quinta-feira, 15 de março de 2012

Flávio Canto estreia como técnico de ne waza da CBJ

Especialista na técnica de solo, judoca foi aprovado em seu primeiro 
dia na nova função 

Por Gustavo Novaes Leitão - AHE! - RIO


Medalha de bronze nos Jogos Olímpicos de Atenas, em 2004, Flávio Canto estreou nesta quinta-feira como técnico de ne waza (técnica de solo) da Confederação Brasileira de Judô (CBJ). O primeiro treino comandado pelo judoca aconteceu na sede de sua ONG, o Instituto Reação, no complexo esportivo da Rocinha, com a seleção brasileira feminina.

Recém-aposentado das competições, Flávio Canto explicou que a "transição" para a função de técnico de ne waza já vinha sendo conversada há dois anos com a comissão técnica da CBJ. O trabalho de "professor", no entanto, não é novidade para ele, que dá aulas no Instituto Reação há 12 anos.

- Quando meu tempo de parar estava chegando, o Shinohara, técnico da seleção masculina, conversou muito comigo. A ideia era trocar a palavra aposentadoria pela palavra transição. Queria continuar contribuindo para o judô brasileiro e continuar esse sonho olímpico com meus amigos, que já fazem parte da minha família após tantos anos viajando juntos - explicou o novo técnico da CBJ.



Acostumado a decidir suas lutas no solo, Flávio tem um plano ousado como técnico de ne waza da CBJ: transformar o Brasil na maior escola de técnica de solo do mundo.

- A primeira meta é mudar a cultura do judô brasileiro. Todo mundo tem que entender e dar mais importância à luta de solo. Temos qualidade técnica e potencial para ser a melhor escola de ne waza do mundo e falta pouco para isso.

Em seu primeiro treino à frente da seleção Flávio Canto contou com o apoio de Kyra Gracie, pentacampeã mundial de jiu-jitsu e membro da família brasileira mais tradicional no mundo das lutas.

- O Flávio é um professor excelente, então a equipe vai evoluir muito. Essa união do jiu-jitsu com o judô só tem a acrescentar. Aprendi muito no judô e quanto mais eles aprenderem o ne waza nossas chances de medalhas vão aumentar. O Flávio, já ganhou várias lutas no chão e é prova disso - explicou Kyra Gracie.

A técnica da seleção brasileira feminina de judô, Rosicleia Campos, também aprovou o primeiro treino do novo técnico da CBJ.

- Ele está aprovadíssimo. O método de ensino, a progressão pedagogica é nato nele. Ele disseca o movimento, parte do zero, então é impossível não aprender - disse Rosicleia.