sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Principais judocas brasileiros entram na disputa do Grand Slam de Paris 2011

Thaís Maia - Superesportes

CBJ/Divulgação
Judoca piauiense Sarah Menezes, de 48 kg, é a quinta no ranking do Grand Slam
O Brasil chega à 40ª edição do Grand Slam de Paris, com os melhores atletas nacionais do Judô, como Sarah Menezes (48kg), Erika Miranda (52kg), Mayra Aguiar (78kg), Leandro Cunha (66kg), Tiago Camilo (90kg), Luciano Correa (100kg) e Daniel Hernandes (+100kg), todos já medalhistas em Grand Slams e Mundiais do ano passado.

O Grand Slam começa neste sábado, às 6h no horário de Brasília, e vale pontos para o ranking mundial e para a tão desejada classificação olímpica. A equipe brasileira entra na competição que terá sua edição mais concorrida de todos os tempos: serão 521 judocas de 81 países.

Esta é a primeira competição em que entram os recursos do novo pacote de investimentos da Confederação Brasileira de Judô, visando aos Jogos Olímpicos de Londres em 2012, em que R$ 2,5 milhões foram destinados à preparação da equipe.

A piauiense e atleta brasileira mais bem ranqueada na competição, com a quinta posição, Sarah Menezes faz sua última competição antes de descansar por um mês. A peso ligeiro (48kg), bronze no Mundial 2010, no Grand Slam de Tóquio 2010 e no Masters de Baku 2011, enfrenta a colombiana Luz Alvarez na primeira rodada, já neste sábado.

"Tive uma séria lesão no dedo em dezembro e não fiz minha melhor preparação para Paris. Diferentemente de 2010, quando fiquei em quinto, vou usar mais a tática do que o preparo físico", afirma a atleta. 

No mesmo dia, a brasiliense Erika Miranda (52kg) luta com a chinesa Cancan He. Erika é a décima colocada no ranking mundial, depois do quinto lugar no Campeonato Mundial de Tóquio, além do bronze no Grand Slam do Rio de Janeiro 2009.

O único representante masculino no primeiro dia em Paris, Leandro Cunha foi vice-campeão mundial dos meio-leves (66kg) em 2010. O judoca paulista, que já foi medalha de prata em Paris em 2007, ocupa o décimo lugar no ranking olímpico.Sua primeira luta será contra o vencedor do embate entre os judocas Pierre Duprat (FRA) e Antii Rintamaki (FIN), na primeira rodada.

Já neste domingo, outros quatro brasileiros sobem aos tatames no Palácio de Esportes
de Bercy. Mayra Aguiar (78kg) luta contra Jennifer Kuijpers (HOL), Tiago Camilo (90kG) pega o vencedor na chave. No meio pesado, Luciano Correa encara o vencedor de Cyrille Marret (FRA) e Cristian Schmidt (ARG) e o peso pesado Daniel Hernandes enfrenta Abubakr Rakhamanov (TJK).

Na competição em Paris de 2010, o Brasil conquistou duas medalhas e três quintos lugares com Leandro Guilheiro (ouro, 81kg). Além disso, Tiago Camilo (bronze, 90kg) e Sarah Menezes (48kg), Erika Miranda (52kg) e Luciano Correa (100kg) terminaram na quinta posição.

Sogipa envia 11 atletas para a seletiva nacional sub-17e sub-20


por FS & AI Sogipa 
Neste final de semana, a nova geração do judô brasileiro se encontra na Capital Federal em busca de vagas nas seleções brasileiras de categorias de base. A cidade satélite de Taguatinga (DF) recebe, nos dias 5 e 6 de fevereiro, a seletiva nacional aberta sub-17 e sub-20. São esperados mais de 800 judocas, entre estes, onze oriundos da equipe Oi/Sogipa.

Os seguintes atletas formarão a equipe sogipana: Gabriel Killes Coelho (juvenil, -60kg), Marcelo Braga Junior (juvenil, -50kg), Manoela Braga (juvenil e juniorm -63kg), Mariana Braga (juvenil e junior, -57kg), Alexia Castilhos (juvenil e junior, -52kg), Eduardo Quadros (junior, -66kg), Leonardo Medeiros (junior, -55kg), Afonso Baldigem (junior, -66kg), Lucas Pascal (junior, 81kg), Dione Lima (junior, -63kg) e Marcelo Pernoncine (junior, -73kg). Os judocas serão acompanhados pelos treinadores da equipe Oi/Sogipa de judô, Antônio Carlos Pereira, o Kiko, e Daniel Pires.

Veja as chaves do Grand Slam de Paris de 2011





Competição terá recorde de 521 judocas de 81 países. Baixe o documento com as chaves.


