terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Judocas esquecem férias para tentar conquistar vaga na Seleção Brasileira

A tradicional viagem de férias para o litoral terá que ficar para depois. Neste início de 2011, o brasiliense Vinicius Sakamoto, 18 anos, trocou o descanso pelo treinamento intensivo no dojô (tatame). O motivo do sacrifício? A seletiva que acontecerá em Brasília, em 5 de fevereiro, e que visa selecionar os quatro melhores judocas do país em cada uma das 14 categorias olímpicas para montar a Seleção que representará o Brasil na disputa do Circuito Europeu Sub 20.

“É a minha principal meta para 2011. Quero muito vencer e estou confiante”, diz Sakamoto. “No Mundial Júnior (em outubro, no Marrocos), não consegui o resultado que almejava. Mas amadureci bastante. Voltei com a consciência de que tinha que melhorar a parte física e também a técnica. Intensifiquei meu treinamento e tenho dado tudo de mim para chegar bem na seletiva.”

Além da seletiva júnior, haverá outra, no dia 29 deste mês, em São Paulo (SP), para escolher os ocupantes das vagas C e D da Seleção Brasileira. “Também participarei da seletiva do dia 29. Mas o foco é o Circuito Europeu”, reforça Sakamoto, que tem treinado em quatro locais para aprimorar a técnica. “Às segundas, quartas e sextas, treino chão com o Takashi Haguihara, das 7h às 9h. Depois, treino a parte técnica com o Arrais, das 10h às 12h, e das 14h às 18h. Aí, faço handori (simulação de luta) na Academia Peixoto, com o sensei Luciano Gonçalves, das 19h30 às 21h30. Às terças e quintas faço handori das 19h30 às 21h30 na Católica, com o professor Eduardo. O negócio, agora, é focar no volume de treinamento”, explica.

No mesmo ritmo, mas 100% focado na seletiva de São Paulo, Lucas Almeida, 19 anos, está decidido a garantir um lugar no time nacional. Ele, que assim como Sakamoto já sentiu o gostinho de representar o Brasil em competições no exterior, agora quer mais e mira a realização do sonho olímpico. “Serei o mais novo no meu peso (até 73kg) e conheço bem meus adversários. Serão quatro só daqui de Brasília. Eu e outros três que estão treinando fora (dois em São Paulo e um no Rio Grande do Sul). Além deles, Vitor Penalber (bronze no Mundial Júnior), que ficou suspenso nos últimos dois anos porque foi pego no dopping, também entrará na briga por um lugar na Seleção. Treinei uma semana com ele, no ano passado, no Rio de Janeiro, e deu para dar uma estudada no estilo de luta dele”, lembra o brasiliense.

Mais de mil
A expectativa da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) é que mais de mil atletas de todo o país participem da seletiva em Brasília. A ideia é fazer na base o mesmo trabalho feito na Seleção principal, que não tem um titular absoluto. Os selecionados poderão participar de competições na Europa, além de treinamentos fora do Brasil, ou trabalhar supervisionados pela CBJ em outros estados.

Quem são eles 

Nome: Lucas de Oliveira Almeida
Data de nascimento: 9 de agosto de 1991
Local: Brasília (DF)
Altura: 1,72m
Peso: 73kg
Categoria: leve (até 73kg)
Principais resultados:
» Campeão pan-americano júnior (2010)
» Prata no Brasileiro Júnior (2007)
» Bronze no Sul-Americano e no Brasileiro Júnior (2008)

Nome: Ítalo Queiroz Lopes
Data de nascimento: 4 de março de 1993
Local: Brasília (DF)
Altura: 1,73m
Peso: 55kg
Categoria: super ligeiro (até 55kg)
Principais resultados:
» Vice-campeão da seletiva para o Pan-Americano Júnior (2010)
» Campeão regional (2007)
» Prata no Brasileiro (2007)
» Campeão sul-americano (2007)

Nome: Takashi Haguihara Júnior
Data de nascimento: 16 de abril de 1981
Local: Brasília (DF)
Altura: 1,86m
Peso: 100kg
Categoria: meio-pesado (até 100kg)
Principais resultados:
» Campeão brasileiro (2010)
» Campeão universitário (2010)
» Campeão absoluto da Copa Brasília Internacional (2010)
» Campeão da Copa Minas (2010)

Nome: Vinicius Issao Sakamoto
Data de nascimento: 3 de setembro de 1992
Local: Brasília (DF)
Altura: 1,70m
Peso: 66kg
Categoria: meio-leve (até 66kg)
Principais resultados:
» Bicampeão sul-americano (2006 e 2007)
» Bicampeão brasileiro (2007, como juvenil, e 2008, como júnior)


Espelho nos companheiros de treino

Em seu segundo ano na categoria júnior, o brasiliense Ítalo Lopes, 17 anos, encara a seletiva para o Circuito Europeu como sua principal chance de entrar para a Seleção Sub 20 neste ano. Ele está esperançoso quanto à peneira no início de fevereiro. “O ano passado foi importante para conhecer a nova categoria e ganhar experiência. Hoje, estou com uma cabeça melhor, mais focado e preparado para o júnior”, afirma.

