segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Campeonato Brasileiro de Judô consagrou 16 campeões na categoria Sub23

Da Redação do O Documento

O Campeonato Brasileiro de Judô, realizado nos dias 25 e 26 de agosto, no Ginásio Aecim Tocantins, consagrou 16 novos campeões Brasileiros da categoria sub 23. No quadro de medalhas, Minas Gerais foi o destaque da competição, com medalhas no masculino e feminino. A equipe masculina conquistou quatro medalhas de ouro, uma medalha de prata e duas medalhas de bronze e as mulheres conseguiram para o Estado duas medalhas de ouro, uma de medalha de prata e uma medalha de bronze. 

Os campeões da terceira edição do campeonato foram os atletas Débora Vicente (RN/44kg), Nathália Brígida (MG/48kg), Janielly Silva (RJ/52kg), Alexia Castilhos (RS/57kg), Ana Carla Grincevicus (MG/63kg), Bárbara Timo (RJ/70kg), Talita Moraes (SP/78kg), Mayara Oishi (PR/+78kg), Gabriel Silva (MG/55kg), Phelipe Pelin (SP/60kg), Adriano Araújo (RJ/66kg), Marcos Seixas (MG/73kg), Vitor Penalber (RJ/81kg), Eduardo Bettoni (MG/90kg), Bruno Altoé (MG/100kg) e Fernando Sanchez (SP/+100kg). 

O evento valeu vaga no primeiro processo seletivo para as Olimpíadas do Rio 2016, previstas para os primeiros meses de 2013. São Paulo ficou com a segunda colocação no quadro de medalhas e a terceira colocação ficou com o Estado do Rio de Janeiro. Já no feminino, o Rio foi vice-campeão e São Paulo. Entre os estados que medalharam na competição destaque para o Amazonas, que obteve três medalhas com os irmãos Rafael, Rafaela e Rayfan Barbosa.

‘Irmãos Medalha’ do Judô amazonense são destaque no Campeonato Brasileiro

Rafael, Rafaela e Rayfan mostram com orgulho as medalhas conquistadas - Foto: divulgaçãoOs irmãos Rafael, Rayfan e Rafaela fizeram história no judô amazonense no último sábado (25), em Cuiabá, durante o Campeonato Brasileiro Sub-23, ao ganharem medalhas em uma mesma competição.

Rafael ganhou medalha de bronze na categoria 60kg, Rafaela também foi bronze, mas na categoria 52 kg. Já Rayfan conseguiu a prata no 55 kg.

Os irmãos judocas começaram no esporte há cinco anos e treinam no Centro de Treinamento de Alto Rendimento da Amazônia (CTARA), apoiados pela Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer (Sejel).

Apesar da conquista ser parecida com a dos irmãos Falcão do boxe nas últimas olimpíadas de Londres, é na judoca medalha de ouro Sarah Menezes que ele se inspiram.

"Com o apoio do Governo do Amazonas, da Secretaria de Estado da Juventude, Desporto e Lazer, do comércio e da CBJ, o cenário está mudando em Manaus. Com isto cresce o interesse dos jovens pelo esporte e, assim, conseguimos diminuir os índices de violência e ajudar as crianças em situação de risco", fala Rayfan, em entrevista ao site da Confederação Brasileira de Judô (CBJ).

Para o treinador dos irmãos, Diomedes Silva, esse é um feito que deve ser muito comemorado pelos amazonenses.

"É um feito histórico para o nosso judô e merece muito ser comemorado. Eu tenho a honra de treinar estes três judocas, que têm um futuro brilhante pela frente", afirma Diomedes.

Agora os irmãos querem repetir o feito nas Olimpíadas do Rio, em 2016, e quem sabe com uma cor mais dourada nas medalhas.