domingo, 6 de maio de 2012

Baixinha entre as rivais, judoca Portela não pára e agora também luta no chão

As aulas de ne waza com Flávio Canto já deixaram as cubanas ressabiadas, diz a judoca de 1,58 m, da categoria -70 kg, no Pan de Judô encerrado no fim de semana passado em Montreal


Por Denise Mirás, do R7




Maria Portela, de azul, subiu da 35ª posição no ranking internacional para a oitava, em dois anos. Jamie McDonald/Getty Images
Em dois anos, de 35ª no ranking internacional do judô na categoria -70 kg Maria Portela entrou para as top 10 do mundo e chegará à Olimpíada de Londres (de 27 de julho a 12 de agosto) na oitava colocação. Para a atleta, a palavra mágica, no caso dela, foi “confiança”. Além de muito treino, emenda, também teve a oportunidade de treinar mais com adversárias que considerava estarem em um patamar “além”, mas pouco conhecia. E, depois, vencê-las.
Aos 24 anos, Maria Portela tem 1,58 m e leva desvantagem em seu peso, lutando contra adversárias com 1,75 m.
- Posso dizer que tenho mais dificuldade que as outras, mas estudo muito minhas adversárias e criei alternativas.
Luta de chão
Dessas alternativas, a principal é não ficar parada diante das adversárias, movimentando-se muito. Mas a judoca também credita “boa parte” do que vem conseguindo às aulas de ne waza dadas por Flávio Canto a todos das equipes feminina e masculina, para surpreender adversários, já que o judô brasileiro não tem a luta de chão como característica. Mais baixa, Maria Portela acaba levando vantagem na luta de chão, em relação às adversárias mais altas.
- No Pan [encerrado em Montreal no fim de semana passado], as cubanas já sentiram a diferença com relação à gente, às brasileiras, do pouco que a gente aprendeu. Acredito que fará diferença, sim, para a Olimpíada. Até lá, fará uma diferença gigantesca, na equipe toda.
Nada de ficar parada
Sua movimentação também melhorou, explica, com as dicas de Leandro Guilheiro [primeiro no ranking mundial de -81 kg].
- Não posso ficar parada, dar chance às outras na força. Agora, atrapalho mais minhas adversárias…
A Rede Record mostrará a Olimpíada de Londres 2012 com exclusividade na TV aberta brasileira, e também pela internet, por meio do R7. A Record detém ainda os direitos de transmissão dos Jogos Pan-Americanos de Toronto 2015 e da Olimpíada do Rio de Janeiro 2016.

Ketleyn Quadros vence Rafaela Silva e é campeã do Troféu Brasil 2012

Neste domingo entram em ação das categorias médio, meio-pesado e pesado


Por AHE!
Rio




Ketleyn Quadros está classificada para a primeira seletiva do Projeto Rio 2016 - Divulgação/CBJMedalhista olímpica nos Jogos de Pequim-2008, Ketleyn Quadros venceu, neste sábado, por um yuko Rafaela Silva, que já está garantida nos Jogos de Londres. Ketleyn conquistou a medalha de ouro na categoria até 57kg do Troféu Brasil Interclubes, que começou neste sábado. Com a vitória, Ketleyn está classificada para a 1ª seletiva do Projeto Rio 2016.

Mais de 500 atletas participam do torneio. Os campeões de cada categoria garantem vaga na seletiva que definirá os novos integrantes da Seleção Brasileira de Judô de 2013. Neste domingo, entram em ação os atletas das categorias médio, meio-pesado e pesado. A competição tem início às 9h (de Brasília).