quarta-feira, 27 de junho de 2012

Otimista, CBJ põe quatro medalhas como meta do judô em Londres


Coordenador técnico aposta em pelo menos uma final olímpica no feminino


Por Raphael AndrioloRio de Janeiro - globoespoorte.com

Pela primeira vez, o Brasil chegará aos Jogos como uma das principais forças mundiais no judô. A histórica classificação de atletas em todas as categorias de peso no masculino e no feminino, além das lideranças de Mayra Aguiar e Leandro Guilheiro no ranking mundial, deixou a comissão técnica da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) otimista e confiante em um desempenho igualmente satisfatório em Londres. Como parte de um plano de metas traçado com base em resultados recentes, a entidade acredita que o país pode voltar com pelo menos quatro medalhas das Olimpíadas.

O primeiro objetivo era classificar os 14 atletas nas 14 categorias de peso. O segundo e terceiro pontos serão postos à prova na capital britânica: conquistar quatro medalhas, sendo uma de ouro, e alcançar pelo menos uma final no feminino.


Seleção Olimpica de Judô (Foto: Eliária Andrade / Agência O Globo)Seleção Olimpica de Judô: completa pela primeira vez na história (Foto: Eliária Andrade / Agência O Globo)


As estatísticas nos levaram a estes números. Podem não ser atingidos ou serem atingidos com louvor, mas estamos sendo bem pé no chão. Fechamos esse número em abril deste ano. É a primeira vez que vamos sair daqui com a certeza que a equipe feminina vai voltar com uma medalha das Olimpíadas – disse Ney Wilson, coordenador técnico da seleção, durante um workshop realizado no Aeroporto do Galeão, no Rio de Janeiro.

Mayra Aguiar, embarque para Moscou (Foto: Vicente Seda / Globoesporte.com)
Mayra Aguiar, líder do ranking mundial na categoria
- 78kg, é esperança de pódio (Foto: Vicente Seda)
Se a meta for alcançada, o judô brasileiro terá seu melhor desempenho em Olimpíadas. Até o momento, os Jogos de Los Angeles, em 1984, apresentaram os melhores resultados. Na ocasião, a seleção comandada pelo treinador Massao Shinohara terminou a disputa com três medalhas: Douglas Vieira faturou a prata enquanto Luis Onmura e Walter Carmona ganharam bronze. Na época, o judô feminino ainda não era disputado.

Em Pequim, o país repetiu o número de três medalhas ganhas, mas todas foram de bronze. Tiago Camilo e Leandro Guilheiro foram ao pódio no masculino, e Ketleyn Quadros tornou-se a primeira mulher brasileira a conquistar uma medalha em um esporte individual nos Jogos.

Este ano, o Brasil foi o único país, ao lado de França e Japão, a classificar atletas em todas as faixas de peso através apenas do ranking olímpico, sem precisar recorrer às cotas continentais.

- O judô brasileiro não volta de Londres sem um pódio olímpico. É um compromisso. Podem me cobrar – garantiu o presidente da CBJ, Paulo Wanderley.

Na próxima semana, de 3 a 6 de julho, os 14 judocas que defenderão o Brasil nas Olimpíadas treinarão no Rio de Janeiro. No dia 16, todos embarcam para Londres. Na competição, o país terá 10 cabeças de chave.


A seleção olímpica completa:
Masculino
-60kg: Felipe Kitadai
-66kg: Leandro Cunha
-73kg: Bruno Mendonça
-81kg: Leandro Guilheiro - (1º no ranking)
-90kg: Tiago Camilo
-100kg: Luciano Correa
+100kg: Rafael Silva

Feminino
-48kg: Sarah Menezes
-52kg: Erika Miranda
-57kg: Rafaela Silva
-63kg: Mariana Silva
-70kg: Maria Portela
-78kg: Mayra Aguiar - (1º no ranking)
+78kg: Maria Suelen Altheman

Comitê Olímpico Brasileiro lança vídeos de valorização do Time Brasil

No último dia 25, o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) lançou quatro vídeos promocionais para valorização da marca "Time Brasil".

