quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Ranking Mundial é atualizado após o Mundial de Paris


A Federação Internacional de Judô (FIJ) divulgou nesta quarta-feira o novo ranking mundial da modalidade após a disputa do Campeonato Mundial de Paris, encerrado no último domingo. 

O ranqueamento mundial também faz parte do critério de classificação olímpico estabelecido pela FIJ para Londres 2012. Garantem vaga na Olimpíada os 22 homens e as 14 mulheres mais bem colocadas no ranking. Apenas um atleta por país lutará nos Jogos Olímpicos.

Na França, o judô brasileiro teve o melhor desempenho da história em números de pódios, superando Rio-2007 e Tóquio-2010. Os medalhistas Leandro Cunha (66kg/prata), Sarah Menezes (48kg/bronze) e Rafaela Silva (57kg/prata) ganharam uma posição na lista em relação ao ranking divulgado antes do Mundial. Leandro Cunha e Rafaela Silva estão na sexta colocação, enquanto Sarah Menezes aparece em terceiro lugar. Leandro Guilheiro (81kg/bronze) e Mayra Aguiar (78kg/bronze) mantiveram a segunda e quinta colocação na lista, respectivamente.

Brasileiro mais bem colocado no ranking, Leandro Guilheiro está bem confortável em sua categoria, com 666 pontos na frente de Elnur Mammadli, do Azerbaijão, que aparece em terceiro na lista. Nesta situação, Leandro só lutaria com o coreano Kim Jae-Bum, líder do ranking, numa final olímpica.

Sarah Menezes, que tem na sua frente na lista duas japonesas, já projeta como poderia ficar um possível cruzamento com uma das atletas do Japão em Londres.

"Pelas contas que fizemos, é importante para a Olimpíada eu terminar em terceiro lugar, atrás das duas japonesas. Porque apenas uma delas estará em Londres. Assim, serei a cabeça de chave número dois e só encontraria com elas na final. Vamos trabalhar agora para me manter nessa posição", diz Sarah Menezes.

Nas categorias até 90kg e 100kg a briga pela vaga em Londres 2012 esquentou depois do Mundial de Paris. Quem estava em segundo lugar na disputa verde-amarela pela vaga, agora tem pequena vantagem. Nos 90kg Hugo Pessanha está na sétima colocação com 38 pontos a mais que Tiago Camilo, que ocupa o oitavo lugar. Já nos 100kg, Leonardo Leite, em 19º, tem 24 pontos de vantagem sobre Luciano Corrêa, 20º.

"Depois do resultado deste Mundial, vou correr atrás de pontos nas Copas do Mundo e Grand Prix para buscar a vaga olímpica", afirma o campeão mundial de 2007, Luciano Corrêa.

Luciano Corrêa, Rafael Silva (+100kg), Maria Portela (70kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg) disputam em setembro as copas do mundo do Uzbequistão (17-18/9) e Cazaquistão (24-25/9). Sarah Menezes, Erika Miranda, Rafaela Silva e Mayra Aguiar vão para o Japão de 22 de novembro a 15 de dezembro para treinar e lutar o Grand Slam de Tóquio.

Posições dos atletas que disputaram o Mundial de Paris no ranking da FIJ:

- Masculino

60kg: Felipe Kitadai (16º)
66kg: Leandro Cunha (6º)
73kg: Bruno Mendonça (15º)
81kg: Leandro Guilheiro (2º) e Flávio Canto (17º)
90kg: Hugo Pessanha (7º) e Tiago Camilo (8º)
100kg: Leonardo Leite (19º) e Luciano Corrêa (20º)
+100kg: Daniel Hernandes (10º) e Rafael Silva (13º)

- Feminino

48kg: Sarah Menezes (3º)
52kg: Erika Miranda (6º)
57kg: Rafaela Silva (6º) e Ketleyn Quadros (25º)
63kg: Mariana Silva (19º*)
70kg: Maria Portela (20º)
78kg: Mayra Aguiar (5º)
+78kg: Maria Suelen Altheman (18º*)

*As atletas Mariana Silva e Maria Suelen Altheman ganham posições por conta do critério de descarte, já que em Olimpíadas apenas um atleta por país se classifica para o evento. Com isto, as judocas entram no grupo das 14 mais bem colocadas.