Arquivos relacionados
IJF Grand Slam Paris 2011 - contest sheet.pdf

Brasil disputa o maior GS de Paris de todos os tempos


A patir deste sábado (5/2), o melhor do judô mundial estará em Paris para a disputa da mais tradicional e glamourosa competição da modalidade: o Grand Slam de Paris, que comemora sua 40a edição em 2011 com recorde de participantes. Serão 521 judocas de 81 países, o maior contingente de atletas em um torneio de judô, excluindo-se os Campeonatos Mundiais. O Brasil terá sua “Tropa de Elite” em ação, com Sarah Menezes (48kg), Erika Miranda (52kg), Mayra Aguiar (78kg), Leandro Cunha (66kg), Tiago Camilo (90kg), Luciano Correa (100kg) e Daniel Hernandes (+100kg), todos ganhadores de medalhas em Grand Slams e Mundiais em 2010. A competição começa às 9h (6h de Brasília), com a fase final a partir de 16h (13h de Brasília). O Grand Slam de Paris vale pontos para o ranking mundial e de classificação olímpica.

Essa é a primeira competição do novo pacote de investimentos da Confederação Brasileira de Judô visando aos Jogos Olímpicos de Londres 2012, em que R$ 2,5 milhões serão destinados à preparação da equipe.

“Direcionamos direcionar recursos para Grand Slam para os atletas com chances reais de medalhas. Os demais participarão de outras competições válidas pelo ranking, como Grand Prix e Copa do Mundo", diz o coordenador técnico internacional da CBJ, Ney Wilson. "Apresentamos  em janeiro aos atletas um plano individualizado para cada um deles, levando em conta a performance em 2010, não apenas no que se refere aos resultados em competições, mas interagindo com as diversas áreas técnicas como medicina, nutrição, fisioterapia, estrategismo, psicologia, etc. Fizemos um raio-x minucioso de cada atleta que defendeu o Brasil este ano e a partir desses dados que vamos estabelecemos as prioridades para 2011", completou o coordenador, lembrando que na última temporada os atletas do Brasil (categoria sênior) subiram ao pódio 113 vezes em competições internacionais (34 ouros, 28 pratas e 51 bronzes). A estatística leva em conta todas as competições oficiais com participação da Confederação Brasileira de Judô, como etapas do circuito mundial (Grand Slam, Grand Prix, Copa do Mundo e Campeonato Mundial), Campeonato Pan-Americano e Jogos Sul-Americanos.

Atleta brasileira mais bem ranqueada na competição, a piauiense Sarah Menezes (quinta no ranking) faz sua última competição antes de descansar por um mês. A peso ligeiro, bronze no Mundial 2010, no Grand Slam de Tóquio 2010 e no Masters de Baku 2011 enfrenta a colombiana Luz Alvarez na primeira rodada.

“Tive uma séria lesão no dedo em dezembro e não fiz minha melhor preparação para Paris. Diferentemente de 2010, quando fiquei em quinto, vou usar mais a tática do que o preparo físico”, diz Sarah.

Também neste sábado, a brasiliense Erika Miranda (52kg) luta com a chinesa Cancan He. Erika é a décima colocada no ranking mundial, depois do quinto lugar no Campeonato Mundial de Tóquio, além do bronze no Grand Slam do Rio de Janeiro 2009.

O único representante masculine no primeiro dia do Grand Slam de Paris é o vice-campeão mundial dos meio-leves (2010) Leandro Cunha. O judoca paulista, que já foi medalha de prata em Paris em 2007, ocupa o décimo lugar no ranking olímpico. Coxinha, como é conhecido, luta contra o vencedor de Pierre Duprat (FRA) e Antii Rintamaki (FIN) na primeira rodada.

“Vai ser diferente lutar em Paris depois da medalha no mundial. Os adversários ao mesmo tempo que me estudaram mais, também devem me respeitar mais”, avalia o judoca, prestes a ser pai de sua primeira filha, que se chamará Vitória.

No domingo (6/2) tem mais quatro brasisleiros nos tatames em no Palácio de Esportes de Bercy: Mayra Aguiar (78kg) luta com Jennifer Kuijpers (NED); Tiago Camilo (90kG) pega o vencedor de Kirill Voprosov (RUS) e Dominique Schrinhofer (AUT) contra Mohamed El Assri (MAR). 50 judocas na chave. No meio pesado, Luciano Correa encara o vencedor de Cyrille Marret (FRA) e Cristian Schmidt (ARG) e o peso pesado Daniel Hernandes enfrenta Abubakr Rakhamanov (TJK).

