segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Guilheiro admite pressão e diz que COB aposta no judô para 2012


Leandro Guilheiro está confiante para Jogos 2012
Foto: Reuters

Segundo colocado no ranking mundial, medalhista de bronze em Atenas 2004 e Pequim 2008, o judoca Leandro Guilheiro sonha com voos mais altos em sua vitoriosa carreira. Em entrevista ao Terra, o judoca comentou sobre as expectativas para a Olimpíada 2012 e afirmou que o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) aposta muitas de suas fichas no judô para a competição que será realizada em Londres.

"O judô é o único esporte que traz medalha em todos os jogos desde Los Angeles 84. Nós construímos isso e se espera muito do judô. É o esporte que tem maior expectativa pelo COB. Eles esperam quatro medalhas, mas é uma pressão positiva. Isso mostra que eles acreditam nos atletas", afirmou Guilheiro.

O judoca brasileiro é tido como um dos melhores do mundo na categoria até 81kg e, com a classificação para Olimpíada praticamente assegurada, acredita que isso lhe dará mais conforto e tranquilidade para a temporada 2011.

"Além de ser um dos melhores do mundo, para essa corrida rumo à Olimpíada é o momento de parar, descansar e planejar o ano. Quando tem essa tranquilidade, isso te permite escolher a competição que vai lutar. Quanto mais pontos você consegue juntar, melhor, fora o efeito psicológico. Sou o cabeça número dois da chave. Isso te dá privilégios", explicou o judoca brasileiro.

Guilheiro comentou sobre as expectativas para temporada 2011 e para a Olimpíada de Londres. De acordo com o judoca, a renovação que está acontecendo na modalidade é ponto chave para o sucesso.

"Sãos as melhores expectativas possíveis. Temos alguns atletas rumo à classificação para Londres. Hoje o judô brasileiro é um dos cinco melhores do mundo. Está tendo uma renovação importante e temos o Tiago Camilo, Luciano Correa, temos um grupo bom, uma geração vitoriosa para brigar por medalhas em 2012", concluiu.

FONTE: REDAÇÃO TERRA


Veja imagens do treino da seleção em São Paulo




A seleção brasileira fez, neste domingo, no Centro Olímpico, em São Paulo, o primeiro treino da concentração de uma semana que a equipe fará na capital paulista. Por cerca de duas horas as equipes masculina e feminina fizeram um treinamento leve no dojo, comandados por Luiz Shinohara e Rosicléia Campos.

Confira algumas imagens do primeiro treino da equipe.
















FONTE: Notícias CBJ
Fotos: Divulgação CBJ

No mundo pelo judô



Rio-pretense Josiane Falco viaja o mundo em busca de troféus; atleta tem no currículo três mundiais e atualmente é a 63ª do mundo


A judoca Josiane Falco já conheceu várias cidades do mundo e não se cansa: quer conquistar muitos outros troféus mundo afora.
Aos 22 anos, a judoca já acumula o vice-campeonato brasileiro sub-23 e o terceiro lugar dos Jogos Panamericanos de 2010, em El Salvador.
Ela também já esteve em três edições da Copa do Mundo de Judô: em São Paulo, Romênia e Espanha.
A vontade de praticar o esporte começou quando ainda tinha 10 anos. “Fui assistir uma aula, me interessei e comecei a treinar”, conta. 
As primeiras aulas foram no clube  Palestra e, em seguida, foi para onde treina até hoje, com o vice-campeão mundial Léo Mansor.
Desde o começo a família fez questão de incentivar Josiane no esporte. “Eu jogava futebol e capoeira, fazia natação e praticava jazz”, diz. “Quando entrei no judô eles pensaram que logo eu iria parar”, lembra.
A identificação com o esporte foi de cara. Ela não teve dúvidas. “Sempre gostei de competir. Sem contar a disciplina e a filosofia do judô, que é muito interessante”, diz
Ela conta que o judô em Rio Preto é grande e cresce  cada vez mais. “Isso é bom. É um incentivo para os mais novos que querem participar do esporte”, diz.
Hoje a cidade conta com mais academias da arte marcial, mas para Josiane precisa de  apoio maior da prefeitura. “Fazemos tudo isso sem subsídio da prefeitura para viagens. Tiramos dinheiro até do bolso. É preciso olhar para o esporte em geral. Incentivar novos atletas.”

