quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Atletas aprovam os treinos com a nova assistente técnica japonesa

Yuko Nakano corrigiu alguns detalhes técnicos em seu primeiro dia de trabalho


Por ahe!
Do Rio


O Centro Técnico e Administrativo da Confederação Brasileira de Judô, no Rio de Janeiro, recebeu o primeiro treino comandado pela nova assistente técnica da seleção brasileira, Yuko Nakano. Nascida no Japão, a treinadora de 30 anos teve passagem recente pela Inglaterra, onde fez parte da comissão técnica do GB Team para as Olimpíadas de Londres 2012.

O treinamento reuniu 30 atletas das seleções de base e principal do Brasil e que residem no Rio de Janeiro. No programa, com mais de duas horas de duração, foram abordados movimentos básicos, postura, movimento de pés, toques de pés, movimento de punho, noção de tempo, distância e posicionamento, entre outros.

Yuko Nakano contou com tradução simultânea do inglês para português neste primeiro contato com os atletas. Mesmo assim, o idioma não será barreira para os treinos, já que boa parte dos comandos do judô são universais. Mesmo assim, a treinadora se arriscou em palavras como "começar", "trocar" e "atenção".

- O judô brasileiro é muito mais competitivo e evoluído do que na Inglaterra. Não resta dúvidas que trabalhar com estes atletas será um grande desafio, mas não sinto pressão por trabalhar com o país sede das próximas Olimpíadas e com tanta tradição como o Brasil - disse Yuko, que terá em sua atuação o foco nos fundamentos do judô e a metodologia de treinamento.

Para a técnica da seleção feminina, Rosicleia Campos, a vinda de Yuko Nakano para o Brasil ajudará na lapidação dos talentos que surgem na modalidade.

- Ela terá um papel fundamental no aprimoramento das técnicas dos atletas. A essência do judô brasileiro é ser técnico, mas, por conta do grande número de competições, os atletas acabam se preocupando apenas com o resultado e não com a qualidade do golpe - afirmou Rosicleia.

Medalha de bronze no Campeonato Mundial por Equipes de Salvador, Katherine Campos elogiou a vinda da japonesa para trabalhar com a equipe brasileira.

- São detalhes como estes, que ela está passando, que fazem diferença. No meu caso, em particular, preciso melhorar os detalhes dos golpes. Acredito que com o tempo o resultado vai ser muito bom - explicou Katherine.

O peso pesado Ruan Silva, da seleção Sub 21, atuou como atleta de apoio das Olimpíadas de Londres 2012 destacou a importância de investir no treinamento de fundamentos, principalmente na base.

- Todos nós que ainda somos da seleção de base temos que melhorar as entradas de golpe e suas repetições nos treinos. O que ela passa pode parecer muito básico, mas é o que precisamos - finalizou Ruan.