domingo, 20 de novembro de 2011

Com 5 ippons, T. Camilo é ouro em Grand Prix de judô; brasileira brilha

Tiago Camilo viveu um dia irrepreensível na disputa do Grand Prix de Judô de Amsterdã, na Holanda. Sétimo colocado no ranking mundial dos peso médio (-90 kg), ele venceu suas cinco lutas por ippon, o golpe perfeito do esporte, e conquistou a medalha de ouro. A brasileira Maria Suelen Altheman também subiu no lugar mais alto do pódio na categoria meio-pesado (+78 kg).
Desta forma, o Brasil termina a competição com duas medalhas de ouro e uma de prata, conquistada por Ketleyn Quadros. O desempenho deixa o País na terceira colocação, atrás de Holanda (quatro ouros e duas pratas) e Mongólia (dois ouros, uma prata e três bronzes). Os pódios conquistados valem pontos para ranking que vai definir os participantes dos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.
Tiago Camilo chegou à perfeição neste domingo. Venceu, na sequência, o britânico Winston Gordon, o sérvio Dmitri Gerasimenko, o cazaque Timur Bolat e, nas semifinais, o espanhol David Alarza por ippon. Na decisão, aplicou o golpe perfeito do judô no russo Kirill Voprosov para confirmar a medalha de ouro, que rende 200 pontos no ranking. Apenas um atleta de cada país se classifica para a Olimpíada.
Maria Suellen Altheman também aplicou ippon em Amsterdã: logo nas duas primeiras lutas, contra a dominicana Leidi German e a holandesa Carola Uilenhoed. Na semifinal, encarou a eslovêna Lucija Polavder, terceira colocada do ranking, e conseguiu triunfar com um wazari. A adversária da final foi a vice-líder do ranking: Qian QIN. A vitória e a medalha de ouro vieram com um yuko de vantagem.