Dedicado, Ítalo tem como exemplo os amigos Lucas e Sakamoto, que têm conquistado espaço no cenário nacional e até fora do país. “Vi que tenho que treinar bastante para chegar onde quero. E poder treinar com dois judocas que têm grandes chances de chegar à Seleção principal me motiva a treinar ainda mais”, elogia. “Sei que essa seletiva não será fácil. Mas, com certeza, servirá de experiência para que eu alcance o meu principal objetivo, que é o de representar o Brasil em Mundiais e Olimpíadas.”

Campeão com o ânimo renovado

Confiante após a conquista do Campeonato Brasileiro do ano passado, na categoria meio-pesado (até 100kg), Takashi Haguihara Júnior, 29 anos, sua o quimono e treina pesado para chegar à Seleção. O judoca, que pensou em desistir do esporte caso não vencesse o Brasileiro em 2010, viu sua vontade de lutar renovada. “Estou nessa loucura de treinar muito e competir desde os meus 14 anos. A vitória no Brasileiro, minha primeira, reacendeu uma chama que estava quase apagada. Mesmo cansado, estou bastante confiante e tranquilo”, desabafa. “Todo o amadurecimento que eu devia ter conquistado ao longo desses 15 anos competitivos chegou agora, de uma vez só. É impressionante ver e sentir essa mudança”, diz, admirado.

Com treinos diários que levam em média seis horas, inclusive aos domingos, Takashi viu renascer o sonho de participar de uma Olimpíada. “Venci quatro competições fortes no ano passado, uma seguida da outra. Vi que estou no meu melhor momento, apesar da idade”, ressalta o judoca, que deve enfrentar seis adversários para conquistar uma das duas vagas para a Seleção.

Só a elite no Azerbaijão

Os brasilienses Luciano Corrêa e Erika Miranda, com outros 12 judocas da Seleção Brasileira principal, se preparam para encarar a disputa internacional que mais distribui pontos no ranking mundial depois das Olimpíadas. O IJF Masters reunirá, no sábado e domingo, em Baku, capital do Azerbaijão, apenas os 16 mais bem classificados em cada uma das 14 categorias olímpicas. A equipe que representará o Brasil embarcou na segunda-feira para lutar por medalhas e pela pontuação. Serão 400 pontos para o campeão, 240 para o vice e 160 para bronze (terceiro e quarto lugares), além de 80 para o quinto lugar.

Defenderão o país: Sarah Menezes, Erika Miranda, Maria Suellen Altheman, Mayra Aguiar, Leandro Cunha, Bruno Mendonça, Felipe Kitadai, Leandro Guilheiro, Tiago Camilo, Luciano Corrêa, Daniel Hernandes e Rafael Silva. Flávio Canto e Hugo Pessanha recuperam-se de lesão e não participam. Bruno (17º) e Rafael (18º), apesar estarem fora do Top16, foram convocados pela Federação Internacional de Judô (FIJ) para substituir atletas de outros países não confirmados na competição.

União faz a força
» O quarteto de judocas da capital estava preocupado em não encontrar lugar e atletas para treinar neste período típico de férias em Brasília. Mas a Universidade Católica abriu suas portas e alguns lutadores da cidade abandonaram o descanso para colaborar com o volume de treino dos colegas. Além disso, brasilienses que estão treinando fora e vieram passar as festas de fim de ano com a família também marcaram presença. “Essa força é fundamental. Sem espaço e gente para treinar fica muito difícil conquistarmos nosso objetivo”, ressalta Lucas. O sensei da Católica, Eduardo Costa Pereira, tem ministrado os treinos e dado ênfase ao handori. “Como eles treinam em outras academias, trabalhamos o volume de treino”, explica.

Estatísticas e curiosidades
Lucas, Sakamoto e Takashi rasparam a cabeça como forma de renunciarem à vaidade e manterem o foco nos confrontos que enfrentarão em 2011.

