quinta-feira, 10 de março de 2011

Base: informações e recomendações para o Circuito Europeu

Por Notícias CBJ

A Comissão Técnica das categorias de base da Confederação segue com os preparativos para a primeira fase de treinos e competições na Europa. 

Seguem novas informações e recomendações aos convocados:

ÚLTIMAS INFORMAÇÕES – ESTÁGIO INTERNACIONAL 1ª FASE

•    Todas as passagens domésticas para os atletas residentes fora do estado de SP já foram enviadas;
•    Todos os integrantes da delegação brasileira residentes fora do estado de SP chegarão no aeroporto internacional de Guarulhos;
•    O transfer será realizado pelo ônibus oficial da CBJ e partirá do aeroporto de Guarulhos às 14h00.
o    Os residentes no estado de SP podem fazer uso do transfer para a cidade de Atibaia, basta nos comunicar, via email ou telefone e apresentar-se no setor de desembarque doméstico do aeroporto de Guarulhos até as 13h00;
o    Outra opção, para os residentes no estado de SP, é se apresentar até as 14h30 em Atibaia. Segue o endereço:
    Clube de Campo Atibaia SINPROVESP
    Estrada Quainazes nº 215, Jd Estância, Atibaia/SP
o    Os primeiros atletas e membros da comissão técnica chegarão a partir das 9h00. Não saiam do aeroporto!
o    O ponto de encontro de todos será o setor de desembarque nacional do aeroporto de Guarulhos;
o    O almoço no dia 13 será realizado em Atibaia as 15h00. Sugerimos que os atletas que estarão viajando desde cedo se programem financeiramente para um possível lanche até o horário do almoço em Atibaia. 
•    Todos os atletas serão pesados tão logo cheguem em Atibaia. Como dito em comunicados anteriores, o limite de peso permitido é de 3% acima do limite de sua categoria de peso. Os atletas que estiverem acima desse limite estarão automaticamente desligados da delegação;
•    Sugerimos que levem de 3 a 4 kimonos, sendo dois de competição, obrigatoriamente regulamentados pela FIJ;
•    O limite de bagagem Internacional são 2 volumes de 32kg cada. Não nos responsabilizamos por possíveis cobranças de excessos de bagagem. Estamos entrando em contato com as empresas nacional para, na medida do possível facilitarem o excesso de bagagem nacional.
•    Certifiquem-se que estão de posse de todos os documentos pessoais. Os menores de idade que retiraram apenas uma via de autorização por autenticidade (firma reconhecida dos pais ou responsável legal) sugerimos uma cópia autenticada;

