quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Seleção brasileira de judô treina sem água em meio a obras do Ibirapuera

O complexo do Ibirapuera sempre foi o principal centro do judô brasileiro. Além de abrigar a seleção verde-amarela, o espaço é referência na formação das categorias de base. Entretanto, a equipe nacional realiza sua preparação para o circuito europeu com um problema inédito. Devido às obras no local, os atletas da seleção precisam treinar sem contar com água no recinto.

JUDOCAS SEM ÁGUA NO IBIRAPUERA

  • Rodrigo Farah/UOL
    Obras em torno do ginásio do judô no Ibirapuera não impediram a seleção de se preparar no local
  • Rodrigo Farah/UOL
    Tatame ficou com muita poeira, mas estava com condições de receber o treinamento dos judocas
Os judocas iniciaram a série de trabalhos na ultima segunda-feira sem a já tradicional estrutura do centro de treinamento. Há apenas um banheiro (para as mulheres) e não há água nas torneiras ou bebedouros.
De acordo com o coordenador técnico da seleção, Ney Wilson, o local estava completamente inacessível no último fim de semana. Tanto, que a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) precisou contratar uma equipe de limpeza às pressas para que o complexo pudesse receber os lutadores.  
“Quando chegamos, as condições estavam lastimáveis. Por isso, nem treinamos no domingo. Não era o que esperávamos encontrar, mas fizemos o máximo para deixar o lugar bom para todos”, completou.
O centro do judô é administrado pela Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo em conjunto com Federação Paulista (FPJ) e deveria, pelo menos na teoria, oferecer boas condições aos atletas. O recinto não está sendo reformado no momento como o restante do complexo do Ibirapuera.
De acordo com o presidente da FPJ, Francisco de Carvalho Filho, a diretoria da Confederação Brasileira foi avisada das condições do Ibirapuera e optou pelo local mesmo assim.
“É uma situação muito ruim. São atletas de ponta. É uma pena, mas eles [da CBJ] que quiseram isso. Avisei a confederação desse problema e eles já sabiam das reformas, mas quiseram ir”, afirmou o presidente da FPJ.
O curioso é que os próprios atletas da seleção manifestaram o interesse em realizar os treinamentos no Ibirapuera. Eles tinham condições de fazer a preparação no Centro Olímpico, administrado pela prefeitura, ou então no Esporte Clube Pinheiros.
Porém, o Ibirapuera continua sendo o local preferido dos judocas, mesmo com as obras em torno do centro de treinamento. “Não há lugar melhor para treinar judô do que aqui”, comentou o ex-campeão mundial dos meio-pesados Luciano Corrêa. “Mesmo com as obras, temos o treino mais forte do Brasil por aqui" completou.
A CBJ comprou galões de água para suprir as necessidades dos atletas da seleção e dos outros que treinam junto com eles. A solução agradou à maioria dos judocas. “As obras em volta do ginásio não afetaram o treino. O importante aqui é ter atletas de qualidade para dar um bom volume e água para hidratar. E isso não faltou”, opinou o peso médio Vinicius Nunes.
O Complexo Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, do Ibirapuera, está passando por uma série de reformas que só deverão acabar no meio do ano. As duas estruturas mais próximas ao ginásio do judô (centro aquático e duas quadras) estão sendo praticamente reconstruídas. Já o estádio de atletismo está ganhando uma nova pista, enquanto o ginásio principal um novo teto e cadeiras.
POR: RODRIGO FARAH
FONTE: UOL ESPORTES - LUTAS

Atletas do RS embarcam em busca de vaga na seleção brasileira

por FS & AI FGJ 

Uma delegação com nove judocas do Rio Grande do Sul embarca nesta sexta-feira para São Paulo, onde disputará a primeira parte da seletiva que define a Seleção Brasileira para competições internacionais em 2011. As lutas vão ocorrer domingo, no ginásio do Esporte Clube Pinheiros, na capital paulista.

