quarta-feira, 11 de abril de 2012

Obcecado por ouro, gigante do judô larga "fast food" e crepes doces

O francês Teddy Riner faz treinos específicos de velocidade e pegada com vistas à Olimpíada de Londres. Foto: AP
O francês Teddy Riner faz treinos específicos de velocidade e pegada com vistas à Olimpíada de Londres
Foto: AP

Pentacampeão mundial, o judoca francês Teddy Riner se prepara para o principal objetivo de sua carreira: ganhar uma medalha de ouro olímpica. De acordo com informações divulgadas pela AP, o atleta faz no momento trabalhos específicos de velocidade e aperfeiçoamento de pegada. Em 2011, para ficar mais rápido, o judoca teve que se submeter a uma dieta. Agora, para chegar aos Jogos de Londres em forma, poderá enfrentar novo regime alimentar - o que representa um contratempo para o campeão.

Ao recordar os esforços do último período em que perdeu peso, quando fez mudanças em sua rotina de treinos, Riner ressalta que teve que cortar refrigerantes, "fast food" e crepes doces. Medalhista de bronze na Olimpíada de Pequim, o judoca francês nascido em Guadalupe tem 2m08 e 140 kg.
Líder do ranking mundial na categoria pesos-pesados (acima de 100 kg), Riner diz que a medalha de ouro olímpica é a única que quer. O atleta acrescenta que tem se preparado para os Jogos de Londres há quatro anos, e agora se dedica a treinamentos específicos porque é tarde para começar algo inteiramente novo.
Segundo a AP, o judoca francês atribui grande parte de seu sucesso à sua abordagem psicológica durante os confrontos. O campeão mundial ressalta que nunca abaixa os olhos diante de um oponente - o que já representa uma primeira vitória, em sua visão, dentro do tatame.
Para o britânico Fergus Dullaghan, medalhista de bronze no torneio de judô da Commonweath, este ano, Teddy Riner é o melhor atleta da modalidade em atividade. Dullaghan afirma que o francês se move "como um gato".
A última derrota de Riner pela categoria pesos-pesados ocorreu justamente na semifinal olímpica de 2008, em Pequim, para Abdullo Tangriev, do Uzbequistão. Em setembro de 2010, o francês perdeu pela última vez dentro das quatro linhas, pela categoria absoluto, para o japonês Daiki Kamikawa.
Londres 2012 no Terra
Terra, maior empresa de internet da América Latina, transmitirá ao vivo e em alta definição (HD) todas as modalidades dos Jogos Olímpicos de Londres, que serão realizados entre os dias 27 de julho e 12 de agosto de 2012. Com reportagens especiais e acompanhamento do dia a dia dos atletas, a cobertura contará com textos, vídeos, fotos, debates, participação do internauta e repercussão nas redes sociais.
Por Terra

Musa do judô troca tatames por finalizações nos octógonos

Americana Ronda Rousey desistiu do sonho olímpico pelo glamour do MMA


Do R7


Ronda Rousey 338
Os Jogos de Londres 2012 perderão em beleza. Ao menos nos tatames. Isso porque a norte-americana Ronda Rousey trocou o judô pelo MMA e desfalcará a equipe dos Estados Unidos na Olimpíada.

Medalhista pan-americana e olímpica, a bela loira era esperança de subir ao pódio. Porém, hoje, a  musa dos tatames virou musa do MMA.

Pelo Strikforce, levou toda a técnica de solo dos tempos de judoca e tem finalizado todas as suas adversárias, estando invicta até o momento. São cinco combates e cinco triunfos, todos por finalização.


No mês passado, conquistou o cinturão dos peso-galo, ao derrotar, ainda no primeiro round, a rival Miesha Tate. Foi apenas a segunda vez na história do Strikeforce que uma luta feminina foi a principal de uma edição.

Nos tempos de judô, Ronda Rousey foi medalha de ouro no Pan-Americano do Rio de Janeiro 2007 e bronze nos Jogos de Pequim 2008. Ainda faturou, também no Rio, a prata no Mundial de 2007.