sábado, 3 de dezembro de 2011

Brasil conquista seu primeiro ouro em Londres

Por Assessoria de Imprensa CBJ



imagemO Brasil já deixou sua marca no ExCel, ginásio onde será realizada a competição de judô durante os Jogos Olímpicos

 de Londres 2012. Em uma “prévia” do terceiro dia do Programa Olímpico, o Evento Teste reuniu, neste sábado, os judocas da categoria leve (57kg feminino e 73kg masculino). E já teve Hino Nacional Brasileiro: Bruno Mendonça foi o campeão e Ketleyn Quadros terminou em quinto lugar. No domingo lutam os médios Maria Portela (70kg) e Hugo Pessanha (90kg), duas categorias programadas para o quinto dia do judô nas Olimpíadas de 2012. A competição começa 9:30 (7:30 de Brasília), com bloco final a partir de 14:00 (12:00 de Brasília).

“Muito bom ter sentido o prazer de receber a medalha e ouvir o Hino no alto do pódio em Londres, a casa dos próximos Jogos Olímpicos”, diz Bruno Mendonça, 15o colocado no ranking mundial, que classifica os 22 melhores atletas para as Olimpíadas do próximo ano. “Me senti bem na competição, seguro do meu judô. Consegui impor o meu ritmo e soltar uma boa variedades de golpes para superar adversários duros como o russo na semi e o turco na final”, resumiu Bruno, que venceu quatro de suas cinco lutas por ippon, a pontuação máxima.

Com a estrutura de tatames, protocolo, placares, aquecimento e imprensa nos padrões olímpicos, o Evento Teste apresentou algumas mudanças em relação ao que vem sendo utilizado nas competições do Circuito Mundial, como o posicionamento lateral dos monitores de placar, o afastamento das cadeiras de arbitragem da beira da área de combate e as finais em horário fixo. Participam da competição 89 atletas de 23 países (52 homens e 37 mulheres). Ao fim da competição, os judocas e delegações receberão questionários para deixar suas impressões acerca do evento e ajudar na organização. No ano que vem, o espaço destinado ao judô no Centro de Convenções ExCel terá capacidade para 10 mil espectadores.

“Mais importante do que os resultados em si, nosso objetivo nesse Evento Teste foi dar experiência a alguns atletas que nunca viveram o ambiente olímpico, bem como observar cada passo, cada detalhe que encontraremos durante os Jogos. São eles que farão a diferença na hora de disputar uma medalha. Não queremos surpresas”, avalia o coordenador técnico da Confederação Brasileira de Judô, Ney Wilson. “Mas é claro que o ouro do Bruno foi excelente também. Um bom resultado como esse sempre motiva o atleta e dá segurança. Ele ainda tem competições importantes nessa temporada e sai motivado para buscar pontos para garantir sua classificação olímpica”, completa o cooredenador, referindo-se ao Grand Slam de Tóquio/JPN e ao Grand Prix de Quingdao/CHN, nos dois próximos finais de semana.

Resultados:
73kg
Ouro: Bruno Mendonça (BRA)
Prata: Hasan Vanlioglu (TUR)
Bronze: David Dubsky (CZE) e Gesualdo Scollo (ITA)

Campanha Bruno Mendonça:
Vitória por ippon sobre Thibault Dracius (FRA)
Vitória por ippon sobre Alex Paske (GBR)
Vitória por ippon sobre Eetu Laamanen (FIN)
Semifinal: vitória por wazari (3shido) sobre Sergey Badriashvili (RUS)
Final: Vitória por ippon sobre Hasan Vanlioglu

57kg
Ouro: Shirley Elliot (FRA)
Prata: Nozomi Hirai (JPN)
Bronze: Sophie Cox (GBR) e Nora Gjakova (KOS)

Campanha Ketleyn Quadros (5o lugar):
Vitória por ippon sobre Eva Elebach (SUI)
Vitória por ippon sobre Sophie Cox (GBR)
Semifinal: derrota por ippon para Shirley Elliot (FRA)
Disputa do Bronze: derrota por wazari (3shido) para Nora Gjakova (KOS)