quinta-feira, 19 de abril de 2012

Guilheiro busca ‘diferencial’ em preparação olímpica

São Paulo – Garantido nos Jogos Olímpicos, o judoca Guilherme Guilheiro é uma das esperanças de medalha para o Brasil em Londres. Líder do ranking mundial na categoria até 81kg,...

São Paulo – Garantido nos Jogos Olímpicos, o judoca Guilherme Guilheiro é uma das esperanças de medalha para o Brasil em Londres. Líder do ranking mundial na categoria até 81kg, o atleta do Pinheiros quer usar os últimos cem dias antes da abertura da Olimpíada para buscar um “diferencial.
“Treino normalmente e procuro não ficar preso à quantidade de dias que faltam para a Olimpíada. Meu planejamento já esta todo feito e, o que estou procurando fazer, é tentar algo novo que possa ser um diferencial”, explica Guilheiro, favorito ao ouro na sua categoria.
Daqui até a Olimpíada, Guilheiro só vai participar de mais uma competição: o Campeonato Pan-Americano do Canadá, no próximo fim de semana. Em maio, a equipe masculina treina em Tóquio, no Japão, enquanto o time feminino disputa o Grand Slam de Moscou e participa de treinamentos na Rússia e Alemanha. Em julho, mais treinos, desta vez no Rio de Janeiro e São Paulo. O embarque para a aclimatação olímpica, em Sheffield, na Inglaterra, será no dia 16 de julho.
Para Maria Portela, da categoria até 80kg, o mais importante agora é minimizar os erros. “Nesse período, estou focando em minimizar os erros, nos detalhes que fazem a diferença. Esse momento é mais cabeça, porque estamos treinando forte há bastante tempo. Apesar de a Olimpíada não ser uma competição comum, é preciso tratar como se fosse para não sentir pressão”, conta a judoca.
“Entramos na reta final de um projeto que começou no dia seguinte após o fim da disputa do judô em Pequim 2008. Estamos vivendo um ciclo olímpico muito vitorioso na nossa modalidade e, com certeza, neste momento, todas as ações estão voltadas para o sucesso dos nossos judocas em Londres”, diz o coordenador técnico internacional da Confederação Brasileira de Judô, Ney Wilson.
Agência Estado