sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Oficina de judô beneficiará 90 crianças e jovens de Ouro Preto e do distrito de Cachoeira do Campo

Inauguração do projeto, realizada na terça-feira, dia 11, foi marcada pelo lançamento da etapa final do Campeonato Minerio de Judô

Fonte: Instituto Federal Minas Gerais

Mesa autoridades  evento judô
Terão início na próxima semana as atividades da Oficina de Judô, que será oferecida pelo IFMG-Campus Ouro Preto a alunos de escolas públicas da cidade e do distrito Cachoeira do Campo e aos alunos do próprio Instituto. A oficina é um dos projetos de extensão do Campus, contemplada pelo Edital de Fluxo Contínuo para o Programa Oficinas Culturais, Esportivas e Educativas, e será ministrada pelo Diretor Técnico da Academia Judocom, Carlos Simões. Noventa crianças e jovens serão beneficados pelo projeto.
A inauguração da oficina aconteceu no dia 11, terça-feira, no Auditório do IFMG-Campus Ouro Preto. Na ocasião, foi lançada também a etapa final do Campeonato Mineiro de Judô, que será realizado em Ouro Preto, no Ginásio da UFOP. O evento terá início no dia 22 de setembro, é classificatório e marca pontos para o Ranking da Liga Mineira de Judô 2012, sendo também obrigatório para a participação na seleção mineira que vai disputar o Campeonato Brasileiro das Ligas em Florianópolis, em novembro.
“Porporcionar mais uma oficina a nossa comunidade é muito satisfatório. Lançar esse projeto junto à etapa final do Campeonato Mineiro é uma forma de incentivar aqueles que estão começando no judô”, ressaltou o Diretor de Relações Empresariais e Comunitárias, Walter Pavão, na ocasião representando a Direção-Geral do Campus.
De acordo com o professor da oficina, Carlos Simões, o projeto pretende não apenas formar um atleta. “Vamos trabalhar com formação do caráter e socialização, preparando cidadãos para o futuro, envolvendo também formação profissional, educacional e familiar”.  Ainda segundo Simões, o evento marca a realização de dois grandes sonhos. “O primeiro é a oportunidade de poder oferecer essa oficina à comunidade ouro-pretana e o segundo é poder trazer um campeonato de grande porte para a cidade. A expectativa é que cerca de 600 atletas participem da competição”, afirmou.
Para o Presidente da Liga Mineria de Judô, Galileu de Paiva, Ouro Preto tem apresentado atletas que se destacam a cada competição, nacional ou internacional. “É uma felicidade ver o trabalho que vem sido feito na cidade. Iniciativas como essa oficina só engrandecem o judô, bem como a Liga Mineira”, disse.
atletasTambém estiveram presentes no evento o membro da Comissão Nacional de Graus e Homenageado da Etapa Final do Campeonato Mineiro de Judô 2012, Albano Corrêa, o Diretor Municipal de Esporte de Ouro Preto, Edson Fonseca, a Diretora da Escola Estadual Padre Afonso de Lemos (Cachoeira do Campo), Denizete de Fátima, e atletas ouro-pretanos que se destacaram em competições estaduais, nacionais e internacionais, que hoje recebem apoio do governo com o Programa Bolsa Atleta Internacional.