segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Pessanha tenta classificação olímpica em Grand Slam de judô

Hugo Pessanha quer somar pontos em competições para disputar Jogos de Londres em 2012. Foto: Márcio Rodrigues/Fotocom.net/Divulgação
Hugo Pessanha quer somar pontos em competições para disputar Jogos de Londres em 2012Foto: Márcio Rodrigues/Fotocom.net/Divulgação


No último domingo, o judoca Hugo Pessanha venceu o evento-teste para as Olimpíadas de Londres 2012 na categoria até 90 kg. Mal o torneio terminou e o brasileiro já pensa em novas conquistas, mas desta vez o foco será o Grand Slam de Tóquio, no Japão, nos próximos dias 11 e 12, que dará pontos para o ranking mundial da modalidade.
"Estou muito feliz com o resultado do evento-teste. Estar onde serão as disputas no ano que vem é estusiasmante. Agora é focar no Grand Slam de Tóquio, que é a minha próxima competição, e dessa vez valendo pontos para o ranking. Mais do nunca vou lutar por essa vaga olímpica", afirmou Pessanha. A competição foi realizada no centro de Conferência Excel, em Docklands, Londres, local das disputas de judô nos Jogos Olímpicos.
Apesar de ter participado do evento-teste, o brasileiro ainda não está garantido nas Olimpíadas e precisa somar pontos junto à Federação Internacional de Judô (FIJ), que definirá quem serão os representantes de cada país em Londres.
Na competição de Tóquio, ouro, prata e bronze valem, respectivamente, 300, 180 e 120 pontos. E esta não será a única competição que Hugo Pessanha participará. Do Japão, o atleta viaja direto à China, onde acontece o Grand Prix do Quingdao.
"Três competições seguidas são cansativas sim, mas eu estou muito bem fisicamente e totalmente preparado para enfrentar essa maratona. A vontade de levar esses pontos para casa supera qualquer cansaço ou dificuldade", afirmou o judoca.
Gazeta Esportiva

Campeonato Panamericano de Judô reuniu atletas de seis países no Centro Desportivo Municipal

Por Mayura Leal
Fotos: João Vilnei
Mais uma vez a cidade se consolida no cenário desportivo nacional e internacional, com a realização de importantes eventos esportivos. Atletas de pelo menos seis países e de diferentes estados do Brasil marcaram presença no Campeonato Panamericano Sênior de Judô e na Copa Panamericana Dangai, que aconteceram neste sábado (3) e domingo (4), no Centro Desportivo Municipal (CDM). Pela primeira vez no Rio Grande do Sul, a competição reuniu nomes reconhecidos na modalidade, como Thiago Massena, Igor Mafaldo e Marcion Silva (masculino), além de Gildriene Petry, Giana Lemos e Márcia Lencina (feminino).

O público que acompanhou os embates pode vivenciar momentos emocionantes nos tatames. Em apenas cinco minutos de cada luta, os competidores mostraram técnica e habilidade. No sábado (3), às 8h, aconteceu a abertura oficial do
 Campeonato. Os confrontos do Panamericano Sênior iniciaram à tarde e a premiação ocorreu às 19h30. Receberam medalhas os três primeiros colocados em cada categoria (premiação olímpica – dois terceiros colocados por categoria de peso).

Já no domingo o judô seguiu sendo destaque no CDM, com as disputas da Copa Panamericana de
 Dangai. A entrada para assistir as lutas foi gratuita. O Campeonato Panamericano Sênior de Judô 2011 é um evento oficial da União Panamericana de Judô, promovido pela Liga RS de Judô e organizado pela Ong Mutação e contou com
 o apoio da Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Município de Juventude, Esportes, Lazer, Idoso e Criança.

Delegações
Delegações de vários estados do Brasil (RS, SC, PR, RJ, DF, PE, SP, MG), da Argentina, do Uruguai, do Chile, da Venezuela, da República Dominicana e Espanha participaram do Campeonato no CDM.

Categorias
CATEGORIA MASCULINO - FEMININO
SUPER LIGEIRO - 55 KG - 44 KG
LIGEIRO - 60 KG - 48 KG
MEIO LEVE - 66 KG - 52 KG
LEVE -73 KG - 57 KG
MEIO MÉDIO - 81 KG - 63 KG
MÉDIO -90 KG - 70 KG
MEIO PESADO - 100 KG - 78 KG
PESADO +100 KG + 78 KG
 

CAMPEONATO PAN-AMERICANO SÊNIOR 2011
RESULTADO GERAL
1º BRASIL
2º ARGENTINA
3º CHILE
3º URUGUAI

RESULTADO POR EQUIPE MASCULINO
1º BRASIL - SM
2º BRASIL - RS
3º BRASIL - PE/MG
3º BRASIL - SC/MT

RESULTADO POR EQUIPE FEMININO
1º BRASIL - RS
2º BRASIL - PE


INDIVIDUAL MASCULINO
SUPER-LIGEIRO (-55KG)
LION FERREIRA (BRASIL - PE)

LIGEIRO (-60KG)
ADALBERTO TRIGUEIRO (BRASIL-RS)

MEIO-LEVE (-66KG)
ALEX DA SILVA (BRASIL-RJ)

LEVE (-73KG)
DIEGO DA SILVA (BRASIL-MT)

MEIO-MÉDIO (-81KG)
THIAGO MASSENA (BRASIL-RS-SM)

MÉDIO (-90KG)
GLEYSON MAIOR (BRASIL-RS-SM)

MEIO-PESADO (-100KG)
IGOR MAFALDO (BRASIL-RS-SM)

PESADO (+100KG)
MARCION SILVA (BRASIL-RS-SM)


INDIVIDUAL FEMININO
SUPER-LIGEIRO (-44KG)
RITA DE KASSIA (BRASIL - PE)

LIGEIRO (-48KG)
IANKA ROCHA (BRASIL-RJ)

MEIO-LEVE (-52KG)
PRISCILA CONCEIÇÃO (BRASIL-RS-SM)

LEVE (-57KG)
PAMELA LACERDA (BRASIL-RS)

MEIO-MÉDIO (-63KG)
GIANA OSÓRIO (BRASIL-RS-SM)

MÉDIO (-70KG)
LIDIANE SIMÕES (BRASIL-RS-SM)

MEIO-PESADO (-78KG)
MARCIA LENCINA (BRASIL-RS-SM)

PESADO (+78KG)
GYLDRYENE CHAVES (BRASIL-RS-SM)