O grande objetivo é chamar a torcida para prestigiar e apoiar nossos atletas que disputarão à partir de 27 de julho, das Olimpíadas de Londres.

O Brasil tem grande chance de medalhas no tanto no masculino quanto no feminino no Judô, Vôlei, Natação, Atletismo e Ginástica Olímpica. Pode-se citar ainda o Futebol Feminino, já que o masculino é sempre uma incógnita em Olimpíadas!

Boa sorte Brasil!!!!

Acompanhe os vídeos abaixo:





Trinta dias para Londres 2012

Por Assessoria de Imprensa CBJ


imagemApós longos 1402 dias, chegou a hora de a contagem regressiva para as Olimpíadas de Londres 2012 entrar em sua reta final. Nesta quarta-feira, dia 27, faltará um mês para a cerimônia de abertura dos Jogos. As lutas do judô começam no dia 28 de julho, com Felipe Kitadai (60kg) e Sarah Menezes (48kg) e pela primeira vez o Brasil irá com equipe completa de 14 atletas. O judô é a única modalidade brasileira que desde as Olimpíadas de Los Angeles 1984 conquista medalhas. No total são 15 pódios, sendo dois ouros, três pratas e dez bronzes.
 
O judô brasileiro será representado em Londres por Felipe Kitadai (60kg), Leandro Cunha (66kg), Bruno Mendonça (73kg), Leandro Guilheiro (81kg), Tiago Camilo (90kg), Luciano Corrêa (100kg), Rafael Silva (+100kg), Sarah Menezes (48kg), Erika Miranda (52kg), Rafaela Silva (57kg), Mariana Silva (63kg), Maria Portela (70kg), Mayra Aguiar (78kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg).
 
“Nossa meta inicial é manter a tradição de sempre conquistar medalhas olímpicas. Feito isto, temos confiança de que o judô brasileiro está preparado para voltar a conquistar o ouro olímpico. Não medimos investimentos para dar a melhor preparação para esses atletas em busca de um grande resultado”, diz o presidente da Confederação Brasileira de Judô, Paulo Wanderley Teixeira.
 
O dirigente destaca que nos últimos quatro anos, foram investidos 60% do orçamento da Confederação Brasileira de Judô na preparação e ranqueamento dos atletas para as Olimpíadas - R$ 5 milhões apenas na temporada 2011.  Paulo Wanderley Teixeira anunciou em evento com os atletas que os classificados para os Jogos de Londres dividirão o prêmio de R$ 1 milhão.
 
“Não me preocupo muito com a quantidade de dias que faltam para as Olimpíadas, mas, é claro que nesta reta final a expectativa aumenta bastante. Foram quatro anos de muito treino e dedicação para apenas um dia. E naquele dia tudo tem que dar certo para conquistar uma medalha olímpica”, afirma Tiago Camilo, prata em Sydney 2000 e bronze em Pequim 2008, e que disputará em Londres a sua terceira olimpíada.
 
O judô será disputado de 28 de julho a 3 de agosto no complexo do ExCel, na região das Docklands. Há duas categorias por dia (uma masculina e uma feminina) e a competição é feita em dois tatames, com a fase eliminatória pela manhã (a partir de 9:30) e as finais à tarde (a partir de 14:00). Há repescagem para os atletas que forem às quartas-de-final.
 
O embarque para Londres será no dia 16 de julho, partindo dos aeroportos de Guarulhos/SP (para atletas de São Paulo) e Galeão/RJ (para todos atletas fora de São Paulo). A aclimatação será feita entre os dias 17 e 26 de julho na cidade de Sheffield, norte da Inglaterra, a cerca de duas horas e meia de trem de Londres. Os treinos serão na Sheffield Hallam University.