quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Sogipanas viajam à Europa em busca de pontos no ranking mundial


Taciana Rezende de Lima e Maria Portela, judocas da equipe Oi/Sogipa, embarcam nesta quinta-feira para a Europa, onde juntam-se à Seleção Brasileira que irá disputar uma série de competições do calendário mundial. 

Nas próximas semanas, elas irão participar das Copas do Mundo de Viena e de Praga e do Grand Prix de Dusseldorf. A estreia no circuito é em Viena, já neste final de semana (dias 12 e 13).

O objetivo de ambas é continuar somando pontos no ranking da Federação Internacional de Judô (FIJ), principal critério para a formação da equipe brasileira nos Jogos Olímpicos de Londres.

“Cada competição é importante nessa corrida pela vaga em Londres. Temos três importantes competições, três possibilidades de somar mais alguns pontinhos no ranking”, observa Taciana, da categoria ligeiro (-48 kg). 

Maria Portela, que transferiu-se para Porto Alegre em janeiro, tentará sua primeira medalha representando o novo clube.

“Apesar do pouco tempo de trabalho na Sogipa, foi possível perceber uma aceleração do rendimento”, disse a atleta, que luta na categoria médio (-70 kg).

- Mayra Aguiar 

Depois de conquistar a medalha de bronze no Grand Slam de Paris, no último domingo, a judoca sogipana voltou ao Brasil para submeter-se a uma pequena cirurgia para correção das vias respiratórias. Em duas semanas, ela volta a treinar normalmente. O procedimento será realizado nesta sexta-feira, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

TV Record mostra reportagem sobre judocas brasileiros em Paris


O correspondente da Rede Record na Europa, Mauro Tagliaferri, acompanhou os dois dias de competição no Grand Slam de Paris. Mais do que isso: permaneceu na capital francesa para fazer o primeiro dia de treinamentos no Instituto do Judô. Veja a reportagem.

FIJ divulga novo ranking mundial depois do Grand Slam de Paris 2011



A Federação Internacional de Judô divulgou, nesta quarta-feira, o novo ranking mundial atualizado com os resultados do Grand Slam de Paris 2011. Além de somar os pontos obtidos na competição do último final de semana, a nova lista leva em conta ainda o descarte de 50% do valor dos pontos ganhos no Grand Slam de 2010.

Mayra Aguiar, bronze em Paris 2011, subiu do oitavo para o sétimo lugar. Os demais todos brasileiros que lutaram em Bercy mantiveram suas posições no ranking: Sarah Menezes (5), Erika Miranda (10), Leandro Cunha (10), Tiago Camilo (8) e Daniel Hernandes (13). Luciano Correa passou da sétima para a oitava posição, apesar de ter conquistado o mesmo quinto lugar no torneio que em 2010.

Mesmo com a redução de 50% dos pontos e sem ter lutado em Paris esse ano, o meio-médio Leandro Guilheiro manteve a vice-liderança da categoria e  segue sendo o brasileiro mais bem colocado na classificação mundial.

Baixe o arquivo completo.

Campeonato Mundial 2011 - Ingressos e pacotes às venda!

Se você quer torcer pela Seleção Brasileira e ver de perto os principais nomes do judô mundial em ação chegou a hora: já estão à venda ingressos para o Campeonato Mundial 2011, em Paris. 

A competição será de 23 a 28 de agosto, em Bercy, mesmo local do tradicional Torneio de Paris. De 23 a 27 serão disputadas as categorias individuais e, no dia 28, acontecem os combates por equipes.

Em anexo os documentos oficiais da Federação Francesa de Judô com informação sobre venda de ingressos e pacotes de hospedagem. Há preços especiais para grupos de mais de 15 pessoas.

Vamos pintar Bercy de verde e amarelo e ver mais uma grande atuação do judô brasileiro!

ARQUIVOS RELACIONADOS

FONTE: NOTÍCIAS CBJ

Bolsa Atleta 2011 - Eventos oficiais

O documento em anexo contém informações detalhadas sobre os eventos oficiais para qualificação de atletas no programa Bolsa Atleta 2011 nos níveis "Nacional", "Sul-Americano", "Pan-Americano", "Mundial" e "Base". Confira.

ARQUIVOS RELACIONADOS

Regulamento para Exame e Outorga de Faixa

Confira o Regulamento para Exame e Outorga de Faixa, elaborado pelo Conselho Nacional de Graduação da Confederação Brasileira de Judô. Solicitamos a todos sua aplicação imediata.