Mayara Gomes (-48kg), Manoela Costa (-63kg) e Márcia Lima Vieira (-70kg); Diego Ferreira (-60kg), Moacir Mendes Jr. (-73kg), Felipe Braga (-73kg), Rodrigo Luna (-90kg), Eduardo Santos (-90kg) e Renan Nunes (-100kg) vão tentar uma vaga para poder competir em torneios que valem pontos no ranking mundial – que é critério de classificação para os Jogos Olímpicos de Londres. A temporada 2011 é a última para o somatório da pontuação que definirá a equipe olímpica brasileira. 

Atual campeão brasileiro sênior, o meio médio Guilherme Luna sofreu uma entorse no joelho e virou baixa de última hora na delegação, que viajará acompanhada do treinador da Sogipa e diretor técnico da Federação Gaúcha de Judô (FGJ), Antônio Carlos Pereira, o Kiko. 

“Todos os que viajam estão muito bem e a preparação para a seletiva foi positiva. O grupo vai embarcar confiante para fazer uma boa apresentação em São Paulo”, avaliou Kiko. 

Na capital paulista, mais de 80 judocas de diferentes regiões do País vão se enfrentar. Devido a critérios de classificação no ranking mundial, o número de vagas por categoria varia de peso para peso.

Os vencedores da primeira fase da seletiva nacional voltam a se enfrentar em março, na etapa final, que também contará com os judocas que atualmente compõem o time brasileiro. Entre eles, estão Mayra Aguiar, Taciana Lima, Rochele Nunes e Walter Santos. Recuperado de lesão, o bicampeão mundial João Derly entrará na disputa diretamente nessa última fase.


FONTE: FINALSPORTS

Boletim Técnico 01/2011- LRSJ

LIGA RIOGRANDENSE DE JUDÔ - L.R.S.J.
CNPJ/MF nº 05.503.443/0001-19 - Fundada em 06 de outubro de 2001
Rua Ernesto Beck, 1659 - Santa Maria - R.S. - Telefone: (55)96777940
e-mail : ligarsjudo@via-rs.net – Fax: (55)3221.4742
site: www.ligarsjudo.com.br



BOLETIM TÉCNICO Nº01/2011
2011 – O ANO DA DISPUTA DO CAMPEONATO MUNDIAL

                                               No ano de 2000 quando começamos a LRSJ quem diria que os “opositores” como éramos chamados iriam ter quatro atletas classificados para disputar o 1º MUNDIAL SÊNIOR DE JUDÔ da WJF (World Judo Federation), entidade Mundial, criada para ir de encontro aos desmandos da FIJ, que deixa de cumprir determinações judiciais (advindas de Tribunal Internacional Arbitral do Esporte), entidade que tem duplicidade de sede (uma FIJ na Suiça e outra na Irlanda).

                                               Chegou o ano em que não precisamos mais nos preocupar com o caminho trilhado pelos outros (aliás, nunca foi nosso objetivo), pois é a nossa vez de participarmos de grandes eventos internacionais.

                                               Já em 2010 participamos de grandes eventos, inclusive do PANAMERICANO JUVENIL, JÚNIOR (Nicarágua) e SÊNIOR (Brasil), da União Panamericana de Judô, com ótimos resultados, podendo citar:

Nome
Equipe
Classificação
1. Lucas Pinto
Judokan - Uruguaiana
Campeão Panamericano Juvenil
2. Caroline Kieslarek
Judokan - Uruguaiana
Campeã Panamericana Juvenil
3. Pâmela Veiga
Judokan - Uruguaiana
Vice- Campeã Panamericana Júnior
4. Geana Osório
Santa Maria Judô
Vice- Campeã Panamericana Júnior
5. Rodrigo Rosa
Santa Maria Judô
Campeão Panamericano Júnior
6. Maria da Graça Pontes
Sol Nascente – Santa Vitória
Campeã Panamericana Sênior