RECOMENDAÇÕES

•    Uniforme – 
Estamos viajando com um grupo bastante grande de pessoas. Principalmente no início da viagem é fundamental a utilização do uniforme que será disponibilizado pela CBJ. Ele será a garantia do grupo se manter sempre junto, facilitando a identificação dos atletas pelos líderes da delegação.
•    Comportamento em público – 
Tentar ser o mais discreto possível, evitando-se gargalhadas altas e gritos, principalmente em lugares públicos fechados.
•    Comportamento durante os vôos – 
Na imensa maioria das vezes os passageiros viajam à trabalho, querem um vôo tranqüilo onde possam descansar e dormir para iniciar o trabalho assim que cheguem ao destino. Vamos respeitar os demais passageiros sem gritos, muita movimentação, evitando atrapalhar a tripulação na execução de suas funções.
•    Atitude nos aeroportos – 
Um grupo grande chama bastante a atenção. Vamos evitar bloquear os acessos com malas ou com grupos de atletas amontoados.
•    Procedimentos de check-in / check-out nos hotéis - 
Qualquer consumo extra, tipo: lavagem de roupa, frigobar, telefone, internet (se não for gratuito), será cobrado diretamente do atleta. Não temos previsão para estas despesas. Antes do Check-out (saída do hotel) as despesas deverão ser pagas  e o comprovante de pagamento deve estar de posse dos atletas.
•    Atitude nos refeitórios - 
Muitos atletas estarão tomando café, almoçando e jantando ao mesmo tempo. Normalmente utiliza-se um sistema de self-service para a comida propriamente dita e bandejas com frutas, verduras, legumes e bebidas para que se sirvam a vontade. Evitar “comer com os olhos”, colocando mais comida do que efetivamente vai comer e, principalmente, ao final, pegar seu prato sujo, despejar os restos em local próprio e empilhá-lo no local indicado pelas pessoas que estão servindo.
•    Pesagem na apresentação – 
A CBJ exige, quando da apresentação dos atletas, a observância do peso da categoria que pertencer com uma tolerância de 3% do limite. Qualquer peso acima do estabelecido implicará no desligamento do judoca com excesso de peso.
•    Treinamentos diários – 
Os judocas estarão sendo avaliados diariamente. Sua atitude e empenho nos treinamentos serão constantemente observados pelos técnicos e dirigentes. Lembrem-se que muitos gostariam de estar tendo a oportunidade que vocês estão tendo de representar o Brasil em tão importantes eventos internacionais. Treinar com empenho, dedicação e muita vontade.
•    Recuperação, Fisioterapia, seguro médico e medicação – 
Estarão conosco três profissionais fisioterapeutas que serão responsáveis por todos os tratamentos que se fizerem necessários durante os treinamentos e as competições. A eles também deverão ser reportados qualquer da necessidade de ingestão de remédios prescritos ou não por profissionais médicos. Atenção, não são massagistas, são fisioterapeutas. Estamos segurados para atendimento emergencial durante toda a viagem.
•    Higiene pessoal – 
Torna-se fundamental para o bem estar do grupo que cada um dos seus integrantes cuide, de forma esmerada, da sua higiene pessoal. 
•    Limpeza dos judoguis - 
Mesmo com muitas sessões de treinamentos e competições, os judoguis devem, na medida do possível, estar limpos. Viabilizaremos locais para lavagem dos mesmos. Para tanto, deve-se reservar alguns euros para tal ação.
•    Apetrechos pessoais – 
Cada um deve cuidar das suas coisas. Sempre existe o risco de furto. Cuidem de suas coisa e, se possível das do seus colega.
•    Uso do celular e Internet – 
O uso do celular no Brasil (durante o treinamento) será permitido apenas nas horas vagas. No exterior, é extremamente caro a utilização deste equipamento. A forma mais simples de comunicação é através de MSM ou Skype, ambos gratuitos e facilmente habilitados aqui no Brasil. 
•    Compras de supermercado – 
Sempre que possível serão permitidas idas a supermercados para compras (Água, isotônicos, sucos, esparadrapos, etc..). Os atletas serão sempre acompanhados por um dos integrantes da delegação que ficará responsável pelos mesmos.
•    Passeios e lazer – 
Sempre que possível vamos incentivar a ida para passeios, visitas a pontos turísticos e locais de diversão. Os atletas serão convidados e seguirão para tais locais com membros da delegação que ficarão responsáveis pelos mesmos. Para tanto, uma quantia em euro deverá ser reservada para transporte (metro ou ônibus) e pequenos lanches. Haverá a possibilidade de permanecer nos locais de alojamento caso não queira participar dos passeios, sempre com alguém responsável pelos que ficarem.
•    Proteção para as baixas temperaturas – roupas - 
As temperaturas estarão entre -2° e 14°. Há necessidade de que se tenha roupa para inverso (goros, cachecóis, luvas, meias grossas).
•    Doenças, dores e mal estar – 
Qualquer sintoma de doenças, dores e mal estar devem ser comunicados imediatamente aos fisioterapeutas para observação e, caso necessário, providenciar atendimento e medicação. Nunca automedicar-se.
•    Transporte das bagagens – ônibus e aviões – 
Nos embarques e desembarques, assim como nos check-ins/ outs, não basta cuidar da sua bagagem. Todos deverão ajudar para que o procedimento seja rápido e que ninguém esqueça nenhuma bagagem. Todos são responsáveis por todas as bagagens.
•    Identificação das malas - 
Como muitas malas, bolsas e mochilas são idênticas, faz-se necessário colocar identificação (nome) em cada uma das suas malas. Em hipótese nenhuma despachar malas sem identificação.
•    Trocas de material esportivo - 
É comum a pratica de troca de camisas e outros materiais esportivos entre atletas. Não recomendamos este procedimento uma vez que, em outras convocações os atletas deverão trajar seus uniformes, não havendo previsão de nova distribuição destes materiais.
•    Compra de judoguis – 
Aqueles que forem comprar judoguis das marcas oficiais, estaremos colaborando com esta compra (negociação). Para tanto, aproximadamente Є150,00 (cento e cinqüenta euros) por judogui. (Valor estimado).
•    Relacionamento com outras equipes e atletas – 
É extremamente salutar procurar manter um bom relacionamento com atletas integrantes de outras equipes. Tal contato poderá acontecer nos horários de folga e durante as refeições, evitando-se temas políticos e religiosos que poderão provocar desencontros.
•    Relatórios - 
Os atletas deverão produzir relatórios dos treinamentos e competições orientados por seus técnicos. 
•    Atenção para com os técnicos e dirigentes - 
Procurar estar, a todo o momento, atento para os comandos dos técnicos e dirigentes. Não conversar durante as preleções antes das saídas para treinamentos e competições, momentos onde todas as recomendações, avisos e procedimentos serão comunicados ao grupo.
•    Dúvidas e questionamentos – 
Quaisquer dúvidas ou questionamentos, acerca de qualquer assunto devem ser externados aos técnicos ou chefe de delegação. Tenham nestes, amigos, dispostos a auxiliá-los em todos os aspectos da viagem.
•    Treinamento físico – 
Vamos permanecer um período relativamente longo na Europa. Os atletas que desenvolvem em seus clubes programas de treinamentos físicos, deverão trazer as recomendações de seus respectivos técnicos e preparadores físicos para continuar o desenvolvimento do treinamento recomendado durante a viagem.
•    Água, bandagens e curativos - 
Durante as competições a CBJ providenciará água, bandagens, faixas e curativos aos atletas. Durante os treinamentos este material deverá ser fornecido pelos atletas e disponibilizado aos fisioterapeutas para que estes procedam o atendimento fisioterápico individual.
•    Entrega de Cartão de embarque – 
É imperativo para a prestação de contas dos recursos públicos utilizados nesta ação que os cartões de embarque (boarding pass) sejam entregues aos técnicos responsáveis pelas respectivas equipes. A não observância a esta exigência inviabilizará a possibilidade de obtenção de apoio governamental para outras ações semelhantes em um futuro próximo.
•    Pontualidade e disciplina – 
Este é um aspecto primordial para o bom relacionamento do grupo. A pontualidade deve ser observada rigorosamente para que se evitem atrasos e custos com deslocamento por perda de transporte. A disciplina será fundamental para o sucesso da nossa viagem.

