segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Judô deve buscar apoio das empresas

Joji Kimura, ex-atleta e neto de Yokichi Kimura, fala que as academias não devem depender apenas do poder público para obter patrocínio
Rodrigo Barone
jornal Mogi News
Jorge Moraes
O judô em Mogi é muito bom. Temos um grupo de atletas que poderá fazer a diferença no Jogos Abertos do Interior.
Aos 39 anos e delegado da Central de Judô do Alto Tietê, Joji Kimura, assim como seu irmão Yoshio Kimura dão continuidade ao trabalho de seu avô, um dos grandes mestres mogianos, falecido no ano passado, Yokichi Kimura, fundador do tradicional Judô Clube, de Mogi. No ano que a cidade será sede dos Jogos Abertos do Interior (Jais) e diante da possibilidade de realizar o Campeonato Mundial de Judô, em março, Joji Kimura comenta sobre o judô local, as expectativas destes grandes torneios, o Troféu Yokichi Kimura, criado em homenagem ao fundador do Judô Clube e a história de uma das modalidades mais respeitadas em Mogi.


Mogi News: Qual a sua opinião sobre o judô, em Mogi? 

Joji Kimura: O judô é ótimo. A história vitoriosa começou nos anos 70, com a visita do professor japonês, Seya Kuroda, que passou dois anos aqui massificando a modalidade e revolucionou o esporte na cidade. Ele veio por intermédio do meu avô e o pai de Namie (Paulino, mestre da Academia Palmeiras/Smel), Sethiro Namie.

O que falta nesse primeiro instante é a lei de incentivo funcionar na prática, que melhoraria a modalidade em três aspectos principais: Na parte estrutural, oferecendo aos professores e alunos melhores condições de trabalho - lincar a educação com o esporte, através de bolsa de estudo, o que acaba sendo uma cobertura para o atleta quando encerrar sua carreira - e remunerar alguns professores diretamente. 

MN:Qual a função do delegado da Delegacia Central de Judô da região?

Kimura: O delegado é o braço direito da Federação Paulista de Judô (FPJ) na região e representa a entidade no Alto Tietê em 14 entidades. Tenho como função organizar e tentar viabilizar os pedidos feito pelas academias de judô e organizar e informar sobre as seletivas para as fases que competem ao Campeonato Paulista e eventos da delegacia, como exames de faixas e graduações. 

MN: Como delegado, o que você pode fazer para melhorar o judô?

Kimura: Podemos contribuir muito na formação dos professores do Alto Tietê, padronizando algumas técnicas do judô, estágios de treinamento, assim como a parte tática.


MN: Qual é a sua expectativa para os Jogos Abertos do Interior (Jais) de Mogi, que acontecerá em novembro?

Kimura: Expectativa e responsabilidade muito grande. Os Jais é o maior campeonato em nível de América, maior até do que o Panamericano, e tem uma representatividade enorme para o país. Temos um grupo de judocas muito bons, como Fábio Tetsuo e Rômulo Noma, que poderá fazer a diferença nas competições e poderá brigar. 

MN: O que pode ser melhorado no judô?

Kimura: O incentivo, tanto para o alto rendimento, como para a base. A nossa base é bem forte, mas quando os alunos chegam ao alto rendimento, não conseguimos sustentá-los e eles correm para os grandes clubes, como o Pinheiros (SP). Não podemos depender só do poder publico. Não adianta as academias esportivas ficarem esperando a Secretaria Municipal de Esportes. Devemos lembrar que faltam também bons projetos para serem apresentados às empresas para conseguir os patrocínios. 

MN: Nós percebemos em Mogi, uma grande rivalidade entre as principais academias de boxe da cidade. Existe rivalidade entre o Judô Clube e o Smel/Palmeiras, ministrado por Paulino Namie? 

Kimura:: Nenhuma. A história do judô em Mogi começou com o meu avô, Yokichi Kimura e Sethiro Namie, desde a época da entidade Sociedade dos Agricultores de Cocuera (SAC). No judô não temos essa rivalidade, apenas em cima do tatami. 

MN: Qual a importância de uma etapa da Copa do Mundo de Judô ser realizado em Mogi, como deve acontecer em março?

Kimura: Será importante para divulgar e massificar o esporte ainda mais na cidade. Temos uma boa estrutura para sedias este evento

MN: Conte um pouco de sua carreira no judô, por quê não seguiu no esporte como atleta e o qual sua profissão hoje em dia?

Kimura: Comecei aos quatro anos, com meu avô. Treinava em Mogi, depois morei no Projeto Futura, em São Paulo, nos anos 80 e representei Mogi das Cruzes em eventos por mais de 15 anos. Como atleta (categoria master) ganhei Campeonatos Paulistas, vice-campeão em 2003 no Japão, 3º colocado no torneio da Áustria e campeão juvenil e júnior nos Jogos Regionais e Jais, por diversas vezes. Nasci em Mogi, formado em biomedicina e hoje atuo como empresário.


MN: Qual foi a importância de seu avô no desenvolvimento do judô em Mogi e na sua vida.

Kimura: Falar do meu avo é muito simples. Ele foi como um pai para mim e para dezenas de atletas faixa preta formado por ele na região. Era honesto, simples, sábio, e é referência no judô mogiano e nacional. Até os seus 90 anos, quando faleceu, ele comparecia em todos os eventos de judô acompanhando os atletas.


MN: Fale um pouco sobre a importância do Troféu Yokichi Kimura?