Em 2010, o Brasil conquistou duas medalhas e três quintos lugares no Grand Slam de Paris com Leandro Guilheiro (ouro, 81kg), Tiago Camilo (bronze, 90kg) e os quintos lugares de Sarah Menezes (48kg), Erika Miranda (52kg) e Luciano Correa (100kg).

Nova geração luta por vagas na Seleção Brasileira

por FS & AI MR Comunicação 

Dez atletas da Associação de Judô Rogério Sampaio, representantes da nova geração do judô brasileiro, entrarão no tatame, nesse final de semana, em Taguatinga, Brasília, com o objetivo de conquistar uma vaga nas Seleções Brasileiras Sub-17 e Sub-20. Entre os santistas do Projeto Judô em Ação destacam-se a campeã pan-americana Sub-17, Beatriz Santos Oliveira, o campeão dos Jogos Estudantis Sul-Americanos, José Victor Romeu Basile; e Raphael Zavarizi Romeu Basile, medalha de bronze no Campeonato Pan-Americano Sub-20. 

“Esse é o meu último ano no Júnior e estou confiante num bom resultado. Fui titular da médio em 2010 e quero agora conquistar novos títulos na meio-pesado”, Rapahel, de 18 anos, que foi submetido a uma cirurgia no pé, há cerca de um mês, e competirá na categoria meio-pesado pela primeira vez.

Depois de brilhar na Sub-17, Beatriz só pensa na vaga para o Campeonato Pan-Americano Sub-20. 

“Classificam-se duas. A primeira vai para o Pan e a segunda para o Sul-Americano. Quero ficar entre as duas e, de preferência, com a primeira colocação. Estou bem tranquila e bem treinada”, diz a judoca de 16 anos.

A tranquilidade de Beatriz contrasta com a ansiedade do jovem José Victor Romeu Basile, de 15 anos, que disputará uma vaga na Sub-17. 

“Estou muito ansioso, mas bem treinado. Sei que tenho chances de me classificar, mas será uma competição difícil porque é a minha primeira seletiva na Sub-17. Quem vencer a Seletiva vai disputar os torneios do Circuito Europeu e tem chances de ir ao Campeonato Pan-Americano e Mundial e eu quero estar lá”, analisa Basile, que é o atual campeão brasileiro regional, vice-campeão paulista, campeão paulista estudantil e campeão dos Jogos Estudantis Brasileiros e Sul-Americanos.

Na Seletiva Sub-17, além de José Victor, a AJ Rogério Sampaio será representada por Karoline Barbeirotti, Gabrielle Dias e Gabriela Bitencourt. Na Sub-20, a equipe santista terá Adriana Souza, Bárbara Silva, Bruno Martins e Caio Melo, além de Raphael Warzee e Beatriz Oliveira.

Gaúchos disputam vagas nas seleções brasileiras sub-17 e sub-20


É de olho em competições internacionais que 30 judocas gaúchos embarcam para Brasília, onde participarão da Seletiva Nacional das categorias sub-17 e sub-20. As disputas, envolvendo centenas de atletas, ocorrerão na cidade satélite de Taguatinga. Os quatro melhores de cada peso garantem presença na equipe brasileira.
O Rio Grande do Sul será representado por competidores que, apesar da pouca idade, já acumulam certa experiência no currículo. Manoela Braga – que semana passada conquistou um lugar na Seleção Brasileira sênior – é uma. Com 15 anos, ela vai lutar as duas seletivas. Alessandro Pereira, José Lucas Clossi, Giovani Góes e Camila Barreto são outros exemplos. Todos já têm em seu currículo conquistas nacionais ou internacionais.
Para chegar bem preparados à Seletiva, a Federação Gaúcha de Judô organizou quatro treinamentos com o grupo ao longo de janeiro. Além desses, os atletas também realizaram atividades específicas em seus respectivos clubes. A programação motiva o coordenador de equipes da FGJ e técnico da Kiai, Douglas Potrich: “Nossa pré-temporada foi muito bem aproveitada, nenhuma lesão e com qualidade, aguardamos o reflexo disso com bons resultados”.
“Estamos bastante confiantes de um resultado positivo. É uma seletiva muito difícil onde estão os melhores judocas do País destas classes buscando as vagas, mas temos a convicção que nossos atletas estão muito bem nos aspectos técnicos, físico, tático e psicológico”, acrescenta Douglas.
Os classificados na seletiva de Taguatinga participarão de treinamentos de campo no Brasil e no Exterior, dos torneios em Bremer e Thuringia, na Alemanha, European Cup. Além disso, também garantem presença nas seletivas finais dos campeonatos mundiais e Pan-Americanos.

