quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Presidente da Rússia recebe o oitavo dan de judô


O presidente é faixa preta e, inclusive, escreveu um manual sobre essa arte marcial


Exame.com

O presidente russo Vladimir Putin derruba oponente no judô
O presidente russo Vladimir Putin derruba oponente no judô: Putin, de 60 anos, 
começou no judô quando era jovem e pratica esporte ativamente até hoje

Moscou - O presidente da Rússia, Vladimir Putin, recebeu o oitavo dan de judô das mãos do líder da federação internacional do esporte (FIJ), Marius Vizer, de acordo com informações publicadas nesta quarta-feira pelas agências russas de notícia.

"Para a FIJ e para todo o mundo do judô, é uma grande honra que entre nós haja um dirigente com tanto status e reputação", disse o presidente da federação.
Na opinião de Vizer, "Putin é uma das personalidades que garantem os valores do judô no mundo".
Putin, de 60 anos, começou no judô quando era jovem e pratica esporte ativamente até hoje. O presidente é faixa preta e, inclusive, escreveu um manual sobre essa arte marcial.
"O judô não significa apenas boa saúde, músculos fortes e domínio das técnicas, mas também nobreza, tolerância e ajuda mútua, por isso que seus princípios fundamentais correspondem plenamente com os de uma sociedade tolerante", disse o líder russo.
Nos Jogos Olímpicos de Londres, o judô deu à Rússia três medalhas de ouro e Putin estava lá para acompanhar as conquistas de seus atletas.

Judocas brasileiros treinam em Abu Dhabi antes da estreia no Grand Prix

GP nos Emirados Árabes terá Rafaela Silva na categoria meio-médio (63kg)


Por SporTV.comAbu Dhabi, Emirados Árabes

Judô brasileiros treinam em Abu Dhabi (Foto: Divulgação / CBJ)
Antes de entrarem no tatame para a disputa do Grand Prix de Abu Dhabi, que começa nesta quinta-feira, nos Emirados Árabes, os 15 judocas brasileiros que lutarão o torneio treinaram no Abu Dhabi National Exhibitions Company, local da competição que faz parte do Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô (FIJ).

O GP marca a volta ao Circuito das judocas olímpicas Rafaela Silva, Erika Miranda, Maria Portela e Maria Suelen Altheman. Além disso, será a estreia da carioca Rafaela Silva na categoria meio-médio, até 63kg, já que ela disputou as Olimpíadas no peso até 57kg.

Nesta quinta-feira, cinco brasileiros entram em ação: Taciana Lima (48kg), Gabriela Chibana (48kg), Eleudis Valentim (52kg), Erika Miranda (52kg) e Ketleyn Quadros (57kg). No dia seguinte, na sexta, é a vez de Marcelo Contini (73kg), Victor Penalber (81kg), Ricardo Serrão (81kg), Rafaela Silva (63kg), Katherine Campos (63kg) e Maria Portela (70kg) lutarem. Por fim, Henrique Silva (90kg), Matheus Silva (100kg), David Moura (+100kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg) fecham a competição no sábado.

Judô brasileiros treinam em Abu Dhabi (Foto: Divulgação / CBJ)Equipe brasileira treina antes da estreia no GP de Abu Dhabi (Foto: Divulgação / CBJ)