Atualmente, Josiane faz parte da Seleção Brasileira de Judô e é a 63ª atleta no ranking mundial. Mas, por causa de uma lesão está sem competir há seis meses. “Rompi os ligamentos do joelho durante a Copa, na Espanha”, conta. 
Mesmo assim, a atleta já se prepara para voltar à ativa e continuar a viajar pelo mundo. “No dia 29 tem a seletiva pra ratificar a minha participação na Seleção”, diz. “Quero ir para as Olimpíadas de Londres, em 2012.”

Por Agência BOM DIA
Foto: Sidnei Costa

Brasilienses disputam vagas no Circuito Europeu Sub-20 de Judô



Isadora e Tiago Pereira dividem o teto, o tatame e, às vezes, até o mesmo quimono. Agora, têm também um objetivo comum: o Circuito Europeu Sub-20 de Judô. Os irmãos treinam forte para a Seletiva Nacional aberta Sub-17 e Sub-20, que acontece em Brasília, em 5 e 6 de fevereiro, e que classificará os quatro melhores atletas de cada uma das 14 categorias olímpicas para o certame europeu.

A judoca participará da disputa juvenil (Sub-17), enquanto Tiago lutará na categoria júnior (Sub-20). Para eles, as maiores dificuldades serão o número de combates e o nível dos atletas. “Vai ser bem cansativo. Em um dia de competição, a gente deve encarar até dez competidores, e você tem que dar o máximo em todas as disputas”, afirma Isadora. 

Os adversários mais duros, segundo ambos, deverão ser os atletas de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, estados tradicionais na modalidade. Mas, por ser uma seletiva aberta, na qual qualquer atleta pode se inscrever, algumas surpresas podem surgir no caminho.

Mesmo assim, Tiago e Isadora já estão de olho na Europa. Sabem que, caso consigam classificação, terão pela frente adversários de alto nível. “O judô do Brasil segue a linha do judô puro do Japão”, explica o sensei Luciano Gonçalves. “Na Europa, os atletas não possuem muita técnica e utilizam a força e a estratégia para compensar isso.” 

Nas possíveis disputas contra os europeus, os irmãos brasilienses terão como aliada a envergadura. “O Tiago é alto para o peso de competição dele, e a Isadora, mais ainda”, diz Gonçalves, que treina os atletas na Academia Peixoto, há cinco anos. “Eles seguem a linha do Rogério Sampaio, campeão olímpico de 1992”, compara.

Quem é ela
Nome: Isadora de Sousa Pereira
Nascimento: 29/05/1995
Local: Brasília
Altura: 1,74m
Peso: 70kg
Categoria: 70kg
Título: campeã 
sul-americana (2010)

Quem é ele
Nome: Tiago Pereira Silvano
Nascimento: 28/02/1993
Local: Brasília
Altura: 1,83m
Peso: 80kg
Categoria: até 81kg
Título: vice-campeão das Olimpíadas Escolares (2010)

Disciplina trazida de casa
Filhos de um faixa preta da modalidade, Isadora e Tiago levam a disciplina aprendida em casa para o tatame, o que, de segundo o treinador, contribui para o desempenho de ambos no esporte. “É um prazer treinar os dois”, elogia Gonçalves. “A postura, a educação e a dedicação deles nos treinos são maravilhosos.” 

Apaixonado pelo judô, o pai dos atletas, Carlos Antônio Pereira, não precisou matricular os filhos no esporte. Segundo os judocas, o amor pela modalidade surgiu naturalmente. “Eu vi as medalhas do meu pai e pedi para lutar”, conta Tiago, que por tabela acabou influenciando a irmã. “Eu fazia balé e, quando levantava a perna, derrubava todo mundo”, diz Isadora, entre risos.

Quatro brasilienses possuem vaga na Seleção Brasileira de judô, mas nenhum treina na capital federal. E o desejo de Tiago e Isadora é de continuar em Brasília — ele, inclusive, passou no vestibular para Engenharia Ambiental. Apesar disso, para seguirem disputando em alto nível, a tendência é de que ambos optem por outros centros. “Eu sei que vão acabar indo embora”, diz o sensei Luciano Gonçalves. “Aqui em Brasília, pagam para treinar. Lá fora, vão ganhar faculdade, casa, salário para isso”, desabafa.

Da redação do Super Esportes DF - Correio Braziliense