segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Para escapar dos encantos de Paris, judô isola atletas antes do Mundial

Por bons resultados, CBJ aposta em concentração total dos brasileiros


Carolina Canossa, do R7



judo-paris-450x338-220811-divcbjDivulgação/CBJ
Passeio de uma tarde no Palácio de Versalhes foi o único turismo feito pelos judocas brasileiros até agora em Paris

Capital da França, Paris é um dos destinos preferidos dos turistas em todo o mundo. Não é para menos: entre suas atrações, estão lugares belíssimos como a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo, a avenida Champs-Élysées e o Museu do Louvre... Porém, às vezes tantos encantos podem ser preocupantes, em especial quando se está às vésperas de uma competição esportiva, como o Mundial de judô, que começa nesta terça-feira (23). 


Preocupada com os efeitos da "Cidade Luz" nos atletas brasileiros, a CBJ (Confederação Brasileira de Judô) optou por isolar os atletas na pequena e bucólica cidade de Sainte-Geneviéve, a cerca de 30 km de Paris. Foi lá que os 19 judocas do país ficaram desde a chegada à França, no dia 14 até o último domingo (21), quando entraram no hotel oficial da competição. 

Coordenador técnico internacional da CBJ, Ney Wilson explicou a escolha: 

- Para a gente era importante estar aqui na França, mas não no centro de Paris porque isso é sempre um atrativo muito grande, principalmente para aqueles que são mais novos. Temos muitos atletas jovens que ainda não possuem a maturidade de um Leandro (Guilheiro), um Luciano (Correa). Temos paz e concentração, sem as opções de lazer que Paris oferece. Aqui é treinar, comer e descansar. É importante a gente estar atento a tudo. 

Outro fator que pesou na opção por Sainte-Geneviéve foi a estrutura oferecida pelo clube dirigido pelo português Celso Martins: 

- Estamos perto e ao mesmo tempo em um lugar com uma estrutura muito boa, como sala de musculação, bosque para o pessoal correr, um dojo (tatame) espetacular, piscina, hidromassagem, alimentação adequada e toda orientada pela nossa área nutricional. Tudo isso cria um clima muito favorável. 

De acordo com Ney, a própria consciência dos atletas os impedirão de aproveitar Paris até que a competição esteja finalizada - de preferência, com um bom resultado: 

- No hotel da competição já não tem mais como dispersar porque aí já está todo mundo até mais tenso devido à competição. 

O Campeonato Mundial de judô terá início nesta terça-feira (23) São esperados cerca de 950 atletas de 136 países. 

A seleção brasileira no Mundial de Judô 2011 será composta por: Sarah Menezes (48kg), Érika Miranda (52kg), Rafaela Silva e Ketleyn Quadros (57kg), Mariana Silva (63kg), Maria Portela (70kg), Mayra Aguiar (78kg), Maria Suelen Altheman (+78kg), Felipe Kitadai (60kg), Leandro Cunha (66kg), Bruno Mendonça (73kg), Leandro Guilheiro e Flavio Canto (81kg), Tiago Camilo e Hugo Pessanha (90kg), Luciano Correa e Leonardo Leite (100kg), Daniel Hernandes e Rafael Silva (+100kg).
.