domingo, 21 de agosto de 2011

Astros do judô são premiados na Ópera de Paris antes do Mundial

Terra Esportes

Na Ópera de Paris, Federação Internacional de Judô comemorou 60 anos de existência neste domingo e premiou atletas que se destacaram ao longo da .... Foto: Allan Farina/Terra
Evento deste domingo foi realizado no belo edifício da capital francesa
Foto: Allan Farina/Terra

ALLAN FARINA
Direto de Paris
A Federação Internacional de Judô (IJF) realizou neste domingo, na noite de Paris, a celebração dos 60 anos da entidade. O evento, ocorrido dois dias antes do início do Mundial da modalidade, teve como palco a luxuosa Ópera de Paris, no centro da capital francesa, cidade que recebe o evento. De quebra, a organização premiou os melhores atletas da história do judô.
Os convidados chegaram ao local no início da noite e entraram no histórico edifício por meio de um longo tapete vermelho. Observados por curiosos, judocas do passado e do presente, além de autoridades do esporte, entraram vestidos com roupas de gala. A festa contou também com um jantar, além da premiação.
O uzbeque Rishod Sobirov foi escolhido o melhor judoca masculino da atualidade. Ele disputará a categoria -60 kg no Mundial, a mesma categoria do brasileiro Felipe Kitadai. Já a japonesa Yoshie Ueno, atual bicampeã do mundo, recebeu o prêmio entre as judocas da atualidade. Ela é concorrente de Mariana Silva na categoria -63 kg.
O judô da casa teve motivos para comemorar. O francês David Douillet, tetracampeão mundial e medalhista de ouro nas Olimpíadas de Atlanta e Sydney, foi selecionado como maior judoca da história.
Entre as mulheres, a honra ficou com a japonesa Ryoko Tani, bicampeã olímpica (em Sydney e Atenas) e heptacampeã mundial. "O Brasil tem um judô que evoluiu muito, especialmente o feminino. Atualmente compete em alto nível", afirmou Tani.
O Mundial de Judô ocorre entre 23 e 28 de agosto em Paris. O Brasil tem 19 atletas na disputa, que envolve 949 judocas dos cinco continentes do globo. O sorteio das chaves da competição será realizado nesta segunda-feira.

Circuito de judô reúne na quinta-feira 400 atletas em escola na Capital

Por Fabiano Arruda
Campo Grande News



Pelo menos 400 atletas, com idade entre 9 e 15 anos, participam de Circuito de Judô que será realizado na próxima quinta-feira, das 7h30 à 15 horas, na Escola Estadual Luiz Vidal Borges Daniel.
As disputas serão no masculino e feminino nas categorias Infanto-Juvenil, com estudantes de 9 a 11 anos; na Pré-Juvenil, de 12 a 14 anos, e aberto com atletas de 15 anos.
A escola estadual fica no bairro Bom Jardim, na saída para Sidrolândia, e oferece ensino em tempo integral para alunos do 3º ano ao 9º ano do ensino fundamental, das 7h às 16h40.
Além da grade curricular, os alunos têm atividades diversificadas, como o judô.



Uberaba ganha várias medalhas na final dos Jemg

Jornal da Manhã


Uberaba conquistou seis medalhas na última etapa nos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), realizados na cidade de Juiz de Fora, no final de semana anterior. Representada por 28 atletas do Judô dos núcleos do Proeti, oito da Natação e três do Atletismo do Cemea Abadia, a equipe teve apoio da chefe de delegação Devani Aparecida, da Secretaria de Esporte e Lazer (Smel).

Todas as medalhas foram conquistadas pela equipe de Judô, comandada pela professora Ineila (Cemea Abadia), auxiliada pelo professor Sergio (Judô Oriente) e professor Matheus (E. M. Frei Eugênio).

O grande destaque da competição foi a atleta Geovana Aparecida (Cemea Abadia), que conquistou medalha de ouro no módulo I. Outras três medalhas foram de prata, conquistadas por Leonardo Braga, Ester de Jesus e Leandro Costa. E as medalhas de bronze foram conquistadas por Jorge Moisés e Emily Claudia.

Vale ressaltar os atletas que ficaram em quarto lugar, como Mário Inácio, Núbia Cistina, Lucas Eduardo, Edrielle da Silva, Luana Maria e João Gabriel, pois a competição de judô reuniu 574 atletas.

O secretário de Esporte, Carlos Dalberto de Oliveira, o Belzinho, agradeceu a todos os atletas que representaram Uberaba no Jemg 2011, desde a primeira fase e, principalmente, àqueles das modalidades individuais que foram a Juiz de Fora representar o esporte educacional uberabense na maior competição esportiva do Estado de Minas Gerais. “O esporte educacional de Uberaba é destaque graças ao Proeti, que realiza um trabalho que oportuniza aos alunos se desenvolverem em diversos aspectos biopsicossociais e, ainda, proporciona a chance do aparecimento de novos atletas para representar a cidade em diversas competições”, esclarece o secretário.