sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Judoca baiana Andréia Almeida sonha com a seleção brasileira

Sem apoio a atleta baiana vai treinar com equipe cubana em Havana


Foto: Róbson Mendes
Andréia treina forte para seletiva
Alan Rodrigues|Redação CORREIO

Aos 25 anos, 15 deles dedicados ao judô, Andréia Almeida esgotou suas possibilidades no estado. Dominou os Campeonatos Baianos na última década e teve boas participações em zonais e Brasileiros.

O caminho traçado apontava para uma carreira de sucesso. O sonho de entrar na seleção brasileira não parecia tão distante. Mas a trilha que se mostrava segura sofreu alguns desvios.

Em 2008, Andréia engravidou de Maria Luiza, hoje com dois anos e meio. Parou de treinar e ficou mais de um ano sem competir.

Moradora das palafitas na Cidade Baixa, há um mês teve que deixar sua casa devido a intervenções de urbanização. Com os R$ 200 mensais pagos pela prefeitura, mudou-se com a mãe, filha, três primos, três irmãos e três sobrinhos para uma casa de dois quartos na Baixa do Fiscal.

Sem emprego, conta com o pai de Maria Luiza para pagar as despesas da criança. A mãe é lavadeira e os irmãos ajudam no sustento com serviços de doméstica ou de pedreiro.

No último Brasileiro, semana passada em Florianópolis, Andréia foi 9º. Um terceiro lugar já daria vaga na seleção C, com salário de R$ 900.

Agora, ela quer disputar a seletiva em fevereiro, em São Paulo, para tentar, mais uma vez, conseguir uma vaga. Só assim pode sonhar em disputar o Mundial por equipes em Salvador e projetar participação nos Jogos de 2016, no Rio.

Oportunidade  Para isso, nos próximos dois meses Andréia vai se afastar da filha e do tatame do projeto social Santa Cruz, onde dá aula e treina com sua técnica, Rosilda Correia, na Ribeira.

Ela própria fruto de inicativa semelhante - começou na igreja da Penha com o padre Reginaldo - vai treinar, a convite, com a seleção cubana, em Havana. A passagem Andréia já conseguiu, junto ao governo do estado por intermédio do vice-presidente da Confederação Brasileira de Judô, Marcelo França.

Para Andréia, essa é a chance de voltar ao seleto clube de judocas brasileiras. E ela não mede esforços. Inscrita no Serviço municipal de Intermediação de Mão de Obra (SIMM), ela já recusou uma proposta de trabalho por causa da incompatibilidade com o horário de treino.

“Se não conseguir entrar na seleção em 2012, vou procurar trabalho de novo”, anuncia. A luta está apertada, mas ela está disposta a ir até o fim.

Judô ou Boxe?



Caros e estimados amantes do mundo do judô, peço encarecidamente a cada um de vocês, que deem sua opinião sobre o vídeo acima postado.

O caso ocorreu comigo, Sensei Marcelo Vaz, proprietário do Blog Judô Brasil em Ação, durante o XI Campeonato Brasileiro de Judô das Ligas em Assis - SP no último dia 13 de novembro.

Peço que prestem atenção aos 2:13 da filmagem, em que pra mim foi agressão, mas alguns dizem que foi excesso por parte de meu adversário. Percebam também a reação do técnico adversário (azul).

Excesso ou agressão, de fato, caberia o hansokumake, porém os árbitros laterais ignoraram esta regra deixando o árbitro central, que disse na hora que havia acontecido um excesso, em situação desfavorável.

Me tiraram o direito de ser medalhista em minha última competição oficial, pois em 2012 estarei fora dos tatames devido a uma hérnia de disco e inúmeras lesões que me impossibilitam de competir. 

O que devo fazer?

---------------------------------------------

Dear and esteemed lovers of the world of judo, I urge each ofyou, that give their opinion about the video posted above.

The case was with me, Sensei Marcelo Vaz, owner of the Blog Judô Brasil em Ação, during the XI Brazilian Judo Championship Leagues in Assis - SP last November 13.

I ask you to pay attention to 2:13 of the shoot, which for me wasaggression, but some say it was over by my opponent. Noticealso the reaction of the opposing coach (blue).

Excess or aggression, in fact, it would be the hansokumake, but the judges ignored this rule leaving the referee, who said at the time that had happened a surplus, at a disadvantage.

I took the right to medal in my last official competition, because in 2012 I will be off the mat due to a herniated disc and numerous injuries to me impossible to compete.

What should I do?