sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Mundial de Judô será teste para disputa por equipes no Rio 2016

Competição que será realizada em Salvador no próximo mês servirá de vitrine para campanha de inclusão do novo torneio no programa olímpico


Por SporTV.comLausanne, Suíça

Para Vizer, Mundial de Salvador é oportunidade ideal para campanha olímpica (Foto: Divulgação)
Marius Vizer, presidente da Federação Internacioal de Judô (FIJ), decidiu intensificar a campanha pela inclusão do Judô por equipes no programa Olímpico. O autríaco acredita que a 9ª edição do Mundial por Equipes, que será disputada em Salvador entre os dias 27 de outubro e 4 de novembro, servirá como vitrine para mostrar o potencial olímpico da modalidade.

O Brasil não foi escolhido para sediar o Mundial por acaso. Daqui a quatro anos, o Rio receberá os próximos Jogos Olímpicos e esperamos que o torneio de judô por equipes esteja presente lá - disse o austríaco, que preside a entidade desde 2007.
Integrado às Olimpíadas desde 1964, o judô é disputado apenas individualmente no evento. Há somente um ranking informal de países com mais medalhas. Segundo Vizer, o formato de competição que será visto na Bahia é o mesmo apresentado ao Comitê Olímpico Internacional (COI) para fazer parte dos Jogos. O Mundial, que contará com a participação de mais de mil atletas, será disputado por 16 países, representados por equipes masculinas e femininas.
- O COI se mostrou muito receptivo à ideia após a realização do Mundial do ano passado, em Paris. Nós acreditamos que o torneio por equipes está totalmente sintonizado com o espírito olímpico - afirmou Vladimir Barta, diretor de esportes da FIJ.
O Mundial por Equipes foi realizado pela primeira vez em 1994, também em Paris. O Brasil terminou em segundo lugar por quatro vezes: em 1998 (Bielorrússia), 2007 (China), 2010 (Turquia) e 2011 (França). O país também conquistou um terceiro lugar, em 2008 (Japão). Realizado pela primeira vez em território brasileiro, o Mundial de 2012 será disputado no Parque de Exposições de Salvador.
Donos da casa, os franceses levaram o título do Mundial por Equipes em 2011 (Foto: AP)
Donos da casa, os franceses levaram o título do Mundial por Equipes em 2011 (Foto: AP)