terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Judoca de 21 anos renasce nos tatames após doença grave e transplante de rim

Gustavo Franceschini 
Do UOL, em São Paulo




O judoca Bruno Cunha, de 21 anos, deve voltar a lutar no meio do ano após meses de inatividade. Só que o drama das lesões, comum a todos os esportistas, foi muito mais sério no caso dele. No auge de sua curta carreira, ele recebeu a notícia de que sofria com uma grave insuficiência renal e precisou de um transplante emergencial para sobreviver e voltar a competir em alto nível.
  • Ricardo Borges/Divulgação
    Bruno Cunha, aos 20 anos, vivia a sua melhor fase na seleção brasileira quando o drama começou...
  • Arquivo Pessoal
    ... e ele correu risco de deixar o judô; o transplante, porém, deu uma nova chance a Bruno na carreira
A história foi uma surpresa fulminante para Bruno. O alagoano estava em suas primeiras competições pela seleção brasileira quando viu sangue em sua urina. Ele procurou o médico da CBJ (Confederação Brasileira de Judô) e foi consultar-se com especialistas.
Depois um intervalo de poucos dias da sua última competição, ele recebeu a notícia de que tinha insuficiência renal em um estágio grave, que deveria abandonar o judô e que ficaria estéril. “A notícia veio no mesmo dia em que eu recebi a convocação para a Universíade [competição que reúne os melhores atletas universitários do mundo]. Foi muito triste, porque a médica não me preparou para nada. Deu a notícia de uma vez”, disse Bruno, em entrevista ao UOL Esporte.
Bruno tinha 10 mg/dl de creatinina no sangue. A substância indica a quantidade de sujeira no organismo e, por consequência, acusa a doença, que não apresenta sintomas. Uma pessoa normal tem no máximo 1,5 mg/dl, e os rins do atleta funcionavam com apenas 10% da capacidade.
O judoca procurou uma segunda opinião. O nefrologista dr. Eduardo Rocha manteve o diagnóstico grave de necessidade de transplante. Só que optou por um tratamento especial para que ele mantivesse as chances de voltar ao tatame.
“A partir do momento que ele teve diagnosticada a doença, o tratamento normal seria tê-lo colocado em hemodiálise. Só que começamos a prepará-lo para o transplante, porque abrir uma fístula no braço para a diálise acabaria com a carreira dele, já que a região não se recuperaria”, disse Eduardo Rocha.
Só que Bruno ainda teve de buscar um doador. Sua mãe se decepcionou ao saber que, ao contrário do que pensava, não tinha um tipo sanguíneo compatível com o filho. A salvação foi seu pai, Romeu Verçosa, de 42 anos, que foi de Alagoas até o Rio de Janeiro para saber se poderia ajudar o filho.
“Ele abriu o exame dele no consultório do médico. Quando ele viu que poderia doar, o olho dele encheu de lágrima e ele disse: ‘Filho, meu rim é teu’. Na hora todo mundo começou a chorar muito”, contou Bruno.

NOVO RIM FICA EM ÁREA ESTRATÉGICA PARA NÃO ATRAPALHAR NOS TATAMES

Eduardo Rocha, médico de Bruno, conta que o cirurgião José Figueiró optou por colocar o rim novo entre alguns músculos abdominais.

Desta forma, ele não vai interferir no desempenho de Bruno nas lutas, que pode ser melhor do que era anteriormente com a doença.
Da descoberta da doença (em julho de 2011) ao transplante foram quatro meses de tensão. Após o procedimento ter sido bem sucedido, ele passou a projetar a carreira novamente. Judoca do Flamengo, Bruno superou a previsão inicial e voltou a fazer trabalhos físicos um mês e meio após o transplante.
Na última semana, ele entregou à CBJ os laudos médicos que o autorizam a voltar a sonhar com o futuro olímpico. Ele volta a competir regionalmente no meio do ano e espera que até dezembro possa lutar em torneios internacionais. O foco final está nas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro.
“Quero ter sucesso para levar a campanha de doação de órgãos para onde eu for. Quando pensarem em transplante quero que lembrem do meu nome. Mais pessoas têm de doar órgãos. Isso salvou a minha vida”, disse Bruno, emocionado.
“O maior risco dele era morrer. O importante do caso do Bruno é que ele chame atenção para as pessoas sobre a doença. Há uma estimativa de que 20% da população brasileira sofra de doenças renais, mas nem todos sabem disso. Por isso é importante que as pessoas façam o teste da creatinina”, disse Eduardo Rocha.

Liga RS de Judô e ONG Mutação promovem seminário internacional de Judô com o atleta olímpico português Pedro Dias. Confira e participe!

SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE JUDÔ
ATLETA OLÍMPICO PEDRO DIAS (PORTUGAL)

DATA – 24 E 25.03.2012 (SÁBADO E DOMINGO) 
LOCAL – DOJÔ DA SOCEPE – SANTA MARIA RS 
GRADUAÇÃO MÍNIMA FAIXA AMARELA A PARTIR DE INFANTO-JUVENIL 
CUSTO: R$100,00 POR ATLETA (MÁXIMO DE 100 ATLETAS) 
(RESPONSÁVEL TÉCNICO COM CINCO ALUNOS OU MAIS NÃO PAGA)



Organização: ONG MUTAÇÃO 
Supervisão: LIGA RS DE JUDÔ 


PROGRAMAÇÃO:


SÁBADO – DIA 24.03.2012:
08 – 08H30MIN – CREDENCIAMENTO E PAGAMENTO DE INSCRIÇÃO (PARA OS NÃO INSCRITOS E DEPENDENDO DAS VAGAS EXISTENTES) 
09H – 11H30MIN – PRIMEIRO TREINO 
11H30MIN – FOTOS 
12H – 14H – INTERVALO 
14H – 16H – SEGUNDO TREINO 
17H – 18H30MIN – TERCEIRO TREINO 


DOMINGO – DIA 25.03.2012:
09H – 11H 30MIN – QUARTO TREINO 


REGULAMENTO:


1) AS INSCRIÇÕES DEVERÃO SER FEITAS MEDIANTE DEPÓSITO NA CONTA CORRENTE DA ONG MUTAÇÃO: 
ONG MUTAÇÃO – CAIXA ECONÔMICA FEDERAL 
CONTA Nº03000838-5 
AGÊNCIA Nº2231 


2) ENVIAR COMNPROVANTE DE DEPÓSITO COM NOME E GRADUAÇÃO POR EMAIL – cbertoia@via-rs.net , SEM ESTE PROCEDER NÃO ESTARÁ CONFIRMADA A INSCRIÇÃO. 


3) CADA PARTICIPANTE ARCARÁ COM SUA DESPESA DE ESTADIA, ALIMENTAÇÃO E LOCOMOÇÃO. NÃO HAVERÁ ALOJAMENTO NO DOJÔ. 2


4) RESPONSÁVEIS TÉCNICOS E DIRIGENTES TAMBÉM NÃO TERÃO HOSPEDAGEM E DESPESAS PAGAS PELA ORGANIZAÇÃO E PARA ASSISTIR AO SEMINÁRIO ESTÃO SUJEITOS AO PAGAMENTO DA TAXA DE INSCRIÇÃO. 


5) RESPONSÁVEL TÉCNICO COM CINCO ALUNOS PAGANTES FICA ISENTO. 


6) SERÃO EMITIDOS CERTIFICADOS PARA OS PARTICIPANTES QUE PAGAREM PELO CURSO. 


BREVE CURRÍCULO DESPORTIVO DO PROF. PEDRO DIAS:


• 9º Jogos Olímpicos de Pequim (onde venceu o brasileiro João Derly) 
• 3º Campeonato da Europa Sênior 
• 3º Campeonato da Europa Sub 23 
• Vencedor de 4 medalhas em Taças do Mundo 
• 5º Campeonato do Mundo Universitário 

Confira a programação oficial da Seletiva Nacional Sub 17

imagemPor Assessoria de Imprensa CBJ



Fortaleza recebe nos dias 10 e 11 de março a Seletiva Nacional Sub 17. O evento definirá os atletas que farão

 parte da equipe nacional em 2012. Confira a programação:
Mais informações no arquivo em PDF abaixo.

PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira 9/3
Credenciamento (todas as categorias) 10h00 às 18h00 - Hotel Praiano
Congresso Técnico (todas as categorias) 19h00 às 20h30 - Hotel Praiano
Clínica de Arbitragem 20h30 às 21h30 - Hotel Praiano

Sábado 10/3
CATEGORIAS EM DISPUTA: Super Ligeiro (-40 e -50kg), Ligeiro (-44 e -55kg), Meio Leve (-48 e -60kg), Pesado (+70 e +90kg)
Pesagem extraoficial 06h30 às 07h00 - Hotel Praiano
Pesagem oficial 07h00 às 07h30 - Hotel Praiano
Início da Seletiva Nacional - 09h30 - Ginásio da UNIFOR
Reunião dos classificados com a Comissão Técnica CBJ - A definir

Domingo 11/3
CATEGORIAS EM DISPUTA: Leve (-52 e -66kg), Meio Médio (-57 e -73kg), Médio (-63 e 81kg), Meio Pesado (-70 e -90kg)
Pesagem extraoficial 06h30 as 07h00 Hotel Praiano
Pesagem oficial 07h00 às 07h30 - Hotel Praiano
Reinício da Seletiva Nacional 09h30 - Ginásio da UNIFOR
Reunião dos classificados com a comissão Técnica CBJ - A definir

Com presença do Ministro dos Esportes, Sogipa renova com Mayra Aguiar até 2016

Por Assessoria de Imprensa CBJ



imagem
O ministro dos esportes, Aldo Rebelo, foi testemunha de um importante
 acontecimento para o esporte gaúcho: a renovação do contrato da judoca Mayra Aguiar com a equipe Oi/Sogipa. 

