sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

SECEL recebe os gêmeos do Judô que se destacam no cenário nacional

Por Emili Sousa - Rondônia Dinâmica


Os irmãos treinam há 12 anos, mas há 6 se profissionalizaram e partiram para campeonatos nacionais e internacionais


Na semana em que se comemora o dia do atleta profissional a Gerente de Esportes da SECEL, Rose Rivero, recebeu os irmãos Chaíse e Chairo Olímpio, atletas filiados a Federação Estadual de Judô.

Os judocas já participaram de uma série de campeonatos estaduais, regionais, nacionais e internacionais onde sempre sobem ao pódio, trazendo grandes títulos para Rondônia.

Em 2007 os irmãos firmaram um convênio com a prefeitura de Ji-Paraná em parceria com a presidente da Federação Estadual de Judô, Seloi Totti e a Faculdade Ulbra, onde ficaram por dois anos e puderam se dedicar ao esporte com uma estrutura que envolvia acompanhamento nutricional e bolsa de estudos.

Chairo Olímpio tem no currículo 9 estaduais, 6 brasileiros regionais e o título de tri campeão na Copa Brasília Internacional. Já Cheise, que durante um ano foi integrante da seleção brasileira de judô, foi 12 vezes campeão estadual, 2 vezes brasileiro, é penta campeão da Copa Brasília Internacional e em 2008 trouxe medalha de ouro do Campeonato Sul-Americano realizado em Montividéu/Uruguai.

“Rondônia tem ótimos atletas, o que é motivo de muito orgulho para nós. Por isso estamos desenvolvendo políticas públicas para oferecer estrutura para esses campeões” ressaltou Rivero.

Os atletas aproveitaram a visita para se apresentar e estreitar a relações com a SECEL. Chairo contou que ficaram curiosos para conhecer a nova gestão. “Viemos saber um pouco mais sobre os projetos para os próximos anos, já que em breve teremos as Olimpíadas no Brasil” explicou o atleta.

Chaves do GP de Düsseldorf 2011

Por Marcelo Vaz - JUDÔ BRASIL EM AÇÃO



Na categoria -60kg, Felipe Kitadai (#21 WLR) entra na segunda rodada enfrentando o vencedor do duelo entre o atleta de Hong Kong, Ka Chun Lau, e o atleta da Letônia Dmitrijs Kozlovs. Já Breno Alves enfrenta, já na primeira rodada, o peruano Juan Postigos.

Pela categoria -48kg, Taciana Lina (#24 WRL) entra na segunda rodada enfrentando a espanhola Vanesa Garcia.

Na categoria -66kg, Leandro Cunha (#10 WRL) entra na segunda rodada enfrentando o vencedor do duelo entre o chinês Duanbin Ma e o bielorrusso Dmitry Shershan. Já Alex Pombo da Silva também estreia na segunda rodada enfrentando o #13 do mundo, o ucraniano Serhiy Drebot.

Na categoria -52kg, o Brasil será representado pelas atletas Erika Miranda (#10 WRL) e Andressa Fernandes (#24 WRL). Andressa enfrenta na primeira rodada a russa Anna Kharitonova, já Erika estreia na segunda rodada enfrentando a vencedora do duelo entre Majlinda Kelmendi, que disputa a competição sob a bandeira da IJF, e a alemã Jacqueline Lisson.

Na -73kg, os brasileiros estreiam na primeira rodada. Marcelo Contini enfrenta pela primeira rodada o romeno Costel Danculea, já Victor Penalber enfrenta o sérvio Dragan Mitrovic.

Na categoria -57kg, as brasileiras estreiam na segunda rodada. Ketleyn Quadros enfrenta a atleta do Azerbaijão, Kifayat Gasimova (#20 WRL), já Rafaela Silva (#26 WRL) pega a vencedora da luta entre a francesa Cindy Huber e a húngara Ivelina Ilieva.

Na categoria -81kg o Brasil será representado por um único atleta. Nacif Elias (#19 WRL) estreia na terceira rodada enfrentado o vencedor da eliminatória 43. Ele pode pegar o turco Ahmet Sari, o japonês Yuki Haruyama ou o colombiano Pedro Castro. O japonês e o colombiano fazem o duelo da primeira rodada. O vencedor pega o turco na segunda rodada. Daí sairá o adversário do brasileiro na terceira rodada.