Kimura: É um evento que existe a mais ou menos 20 anos que abre o calendário anual da FPJ. Antes, ele era realizado de 10 em 10 anos, depois de 5 em 5 e agora, anualmente. Estamos contando com aproximadamente 1.200 atletas, na edição 2011, que acontece no dia 12 de março, no Ginásio Municipal (Prof. Hugo Ramos). Inclusive contamos com a presença de grandes delegações. É o maior torneio de judô do interior paulista e um dos cinco mais importantes do Brasil, que acaba sendo um laboratório para os atletas, que disputam em seguida, a Copa São Paulo de Judô.

Quando esporte é inclusão

POR LEILA SOUZA LIMA - O DIA ONLINE
Rio - O Ministério dos Esportes — por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte — aprovou dois projetos do Sesi-RJ: Nadadores do Futuro, em fase de captação de recursos, e Núcleo Petropolitano de Judô Duarte da Silveira, patrocinado pela GE Celma. Ambos atenderão a 680 crianças e jovens com idades entre seis e 17 anos. Nadadores do Futuro atuará nos entornos de Honório Gurgel, Vicente de Carvalho, Nova Iguaçu, São Gonçalo e Vila Olímpica da Gamboa, com aplicação de R$ 980 mil neste ano. E o Núcleo Petropolitano de Judô, orçado em R$ 217 mil, beneficiará moradores do bairro Duarte da Silveira, em Petrópolis.

O Projeto Nadadores do Futuro foi implementado inicialmente entre 2009 e 2010, com duração aproximada de 12 meses. A proposta favoreceu 240 crianças, de sete a 15 anos, moradoras das comunidades carentes do entorno das unidades do SESI de Paciência e Honório Gurgel. 

Aulas aconteciam duas vezes por semana com duração de uma hora. No projeto, crianças têm direito a exames médicos, uniforme, lanche, assistência social e orientação sobre educação e saúde.

Ciclo de palestras de capacitação encerraram neste domingo (20)

Por Antônio Viana - Fed. Amapaense de Judô



Nos dias 12, 19 e 20 a Federação Amapaense de Judô realizou no auditório da Acedemia Integrada de Formação e Aperfeiçoamento - AIFA um ciclo de palestras com os temas: Judô – História e Filosofia, Nutrição e as Necessidades Especiais dos Judocas, Organização de Eventos, Relacionamento com A Imprensa, A Preparação Física no Judô, Sistema de Preparação de Atletas e Arbitragem.

Os palestrantes foram os membros da diretoria da FAJ Saulo Amaral, Veraldo Freitas, Edielson Azevedo e a nutricionista Maria Luiza Rodrigues Gomes. (fotos anexas)

 Novas palestras serão realizadas visando cada vez mais a capacitação dos professores graduados pertencentes aos clubes filiados.





Campeonato Amapaense acontecerá neste sábado (26) no Ginásio Avertino Ramos

Visando a formação da delegação amapaense que disputará o Campeonato Brasileiro Regional (AP, CE, MA, PA e PI) nos dias 02 e 03 de abril em Teresina-PI a FAJ realiza sua primeira seletiva. As classes em disputa serão: Sub-13, Sub-15, Sub-17 e Sub-20. No dia 12 de março entram no tatame os atletas das classes Sub-23 e Sênior.

Programação do evento:

SEGUNDA-FEIRA 21/02

20h00min. Prazo final para entrega das fichas de inscrição.

SEXTA-FEIRA 25/02 – PESAGEM OFICIAL

Macapá das 17:30 ás 18:30h local: JUDO CLUBE DO AMAPÁ, em Santana das 19:00 ás 20:00h no CLUBE DE JUDÔ RONILDO NOBRE e na AIFA das 20:30 ás 21:30h.


SÁBADO 26/02


08:30h - Abertura do evento;
09:00h - Início dos combates das classes sub-13 M/F e Sub-17 M/F
12:00h - Premiação das classes 
sub-13 M/F e Sub-17 M/F

14:00h - 
Início dos combates das classes sub-15 M/F e Sub-20 M/F


18:00h - Premiação e encerramento





Projetos Sociais estão com as inscrições abertas!!!


Avança Judô CBJ/INFRAERO
Coordenação: Clube de Judô Ronildo Nobre (96) 8133-0204.
Publico Alvo: Crianças e Adolescentes

Locais: Clube de Judô Ronildo Nobre (Av. Júlio Cardoso, 206 Paraíso – Santana)
3 Turmas: 01 de 40 alunos entre 07 e 11 anos, 01 de 40 alunos entre 12 e 16 anos e 01 de 40 alunos entre 07 e 16 anos de idade. (Manhã e Tarde)

Escola Estadual Jusefa Jucileide (Bairro Nova Esperança- Macapá) 01 turma de 40 alunos entre 07 e 16 anos. (noite)

Academia Integrada de Formação e Aperfeiçoamento – AIFA (Rod. Duca Serra,065 Marabaixo – Macapá)
02 turmas: 01 de 40 alunos entre 07 e 11 anos e 01 de 40 alunos entre 07 e 16 anos.

Total de vagas: 240 alunos.

Projeto Esporte é Segurança
Coordenação: Academia Integrada de Formação e perfeiçoamento- AIFA

(96) 8112-9858/9125-6657/9903-0250 e 3212-1247

Público Alvo: Crianças, Adolescentes e Adultos

Local: Academia Integrada de Formação e Aperfeiçoamento – AIFA (Rod. Duca Serra,065 Marabaixo – Macapá)

Turmas de 40 alunos Terças e Quintas-feiras 08:00h ás 10:00h e 16:00h ás 17:00h e Segundas, Quartas e Sextas das 19:30h ás 21:30h.
Total de vagas: 120 alunos.

Antonio Jovenildo Viana
Presidente-FAJ
(96) 8112-9858/9125-6657/9903-0250
Msn: thoniap@hotmail.com
http://judoamapaense.blogspot.com/
http://fajudo.sites.uol.com.br