                                               Para 2011 temos os atletas que foram CAMPEÕES BRASILEIROS 2010 pré-classificados para os CAMPEONATOS PANAMERICANO SÊNIOR (ESTADOS UNIDOS) e para o MUNDIAL (SÊNIOR), sendo os mesmos:

Nome
Equipe
Categoria
1. Rodrigo Lopes Rosa
Santa Maria Judô
MEIO LEVE (-66KG)
2. Igor Andrei Mafaldo
Santa Maria Judô
MÉDIO (-90KG)
3. Cândido Encarnação
Santa Maria Judô
MEIO-PESADO (-100kg)
4. Marcia Lencina
Santa Maria Judô
MEIO-PESADO (-78kg)

                                               Estes atletas REPRESENTARÃO a LIGA RS DE JUDÔ e o JUDÔ GAÚCHO e BRASILEIRO, numa demonstração clara da força do Judô Gaúcho e do trabalho sério que vem sendo feito.

VISITEM O SITE DA WJF - www.worldjudofederation.org.

DIREÇÃO TÉCNICA LRSJ
CHRISTIAN PACHECO BERTOIA

Liga Riograndense de Judô (LRSJ) divulga calendário de eventos 2011

CALENDÁRIO DE CAMPEONATOS – LRSJ – 2011


MÊS


DIA (S)

EVENTO

LOCAL

MARÇO


25 e 26

Seletiva Nacional – Panamericano
(Infanto Juvenil e Pré-Juvenil)

Divinópolis-MG

ABRIL


02 e 03

Seletiva Nacional – Panamericano
(Juvenil – Júnior – Sênior)

Rio de Janeiro-RJ

ABRIL


10

COPA SOGI
(Organização: Sociedade Ginástica Ijuí)

Ijuí-RS

ABRIL


29 e 30

Campeonato Brasileiro da Região III
(Sul – Sudeste)

Salete – SC

MAIO


22

COPA SANTA MARIA
(Organização: Santa Maria Judô)

Santa Maria - RS

JUNHO


10 a 12

Campeonato Panamericano UPJ
Infanto-Juvenil e Pré-Juvenil

Divinópolis-MG

JUNHO


26

COPA MERCOSUL
(Organização: Equipe Aliança)

Santiago - RS

JULHO


28 a 31

Campeonato Mundial da WJF

Rio de Janeiro-RJ

AGOSTO


21

COPA SÃO GABRIEL DE JUDÔ
(Organização: Associação Gabrielense)

São Gabriel - RS

AGOSTO


26 a 29

Campeonato Panamericano Sênior e Equipes - UPJ

Estados Unidos

SETEMBRO


09 a 11

Copa Internacional Interclubes – UPJ
(Organização: LRSJ)

Santa Maria - RS

OUTUBRO


14 a 16

Copa Internacional Engenheiro J. Casanova - UPJ

Boa Vista – RR

OUTUBRO


09

Campeonato Estadual de Judô
(Organização: LRSJ)

Santa Maria - RS

NOVEMBRO


11 a 13

Campeonato Brasileiro LNJ

Assis-SP

NOVEMBRO


17 a 21

Campeonato Panamericano de Clubes

Antofogasta - Chile

DEZEMBRO


09 a 12

Campeonato Panamericano Master

Santo Domingo – Rep. Dominicana

EVENTO
EVENTO INTERNACIONAL COM SELETIVA NACIONAL
EVENTO
EVENTO INTERNACIONAL ABERTO
EVENTO
SELETIVA NACIONAL
EVENTO
CAMPEONATO BRASILEIRO

OBS:
1.       Campeões BRASILEIROS Sênior já estão classificados para o Panamericano e Mundial 2011;
2.       O Campeonato Brasileiro Regional (Salete-SC) será seletiva para 1 vaga ao Mundial Sênior 2011.
3.       O atleta para participar dos eventos deve estar com anuidade em dia.