POR: AMANDA ROPE - CORREIO BRASILIENSE
FONTE: SUPERESPORTES

Mayra Aguiar, a estrela solitária do judô meio-pesado


Mayra foi vice-campeã mundial no meio-pesado em Tóquio (JAP) em 2010

Entre todas as categorias do judô feminino, o meio-pesado (-78 kg) chama a atenção no Brasil pelo fato de apenas uma atleta – a jovem Mayra Aguiar – aparecer no ranking mundial da modalidade, enquanto nos demais pesos o país tem, pelo menos, três representantes. A explicação para esse fenômeno, segundo a técnica da Seleção Brasileira feminina, Rosicléa Campos, tem nome: Edinanci Silva.

– O meio-pesado é uma categoria que não teve estímulo por causa da presença por muito tempo da Edinanci, que era poderosa e soberana. Para mim, esta é a explicação para a escassez de atletas – afirmou a treinadora, frisando que Mayra subiu de categoria por causa da lesão que sofreu no joelho direito, no fim de 2008, e também porque estava em fase de crescimento.

Aos 19 anos, Mayra, prata na categoria médio (-70 kg) no Pan do Rio-2007, e prata no meio-pesado no Mundial de Tóquio-2010, concorda com Rosicléa. Como nenhuma judoca conseguia superar Edinanci, todas buscavam outras categorias.

A falta de atletas no meio-pesado acaba sendo uma dificuldade a mais para Mayra enfrentar. Sem ter companheiras de peso, ela é obrigada a treinar com as judocas do médio ou do pesado (+78 kg), ou então com os homens do meio-leve (-66 kg) ou do leve (-73 kg).

– Mas não é a mesma coisa do que treinar com alguém do meu peso. Isso dificulta meus treinamentos, mas é algo com que eu tenho de lidar. Felizmente, agora vou para treinos e competições no exterior, então terei a oportunidade de lutar com rivais do minha categoria – disse Mayra, que competirá neste fim de semana no Masters de Judô, em Baku, no Azerbaijão.

A falta de atletas também pode gerar uma acomodação da judoca na briga pela vaga olímpica:

– Estou bem ranqueada, mas tinha de ter alguém junto. Com outra judoca, fica uma disputa saudável, uma incentivando a outra.

POR: FELIPE MENDES
FONTE: LANCE!NET

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Mayra Aguiar, lone star judo heavyweight
Among all categories of female judo, the light-heavyweight (-78 kg) draws attention to Brazil because only one athlete - the young Mayra Aguiar - appear in the global ranking of the sport, while the other weights the country has at least three representatives. The explanation for this phenomenon, using the technique of the female Brazilian, Rosicler Fields, has a name: Edinanci Silva.
- The heavyweight is a category that had no incentive because of the presence of long Edinanci, who was powerful and sovereign. For me, this is the explanation for the shortage of athletes - the trainer said, stressing that Mayra category rose because of the injury he suffered in his right knee in late 2008, and also because it was in the growth phase.
At 19, Mayra, silver in the middleweight category (-70 kg) in the Pan Rio-2007, and silver in the heavyweight in the World Tokyo-2010, agrees with Rosicler. How could overcome any judoka Edinanci, all sought other categories.
The lack of athletes in the heavyweight turns out to be a difficulty for Mayra face. Without companions weight, she's forced to train with the judo athletes in middle or heavyweight (+78 kg), or with the men's half-lightweight (-66 kg) or light (-73 kg).
- But is not the same thing than training with someone of my weight. It hinders my training, but it's something I have to deal with. Fortunately, now I come to training and competing overseas, so I will have the opportunity to fight with my rivals in the category - said Mayra, who will compete this weekend at the Masters Judo, in Baku, Azerbaijan.
The lack of athletes can also generate an accommodation of the judoka in the battle for Olympic place:
- I am well ranked, but had to take someone along. With another judoka, is a healthy challenge, encouraging one another.

FIJ atualiza ranking e Leandro Guilheiro é vice-líder no 81


A Federação Internacional de Judô divulgou nesta terça-feira, dia 18, a primeira atualização do ranking mundial de 2011, após a disputa do IJF Masters de Baku, no Azerbaijão, no último fim de semana. O Brasil subiu pela primeira vez na temporada duas vezes, com uma medalha de prata conquistada por Leandro Guilheiro (81kg) e uma de bronze por Sarah Menezes (48kg). Com a prata, Leandro somou mais 240 pontos na lista, enquanto o terceiro lugar de Sarah garantiu outros 160 pontos. 

