quarta-feira, 18 de abril de 2012

Seleção que lutará nos Jogos de Londres 2012 será anunciada em 1º de maio

Faltando 100 dias para evento, judocas buscam manter tradição de trazer medalhas


Por AHE!
RIO




Equipe masculina durante o Mundial de Paris, no ano passado - DivulgaçãoA contagem regressiva para os Jogos Olímpicos de Londres 2012 está em sua reta final. Faltam 100 dias para o maior evento multiesportivo do planeta e o judô brasileiro mais uma vez estará presente, na luta por medalhas. A modalidade é a única que desde os Jogos de Los Angeles, em 1984, garante lugar para o país no pódio olímpico. São 15 medalhas conquistadas, sendo dois ouros, três pratas e dez bronzes.

- Entramos na reta final de um projeto que começou no dia seguinte após o fim da disputa do judô em Pequim 2008. Estamos vivendo um ciclo olímpico vitorioso na nossa modalidade e, com certeza, neste momento, todas as ações estão voltadas para o sucesso dos nossos judocas em Londres - diz o coordenador técnico internacional da Confederação Brasileira de Judô, Ney Wilson.

A seleção olímpica será anunciada no dia 1º de maio, quando a Federação Internacional de Judô divulgará o ranking para Londres 2012. Os 22 homens e as 14 mulheres mais bem colocados na lista garantem vaga na competição. Apenas Brasil e Japão têm todas as vagas garantidas nas Olimpíadas sem fazer uso do critério de cota continental.

A seleção brasileira terá uma agenda puxada até as Olimpíadas. No próximo fim de semana a equipe disputa o Campeonato Pan-Americano do Canadá, último evento que contará pontos no ranking olímpico. Em maio, o time masculino treina em Tóquio, enquanto o time feminino disputa o Grand Slam de Moscou e treina na Rússia e Alemanha. Em julho, mais treinos, desta vez no Rio de Janeiro e São Paulo. O embarque para a aclimatação, em Sheffield, na Inglaterra, será em 16 de julho.

Leandro Guilheiro comemora ouro nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara 2011 - VIPCOMMEm sua terceira participação em Olimpíadas, Leandro Guilheiro é o líder do ranking mundial e nesta reta final de preparação para Londres 2012 acredita que o mais importante é não se prender ao tempo que falta para os Jogos.

- Treino normalmente e procuro não ficar preso à quantidade de dias que faltam para as Olimpíadas. Meu planejamento já esta todo feito e, o que estou procurando fazer, é tentar algo novo que possa ser um diferencial - explica o judoca.

A equipe feminina irá pela primeira vez completa a uma edição dos Jogos Olímpicos. O feito histórico mostra a evolução do judô feminino no Brasil, que conquistou em Pequim 2008 sua primeira medalha olímpica com o bronze de Ketleyn Quadros. Maria Portela quer tratar as Olimpíadas como uma competição como outra qualquer do Circuito Mundial.

- Nesse período, estou focando em minimizar os erros, nos detalhes que fazem a diferença. Esse momento é mais cabeça, porque estamos treinando forte há bastante tempo. Apesar de a Olimpíada não ser uma competição comum, é preciso tratar como se fosse para não sentir pressão - explica a atleta.