ARQUIVOS RELACIONADOS

São Caetano recontrata 400 dos atletas dispensados


Menos de um mês depois de anunciar a dispensa de 720 atletas devido ao corte de R$ 1 milhão no orçamento, a prefeitura de São Caetano Sul (SP) vai recontratar 400 deles. As modalidades que serão reincorporadas pelo município ainda não foram totalmente definidas pela Secretaria de Esportes e Turismo do município.
A oficialização será feita até o fim da próxima semana, segundo informou o secretário de esportes e turismo da cidade, Mauro Chekin.
"Teremos uma reunião para acertar os detalhes. Mas não posso adiantar nada para não jogar um balde de água fria em muita gente que pretende continuar", afirmou Chekin.
Afetada pela diminuição de verba, a equipe de judô não mais será extinta, mas perderá atletas importantes, como Carlos Honorato e Alexandre Lee.
A jovem Flávia Gomes, medalhista de prata na Olimpíada da Juventude, em Cingapura, já acertou com o Pinheiros.
"O judô não acabará, mas ficaremos com uma equipe bem mais modesta, com atletas novos. Nosso projeto será mais voltado para a base", disse o coordenador da modalidade Mário Tsutsui.
Ele afirmou também que Edinanci Silva já manifestou o desejo de seguir na cidade, mesmo com um salário menor do que o atual.
Quem também está em compasso de espera é o lutador de taekwondo Diogo Silva, que mantém um projeto para a revelação de atletas em um clube do município.
As únicas modalidades que não sofreram nenhum tipo de corte foram a ginástica artística, futsal e atletismo, que também recebem verba de outros patrocinadores.
Lancepress!

Copa do Mundo será disputada em março

Competição está previamente agendada para os dias 18 a 22 do próximo mês no Ginásio Municipal "Professor Hugo Ramos", no bairro Mogilar
Rodrigo Barone
Jornal Mogi News
Guilherme Berti
Nilo deve confirmar evento
Mogi das Cruzes será palco de um inédito megaevento esportivo entre os dias 18 e 20 de março. Trata-se da Copa do Mundo de Judô, que será realizada pela primeira vez na cidade, provavelmente no Ginásio Municipal Professor Hugo Ramos, no Mogilar. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Esporte e Lazer, Nilo Guimarães, que não deu mais detalhes sobre o evento. "Não posso passar as informações agora porque o pessoal da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) está na França, mas até sexta-feira terei tudo resolvido", resumiu o secretário.

O treinador da equipe Smel/Palmeiras, Paulino Namie, foi pego de surpresa quando a reportagem do Mogi News perguntou sobre a Copa do Mundo de Judô, em Mogi. "Acho excelente, não poderia ter recebido uma notícia melhor. Este evento com certeza vai motivar os judocas de Mogi, difundir a modalidade e atrair mais praticantes para a cidade", disse Namie, que nem se recorda a última vez que Mogi sediou um evento de judô de grande expressão. "Faz muito tempo que Mogi não sedia um Campeonato Paulista ou Brasileiro, nem me lembro quando foi. Trazer uma Copa do Mundo para a cidade será fantástico", comentou Namie, que acredita que a partir deste Mundial a Confederação Brasileira de Judô deverá trazer mais torneios para Mogi, como Estadual e Brasileiro.

No Mundial do ano passado, em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, o Japão sagrou-se campeão e, segundo Namie, a delegação japonesa deve vir com muita força novamente. "O Japão é muito forte, assim como a Coréia do Sul, que vê para ganhar. Infelizmente, a seleção brasileira não conta com nenhum mogiano, mas geralmente também briga para ser campeã".

O delegado regional da região central de judô, Joji Kimura, considera que a repercussão do evento será muito positiva para Mogi, que se tornará conhecida para muito brasileiros. "Além de difundir a modalidade para as crianças de Mogi e região, o evento será uma ferramenta interessante para massificar o judô. Mogi será conhecida em todo Brasil, porque sei que a divulgação de uma Copa do Mundo é feita de maneira massiva nos jornais e TV´s", disse Kimura.

Brasil participa de super treinamento em Paris



O Brasil está representado em um dos maiores treinamentos de alto nível de judô: o Training Camp de Paris. Organizado pela Federação Francesa de Judô, o treino reúne cerca de 500 atletas, muitos deles medalhistas olímpicos e mundiais, de mais de 50 países no Instituto do Judô, na Porte de Chatillon, na capital francesa.
"É incrível esse treinamento. Oito áreas lotadas de atletas. Em cada sessão - masculino e feminino - há dois grupos para treinar. Os franceses realmente amam judo e sabem organizar esse treino", elogia o inglês Neil Adams, vice-campeão olímpico em 1980 e 1984 e atualmente treinador da equipe Belga.


Os treinos, em dois períodos, são separados entre feminino e masculino. O Brasil conta com as presenças de Erika Miranda, Leandro Cunha, Tiago Camilo, Luciano Correa e Daniel Hernandes, além de Victor Penalber, do Time Rio. Os judocas ficam em Paris até quinta-feira, quando seguem para as Copas do Mundo de Viena e Budapeste. Os técnicos Rosicleia Campos e Luiz Shinohara acompanham a equipe, além do fisioterapeuta Julio Barrichello.

"O objetivo de a Erika ter ficado é aumentar o número de entradas dela dentro do tempo padrão de luta. Ela tem demorado muito para aplicar os golpes, mesmo estando com a pegada melhor. Como não há outras meninas do Brasil, essa atenção total e individualizada é boa para trabalhar os detalhes em cima das necessidades individuais dela e em relação a suas adversárias diretas", explica a técnica da equipe feminina, Rosicleia Campos. "A Erika até brincou com a Sarah e a Mayra, que foram embora depois do Grand Slam, que ela teria a Rosi só para ela!", completa a treinadora.