O brasileiro mais bem colocado no ranking é Leandro Guilheiro, que após o resultado no Masters ganhou uma posição e é o vice-líder do ranking mundial e olímpico na categoria até 81kg com 1140 pontos. Sarah Menezes manteve o quinto lugar na lista e, entre as mulheres, é a mais bem colocada. Para os Jogos Olímpicos de Londres 2012, os 22 homens mais bem colocados na lista garantem vaga, enquanto, no feminino, as 14 melhores mulheres estarão presentes. Apenas um atleta por país poderá estar presente em Londres. Sendo assim, caso mais de um judoca da mesma nacionalidade esteja dentro do critério de classificação, o próximo da lista ganha posição. Na categoria da brasileira Sarah Menezes, a japonesa Tomoko Fukumi lidera o ranking, seguida pelas compatriotas Haruma Asami e Emi Yamagishi. Pela regra, a romena Alina Dumitru, na quarta posição, salta para o segundo lugar, enquando Sarah Menezes passa da quinta para a terceira colocação.

O Brasil tem atualmente 18 judocas dentro do critério de classificação para as Olimpíadas de Londres 2012. Felipe Kitadai (22º lugar / 60kg), Leandro Cunha (10º lugar / 66kg), Bruno Mendonça (17º lugar / 73kg), Leandro Guilheiro (2º lugar / 81kg), Flávio Canto (7º lugar / 81kg), Nacif Elias (20º lugar / 81kg), Hugo Pessanha (6º lugar / 90kg), Tiago Camilo (8º lugar / 90kg), Luciano Corrêa (7º lugar / 100kg), Leonardo Leite (19º lugar / 100kg), Daniel Hernandes (13º lugar / +100kg), Rafael Silva (19º lugar / +100kg), Walter Santos* (19º lugar / +100kg), Sarah Menezes (5º lugar / 48kg), Erika Miranda (10º lugar / 52kg), Mariana Silva** (14º lugar / 63kg), Mayra Aguiar (9º lugar / 78kg) e Maria Suellen Atlheman*** (14º lugar / +78kg).

*Walter é atualmente o 25º colocado, mas, com os descartes das nações repetidas, salta para 19º.
**Mariana é atualmente a 27ª colocada, mas, com os descartes das nações repetidas, salta para 14ª.
***Maria Suellen é atualmente a 18ª colocada, mas, com os descartes das nações repetidas, salta para 14ª.

Fonte: Notícias CBJ

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

IFJ ranking updates and Leandro Guilheiro ranks second in the 81 

The International Judo Federation announced on Tuesday, April 18, the first update of the world rankings in 2011, after fighting the IJF Masters Baku, Azerbaijan, last weekend. The Brazil rose for the first time this season twice, with a silver medal won by Leandro Guilheiro (81kg) and a bronze by Sarah Menezes (48kg). With silver, Leandro added another 240 points in the list, while the third place Sarah other secured 160 points.
The best Brazilian in the ranking is Leandro Guilheiro, that after the result at the Masters and won a position is the deputy leader of the Olympic and world rankings in the category up to 81kg with 1140 points. Sarah Menezes remained fifth in the list, and among women, is the best placed. For the 2012 London Olympics, the 22 men better placed in ensuring vacancy list, while in females, the top 14 women will be present. Only one athlete per country will be present in London. Thus, if more than one judoka of the same nationality is within the classification criterion, the next position on the list wins. In the category of Brazilian Sarah Menezes, Japan's Tomoko Fukuma ranks highest, followed by compatriots Haruma Asami and Emi Yamagishi. By rule, the Romanian Alina Dumitru, in fourth place, jumping to second place, while Sarah Menezes going from fifth to third place. 

Brazil currently has 18 judo players in the classification criteria for the 2012 London Olympics. Felipe Kitadai (22 rd / 60kg), Leandro Cunha (10 rd / 66kg), Bruno Mendonca (17 rd / 73kg), Leandro Guilheiro (2nd place / 81kg), Flavio Canto (7th / 81kg), Nacif Elias (20th place / 81kg), Hugo Pessoa (6th place / 90kg), Tiago Camilo (No. 8 / 90kg), Luciano Correa (7th / 100kg), Leonardo Leite (19 rd / 100kg), Daniel Hernandez (13th / +100 kg) Rafael Silva (19 rd / +100 kg), Walter Santos * (19 rd / +100 kg), Sarah Menezes (5th place / 48kg), Erika Miranda (10 rd / 52kg), Mariana Silva ** (14 rd / 63kg) Mayra Aguiar (No. 9 / 78kg) and Mary Suellen Atlheman *** (14 rd / +78 kg). 

* Walter is currently the 25th place, but with the discards of nations repeated jumps to 19. 

** Mariana is currently the 27 th place, but with the discards of nations again, jump to the 14th. 

*** Mary Suellen is currently the 18 th place, but with the discards of nations again, jump to the 14th.