sexta-feira, 29 de junho de 2012

Crianças do Segundo Tempo participam de palestra com judoca medalhista olímpica

Os judocas Hugo Pessanha e Ketleyn Quadros são esperados por cerca de mil estudantes do Programa Segundo Tempo (PST) para uma palestra na cidade mineira de Formiga. O evento está marcado para as 10h30 desta sexta-feira (29.06), na quadra Poliesportiva da Escola Municipal Lídia Braga, no bairro do Rosário. Contemplados pelo Bolsa-Atleta, Hugo e Ketleyn contarão suas trajetórias dentro do judô, desde a escolha pela modalidade até a chegada à seleção brasileira.

“Fiquei feliz com o convite e acho muito importante mostrar, não só para as crianças, mas para a população em si que o esporte pode mudar a vida de uma pessoa”, diz a medalhista de bronze nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, e campeã da etapa de Madri da Copa do Mundo, no ano passado.

Ketleyn adianta que a dinâmica junto à garotada durante a palestra será a de interação, envolvendo perguntas, respostas e muitas brincadeiras. “Não dá para ensinar golpes de judô logo de cara, mas dá para interagir com muita coordenação motora e contar nossa história de vida”, explica.

Natural de Ceilândia, cidade do Distrito Federal, Ketleyn espera que seu depoimento ajude os estudantes do PST a trilhar o caminho do esporte e descobrir a verdadeira vocação. “Comecei aos sete anos de idade, no Sesi. Aprendi natação, corrida e judô, mas descobri somente aos 16 anos, quando me mudei para Belo Horiozonte, que meu forte mesmo era a luta no tatame”, afirma.

Já o carioca Hugo Pessanha, que recentemente conquistou a medalha de prata em sua estreia na categoria -100 kg no Grand Slam do Rio de Janeiro, avalia que a palestra é uma ótima oportunidade de mostrar a força do judô. “Por conta da exposição, o futebol acaba sendo sempre a referência esportiva das crianças. Eventos como esse são importantes para que eles conheçam outras modalidades e vejam que o Brasil também é potência em outros esportes.”

Atividades
O Segundo Tempo na cidade de Formiga é desenvolvido em parceria com a prefeitura municipal e administrado por meio da Secretaria de Educação. O convênio conta com 10 núcleos de atendimento que funcionam em escolas do município – uma delas na zona rural – e em espaços públicos esportivos. As atividades incluem basquete, vôlei, futebol, futsal, handebol e tênis. O judô entra como atividade extracurricular, além de aulas de xadrez e de cinema, passeios ecológicos e visitas a clubes.

“Atendemos a crianças que enfrentam os mais variados problemas, como pais envolvidos com drogas e brigas entre parentes dentro de casa. Outras não moram com os pais e muitas são carentes de afeto”, revela a coordenadora-geral, Luana Cássia Borges Pereira.

A palestra é uma iniciativa do coordenador de núcleo Marcelo Vaz., faixa-preta de judô e faixa marrom de jiu-jitsu, que tem um vasto currículo na área esportiva. Ele é bacharel licenciado em educação física, pós-graduado em treinamento esportivo e mestrando em Gestão Esportiva.

Marcelo acredita que o contato direto com os ídolos é capaz de motivar a busca pelo pódio dos futuros atletas. “Contamos com a parceria local do projeto Eu Ajudô, comandado pelo professor Fabiano Souza, que cedeu 36 metros quadrados de área de tatame. Cada criança ganhou um judôgui (quimono para participar das aulas). Nesse projeto estão 100 estudantes, meus alunos do PST.”

Carla Belizária
Foto: Divulgação/CBJ
Ascom – Ministério do Esporte
Acompanhe as notícias do Ministério do Esporte no Twitter e no Facebook