-- 

Tiago Medina
Assessoria de Imprensa - FGJ

CT de Judô será realidade

Nos planos também está incluída a construção de Centro Olímpico de Tênis de Mesa

Rodrigo Barone
Jornal Mogi News
Guilherme Berti
Centro de Treinamento de Judô será construído nas proximidades do Ginásio Municipal de Esportes, localizado no bairro Mogilar
Mogi das Cruzes está prestes a ter um Centro de Treinamento de Judô (CTJ). A informação é dos vereadores envolvidos na instalação do projeto, Jean Lopes (PC do B), Pedro Komura (PSDB), e do secretário municipal de Esporte e Lazer, Nilo Guimarães. O projeto é do ano passado e os vereadores estão dando continuidade no pedido junto ao Ministério dos Esportes para que Mogi seja beneficiada com a construção do CTJ. A notícia de que a cidade ganharia um Centro de Treinamento de Judô de alto rendimento foi divulgada com exclusividade na coluna Bola de Papel do jornalista Alexandre Barreira.

"Estamos nas tratativas do projeto. A questão positiva é que o Ministério dos Esportes está observando onde estão os potenciais esportivos no Brasil, visando as Olimpíadas de 2016 e Mogi tem tradição no judô", explicou Lopes.

Segundo o vereador, entre o final de fevereiro e começo de março, a Prefeitura de Mogi provavelmente terá uma resposta em relação ao assunto. "Falta o Governo Federal terminar o planejamento dos investimentos que devem ser feitos e passar para a Prefeitura de Mogi", adiantou. 

O secretário Nilo Guimarães afirmou que a construção do Centro de Treinamento de Judô está praticamente garantida e será em torno do Ginásio Municipal de Esportes Professor Hugo Ramos, no Mogilar. "Apesar de estar praticamente garantida, ainda existem algumas situações a serem acertadas. Mas trata-se de um CT nacional, onde teremos treinos da seleção brasileira, cursos de aperfeiçoamento da modalidade, oito arenas de lutas e alojamento", disse Guimarães. 

O secretário acredita que os atletas de base do judô mogiano, comandados por Paulino Namie e Yoshio Kimura, seriam os comandantes deste projeto. "Caso o programa seja concretizado, os judocas mogianos terão local para treinar com toda a infraestrutura desejada. Namie e Kimura já têm ótima ligação com a Confederação Brasileira de Judô [CBJ] e com certeza seriam ´os cabeças´ do projeto", explicou Guimarães. 

Decisão

Segundo o secretário, até o começo da próxima semana, a Prefeitura terá um posicionamento sobre a situação. "Se tudo der certo, vamos realizar um evento comemorativo para mais esta vitória do esporte de Mogi", finalizou.

Governador viaja à França para homenagem à Bahia e vice assume interinamente


O governador também vai acompanhar a etapa francesa do Grand Slam do Judô de Paris.


A Bahia será homenageada em Paris, neste sábado (5), pela Federação Internacional de Judô (FIJ) por ter sido escolhida como sede do Campeonato Mundial de Judô por Equipes em 2012. Para receber a homenagem, o governador Jaques Wagner viaja na noite desta quinta-feira (3) para a França e retorna nesta segunda-feira (7). Neste período, o vice-governador Otto Alencar assume o cargo interinamente.

O governador também vai acompanhar a etapa francesa do Grand Slam do Judô de Paris, que começa nesta sexta-feira (4) e vai até domingo (7), no Palácio Multidesportos – Paris Bercy.
Salvador concorreu com as cidades de Londres (Inglaterra), Amsterdã (Holanda) e Dubai (Emirados Árabes). A defesa da candidatura da capital baiana foi feita em Tóquio pelo Governo do Estado, em setembro passado, durante reunião com o comitê executivo da FIJ.
Em julho do ano passado, Salvador sediou as lutas pelas semifinais e final da 1ª Copa do Mundo de Judô por Equipes. O evento que aconteceu no Centro de Convenções da Bahia, na Boca do Rio, teve a participação de judocas de oito seleções: Brasil, Japão, Coréia do Sul, França, Itália, Espanha, Portugal e Grã-Bretanha.

Além do Campeonato Mundial de Judô, a Bahia deverá sediar a Copa do Mundo de Judô por Equipes (2010 e 2011); a Copa do Mundo de Futebol (2014); os jogos de futebol masculino e feminino das Olimpíadas Rio 2016, e a Copa das Confederações da Fifa (2013).

Em breve, o estado ganhará o Centro Internacional de Treinamento de Judô, com previsão de ser construído no município de Lauro de Freitas, na Região Metropolitana de Salvador.

Fonte: Agecom