A partir do novo acordo, ela permanece no clube, pelo menos, até dezembro de 2016. A assinatura do documento ocorreu na tarde desta terça-feira (dia 14/02) no hotel Plaza São Rafael, em Porto Alegre.


A assinatura do novo contrato foi prestigiada pelo presidente da Sogipa, Nelson Wulff, e pelo vice-presidente de esportes, Alexandre Algeri. O bicampeão mundial de judô, João Derly, que igualmente pertence à equipe Oi/Sogipa, também esteve presente.

Mayra Aguiar, que atualmente lidera o ranking mundial da categoria meio-pesado, prepara-se para os Jogos Olímpicos de Londres.
“Na Sogipa tenho todas as condições de preparação para as competições que virão pela frente. Além disso, me sinto em casa no clube, que defendo desde os 13 anos. Estou feliz, pois asseguro tranqüilidade para trabalhar até os Jogos do Rio, em 2016”, afirma a atleta.

“Renovando o contrato da Mayra, estamos realizando o nosso dever. Afinal, desde 1867, a Sogipa acredita, incentiva e investe no esporte”, afirma o vice-presidente de esportes sogipano, Alexandre Algeri. A assinatura do contrato também contou com as presenças do secretario estadual de esportes, Kalil Sehbe, e de turismo, Abgail Pereira. Além destes, estiveram presentes na solenidade representantes dos patrocinadores dos clubes (Banrisul, Procempa e Oi).

Ranking Olímpico é atualizado. Portela ganha duas posições na lista

Por Assessoria de Imprensa CBJ



imagem
Federação Internacional de Judô divulgou nesta terça-feira, dia 14, a 
atualização semanal do ranking olímpico e mundial da modalidade após a realização das copas do mundo de Oberwart (AUT) e Budapeste (HUN). A medalha de bronze em Budapeste garantiu para Maria Portela (70kg) mais 40 pontos  e duas posições na lista. Portela aparece na 19ª posição, com 490 pontos. Como há o limite de um atleta por país para as Olimpíadas de Londres 2012, a exclusão de judocas de países duplicados no ranking faz Portela subir para o 16º lugar. O ranking da FIJ será o principal critério de classificação para Londres 2012. Estarão classificados para os Jogos os 22 homens e 14 mulheres mais bem ranqueados.


Mayra Aguiar (78kg) campeã do Grand Slam de Paris há duas semanas, segue na primeira colocação no ranking. Mayra lidera a lista com 1710 pontos, 100 a mais que a segunda colocada, a japonesa Akari Ogata. A brasileira está invicta em 2012, com nove lutas e duas medalhas de ouro conquistadas nos dois principais eventos antes das Olímpiadas: Masters Top 16 do Cazaquistão e o Grand Slam de Paris.

O Brasil tem atualmente, segundo o critério da Federação Internacional, todas as 14 vagas preenchidas para as Olimpíadas de Londres 2012. Mesmo Maria Portela, que está fora do grupo das 14 mais bem colocadas na lista, iria aos Jogos fazendo uso da cota continental. O judô verde-amarelo tem também outras marcas importantes no ranking. São 11 brasileiros no Top 10 e o país é uma das quatro nações que estão classificando atletas em todos os pesos. Além do Brasil, vão fazendo uma campanha de 100% para Londres o Japão, Coréia do Sul, França e a anfitriã Grã-Bretanha.
Pelo ranking da Federação Internacional de Judô, estabelecido na temporada de 2009-2010 (de maio a abril), os pontos adquiridos em competições naquele ano perdem 75% do valor até o fechamento da lista Olímpica em 30 de abril de 2012. Os pontos de 2010-2011 valerão 50% do total e, a partir de maio de 2011 até abril de 2012, os pontos serão 100% computados. Valem pontos no ranking os Campeonatos Mundiais, Masters (Top 16), Grand Slam, Grand Prix e Copa do Mundo.

Estão dentro do critério de classificação para Londres 2012: Felipe Kitadai (60kg/15º), Breno Alves (60kg/25º), Leandro Cunha (66kg/5º), Luiz Revite (66kg/32º), Bruno Mendonça (73kg/13º), Leandro Guilheiro (81kg/2º), Hugo Pessanha (90kg/7º), Tiago Camilo (90kg/8º), Luciano Corrêa (100kg/21º), Leonardo Leite (100kg/23º), Rafael Silva (+100kg/4º), Daniel Hernandes (+100kg/10º), João Gabriel Schlittler (+100kg/23º), Sarah Menezes (48kg/3ª), Taciana Lima (48kg/19ª), Erika Miranda (52kg/6ª), Rafaela Silva (57kg/4ª), Mariana Silva (63kg/19ª), Maria Portela (70kg/19ª), Mayra Aguiar (78kg/1ª) e Maria Suelen Altheman (+78kg/10ª).