Na categoria -63kg, Camila Minakawa (#30 WRL) estreia na segunda rodada enfrentando a búlgara Elena Grigorova, já Mariana Silva (#29 WRL) enfrenta a alemã Martyna Trajdos.

Na categoria -70kg, Maria Portela (#28 WRL) enfrenta na primeira rodada a atleta da Letônia Evija Pukite.

No -100kg, o Brasil conta com uma grande ausência que é Luciano Correa, que foi operado nesta quinta-feira para reconstrução dos ligamentos que ligam a clavícula e a escápula. Nesta categoria o Brasil será representado pelo atleta Leonardo Leite (#18 WRL), que estreia na segunda rodada, enfrentando o vencedor do duelo entre o britânico James Austin e o armênio Hakob Arakelyan.

No +100kg, David Moura enfrenta na segunda rodada o alemão Robert Zimmermann (#28 WRL). Já Rafael Silva (#15 WRL), o Baby, enfrenta também pela segunda rodada o americano Daniel McCormick.

Na categoria +78kg, a atleta Maia Suelem Althemam (#19 WRL) espera na segunda rodada a vencedora do combate entre a turca Gulsah Kocaturk (#13 WRL) e a alemã Zita Notter.

305 homens e 195 mulheres disputam o Gran Prix de Düsseldorf 2011, totalizando 500 atletas.

Veja abaixo a distribuição de atletas por categoria:

Categoría:-60 kg-66 kg-73 kg-81 kg-90 kg-100 kg+100 kg
Competidores:42434350503740
Categoría:-48 kg-52 kg-57 kg-63 kg-70 kg-78 kg+78 kg
Competidores:34273333252122


Distribuição de atletas por continente:

NaçõesCompetidores
União Africana de Judô (AJU):9175
União Européia de Judô (EJU):38237
União Asiática de Judô (JUA):1142
União de Judô da Oceania (OJU):222
Confederação Panamericana de Judô (PJC):824
Total:68500

Clique aqui e confira as chaves completas do GP Düesseldorf 2011

#IPPONNELES - Siga essa onda!!!

Para equatorianos, preparação para lutar pela América começa em Porto Alegre

por FS & AI GFJ 


A escolha por Porto Alegre como local para fazer intercâmbio no Brasil esteve longe de ser um mero acaso para o treinador da seleção do Equador, Tigran Karhanyan. A capital gaúcha foi selecionada cuidadosamente pelo sensei por reunir aspectos que só agregariam a seus comandados, tais como qualidade técnica, infra-estrutura para treinos e um ambiente agradável, mesmo em meio ao calor do verão gaúcho.

Nascido na Armênia e criado na Argentina, Karhanyan inclusive tem cidadania do país vizinho, onde foi técnico da equipe nacional por 11 anos, o professor prepara seus atletas para uma dura missão em 2011: representar bem o Equador no Pan-Americano, em Guayaquil, e nos Jogos Pan-Americanos, no México. A fase inicial desse trabalho ocorre até 28 de fevereiro, em solo gaúcho. O grupo, além de treinar, participou da 8ª Copa Tramandaí, conquistando três medalhas de ouro.

Durante uma sessão de treinamentos na Sogipa, Tigran Karhanyan, faixa vermelho 6º Dan, conversou rapidamente com a assessoria de imprensa da Federação Gaúcha de Judô destacou as principais características do judô gaúcho.

“Os atletas que treinam aqui são técnicos e têm muito ritmo. É um ritmo que combina um estilo combativo, com alta frequência de ataques, o que não é tradicional em todo o Brasil. E aqui, além disso, há uma diversidade sadia para os treinamentos”, disse.

Ele ainda destacou a importância do intercambio.

“O intercâmbio é algo muito importante para o crescimento de qualquer atleta. Aqui há judocas já com uma história no esporte, assim como judocas que ainda estão crescendo e desenvolvendo seu potencial. Então, estando com vocês, nós crescemos também”, declarou.