Sistema de Detecção e Promoção de Talentos

O momento mais importante no processo de preparação de atletas é a fase inicial na modalidade, pois é nessa fase que a criança e/ou o adolescente passam a adquirir gosto pela prática e desenvolve as aptidões físicas que serão a base para seu desenvolvimento no esporte. Muitos pesquisadores estudam esse momento e os aspectos que contribuem para a continuidade do jovem na modalidade esportiva, muitas vezes definida pelos pais ou por outros fatores como a mídia, escola, clubes, amigos, etc.
O primeiro estudo sobre detecção e promoção de talentos em nossa modalidade buscou catalogar as principais características fisiológicas, psicológicas, biomecânicas e motoras para o alto desempenho no Judô, servindo de certa maneira como um referencial para a identificação de indivíduos com potencial para o alto nível de desempenho (FRANCHINI, 1997). Vencedor do I Prêmio INDESP de Literatura Esportiva o livro – Bases para a detecção de talentos na modalidade Judô – buscou subsidiar os técnicos, preparadores físicos e profissionais envolvidos na modalidade, preenchendo uma lacuna na literatura brasileira.
Outro estudo de relevante importância é a tese de doutorado de MASSA (2006), que trata do Desenvolvimento de judocas brasileiros talentosos, na qual o autor buscou analisar o desenvolvimento de judocas olímpicos brasileiros e os modelos de desenvolvimento de talentos descritos na literatura. Segundo o autor, os discursos dos atletas indicaram que a trajetória de desenvolvimento destes não se aproximava dos modelos de desenvolvimento de talentos descritos na literatura. Por outro lado, o estudo também revelou, conforme descrito na literatura, que os fatores psicossociais como apoio da família, prazer pela prática e determinação dos atletas, teve importante influência decisiva no desenvolvimento de judocas brasileiros talentosos.
No entanto, o autor aponta claramente a ausência de programas governamentais de desenvolvimento esportivo, ou seja, no Brasil ainda falta uma política eficaz para formação do atleta de alto rendimento apesar das várias ações governamentais realizadas pelo Ministério do Esporte e outros órgãos.
Os centros de estudos e pesquisas, como a rede CENESP, por exemplo, têm papel fundamental nesse contexto. São eles, juntamente com os centros formadores de atletas que poderão, a partir da produção de estudos e pesquisas aplicadas, apontar caminhos para o desenvolvimento do Esporte Nacional, pois, como afirma PLATONOV (2008), para o aperfeiçoamento do sistema de preparação, deve-se, buscar possibilidades de desenvolvimento, fortalecer a base material e técnica do desporto olímpico, aumentar as fontes de financiamento e estimular os desportistas tanto moral quanto materialmente.
Para finalizar, gostaria de citar mais um trabalho que considero de grande relevância e motivação para o estudo do Sistema de Preparação de Atletas: trata-se de outra tese de doutorado defendida pelo ex-atleta e duas vezes medalhista olímpico Nelson Prudêncio, na qual o autor propõe a implantação de um modelo de detecção e promoção de talentos integrados com a Política Nacional de Esportes e Secretaria de Esportes do Estado, por intermédio da instituição de uma rede de núcleos esportivos, que configure um programa de atuação em longo prazo, para jovens que apresentem potencial para o alto rendimento na prova do salto triplo.
Referência Bibliográfica
FRANCHINI, E. Bases para detecção e promoção de talentos na modalidade de judô. In: I prêmio INDESP de literatura esportiva. V. 1, Brasília: Instituto Nacional de Desenvolvimento de Desporto, p. 15-104, 1997.
MASSA, M. Desenvolvimento de judocas brasileiros talentosos. Tese (Doutorado) – Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006. 212 p..


POR: MARCOS LOPES
FONTE: BOLETIM OSOTAGARI