quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Humildade no tatame

PROJETO LUTA PELA VIDA



Clique para Ampliar
Samuel Lima (no destaque) trabalhou forte, ontem, na Academia Black Belt, com apoio do irmão Lucas, no fechamento dos preparativos para a seletiva da CBJ, em Brasília

FOTO: THIAGO GASPAR

O projeto beneficia os estudantes das escolas públicas e oferece aulas de judô, jiu-jítsu, de muay thai e taekwondo

Uma galera cheia de disposição, a maioria na faixa entre 8 e 16 anos, alunos de escolas públicas e de famílias carentes, diariamente "rala" cerca de duas horas no tatame da Academia Black Belt (Rua Vinícius de Morais, 3 - São Gerardo) aprendendo técnicas do jiu-jitsu, karatê, judô, muay thai e taekwondo.

Eles fazem parte do projeto Associação Desportiva Luta pela Vida, que é comandado pelo professor João Luís Nogueira, personagem pouco conhecido no universo das artes marciais, mas apelidado de Andrezinho, que é fera das lutas de MMA.

"Além das artes marciais, o projeto oferece aos alunos aulas de recreação e cidadania, incluindo temas como afetividade, solidariedade, respeito, companheirismo", completa Andrezinho, como é conhecido.

Projeto órfão

Mas o caráter social do projeto tocado por Andrezinho, tendo como coadjuvantes os professores Emanuel Marrom, Antônio Mendes, Antônio Júnior e Afrânio, enfrenta percalços comuns a trabalhos dessa envergadura.

"Nosso projeto carece de apoio dos órgãos governamentais e das empresas privadas. E a continuidade, a sobrevivência da Associação Esportiva Luta pela Vida, criada há três anos, se deve às contribuições de alunos que recebem aulas particulares", lamentou Andrezinho.

Satisfação

Mas os problemas do dia a dia foram relevados quando o mentor do projeto Luta pela Vida ratificou a ida do atleta Samuel Ricardo Souza de Lima para a seletiva da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) em Brasília.

"Realmente fiquei satisfeito com a viagem do Samuel para Brasília, onde participará da seletiva da CBJ para escolher os judocas das categorias Sub 17 e Sub 20 que estarão na próxima edição do Pan-Americano".

Quase um "ninja", como disse Andrezinho, pois é faixa marrom no judô, faixa azul no jiu-jítsu e muay thai e faixa verde no karatê, Samuel Ricardo, que segue hoje para o Distrito Federal, se disse preparado para "o que der e vier" na seletiva da CBJ, que acontecerá em Taguatinga.

"Trabalhei forte para a seletiva da CBJ", afirmou Samuel, que há cinco anos faz parte do projeto Luta pela Vida, "mas pretendo me tornar lutador de MMA", completou o aluno do 3º ano da Escola Cláudio Martins, localizada no Monte Castelo.

Os campeões da seletiva da CBJ, que acontece no fim de semana (5 e 6/02), integrarão as seleções de base da entidade. Samuel luta no domingo (6).

MOACIR FÉLIX
REPÓRTER
DIÁRIO DO NORDESTE

Jogo online de Judô


Online Judo Fighting



Online Judo Fighting é um jogo gratuito online. Ele se baseia em estratégias de combate levando em conta a pontuação (resultado), energia demandada para aplicação da técnica, força, potência e tempo de aplicação da técnica através de cards onde você vai acumulando ao mudar de faixa e vencer torneios. Estas estratégias podem ser mudadas de acordo com a preferência do jogador. Torne-se um judoca e venha competir com milhares de outros jogadores de todo mundo.

Disciplina, paciência, perseverança são suas características mais importantes quando você estiver no ranking mundial rumo ao topo,  e quando isso acontecer, você terá um grande nome.

Você está pronto?

Cadastre-se agora de graça e mostre o seu talento como um atleta ou uma atleta de judô!

Novas informações da seletiva nacional Sub 17 e Sub 20


Neste fim de semana, a nova geração do judô brasileiro se encontra na capital federal em busca de vagas na seleção das categorias de base. A cidade satélite de Taguatinga (DF) recebe, nos dias 5 e 6 de fevereiro, a seletiva nacional aberta Sub 17 e Sub 20. São esperados mais de 800 judocas.

A Confederação Brasileira de Judô informa que é obrigatória a apresentação do atestado médico individual ou coletivo no ato do credenciamento (confirmação de inscrição enviada pela Federação), assim como a apresentação da carteira da Federação Estadual ou RG. Além disso, os atletas deverão estar munidos de seus documentos pessoais (RG, CPF, Passaporte, etc) e dos dados de seus técnicos (Nome, Telefone, E-mail, etc) uma vez que os classificados entre o 1º e o 4º lugar preencherão a Ficha Cadastral do Atleta. O formulário modelo a ser preenchido está disponível no arquivo em PDF abaixo.

A programação oficial do evento também pode ser acessada através de arquivo PDF.

Arquivos Relacionados

FONTE: NOTÍCIAS CBJ