (100kg) terminaram em quinto lugar. Ambas as Copas do Mundo valem pontos para o ranking mundial e olímpico.  O ouro vale 100 pontos, prata 60 pontos, bronze 40 pontos e quinto lugar 20 pontos. Alex Pombo (66kg) e Maria Sullen Altheman (+78kg), em sétimo, marcaram 16 pontos.

“Pense numa pessoa feliz. Sou eu hoje. Lutei bem melhor nessa Copa do Mundo, mas ainda tem coisa pela frente”, disse a peso médio Maria Portela, que venceu a campeã mundial de 2009, Yuri Alvear (COL) na semifinal e só parou na final diante da coreana Ye-Sul Hwang, bronze no Masters 2010/11 e terceira do ranking mundial.

Outra boa surpresa em tatames austríacos foi a medalhista olímpica Ketleyn Quadros. Bronze em Pequim 2008, a judoca brasiliense voltou ao pódio internacional depois de uma temporada sem grandes resultados.

“Ketleyn lutou muitíssimo bem e estou muito satisfeita”, comentou a treinadora Rosicleia Campos. “Todas as atletas estão de parabéns. Essas medalhas representam a força do judô feminino”, completou.

No masculino, Rafael Silva conquistou o primeiro ouro para o Brasil em 2011. Depois da prata de Tiago Camilo (90kg) e dos bronzes de Sarah Menezes (48kg) e Mayra Aguiar (78kg) no Grand Slam de Paris, na última semana, além das demais medalhas deste final de semana em Budapeste e Oberwart, o peso pesado, enfim, fez o hino nacional brasileiro tocar na Europa neste começo de temporada. Na véspera, o ligeiro Felipe Kitadai já havia sido bronze.

“Estou muito feliz não só pela medalha, mas também por ver um grande amigo, o Marcelo Contini, dar a volta por cima depois de uma lesão séria. Ele me ensinou o que é superação”, afirmou Kitadai.

Luciano Correa, que vinha fazendo bela campanha na competição, sofreu uma luxação na clavícula esquerda na semifinal contra o  campeão olímpico de Pequim 2008, Tuvshinbayar Naidan (MGL), e não voltou para a disputa do bronze contra o camaronês Franck Moussima.

“Ainda não sei o tempo que levarei para retomar os treinamentos. Vou ser avaliado no Brasil pelo Dr. Breno Schor, da CBJ, para saber a gravidade da lesão”, disse Luciano. “Cheguei a jogar o mongol de ippon. O árbitro central deu, mas os laterais tiraram e deram wazari”, lamentou o meio-pesado.

A equipe segue em treinamento na Áustria e na Hungria até o fim da semana. Nos dias 19 e 20, o Brasil disputa o Grand Prix de Dusseldorf, a próxima etapa do ranking mundial.

FONTE: NOTÍCIAS CBJ