Mesmo sem tradição, judô britânico poderá usar cota máxima nos Jogos



Handebol e tênis de mesa também terão vagas destinadas ao país anfitrião




Por GLOBOESPORTE.COMLondres, Inglaterra


Apesar de não ter tradição no judô, a Inglaterra recebeu a aprovação para usar a cota máxima de representantes na modalidade nas Olimpíadas de Londres, em 2012. O país, que nunca foi campeão olímpico no esporte, poderá ter competidores em todas as categorias, tanto na disputa entre homens quanto no feminino.
Chefe-executivo da Associação Britânica Olímpica (BOA, na sigla em inglês), Andy Hunt disse que a decisão foi tomada após intensas consultas à Associação Britânica de Judô.
- Estou confiante que nossos judocas vão entender essa oportunidade especial para inspirar as futuras gerações de judocas no Reino Unido.
A Associação Britânica de Judô precisou mostrar que os competidores do país teriam condições de concorrer dignamente com os adversários, além de provar que a iniciativa deixaria um legado positivo.
Além do judô, handebol e tênis de mesa também conseguiram a cota de vagas destinada ao país anfitrião.
------------------------------------------------------------------------
Even without tradition, British judo maximum quota can use in games
Handball and Table Tennis also have vacancies for the host country


Although no tradition in judo, the UK received approval to use the maximum quota of representatives in the sport in the Olympics in London in 2012. The country, which has never been an Olympic champion in the sport, you have competitors in all categories, both in the dispute between the men and women.


Chief executive of the British Olympic Association (BOA), Andy Hunt said the decision was taken following intense consultations with the British Judo Association.


- I am confident that our judo players will understand this special opportunity to inspire future generations of judo in the UK.


The British Judo Association which contestants had to show the country would be able to compete with worthy opponents and prove that the initiative would leave a positive legacy.


In addition to judo, handball and table tennis also got a quota of places for the host country.