quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Por que a procura das academias de artes marciais estão crescendo?

Engraçado, quando eu comecei a treinar judô (2007), os esportes de lutas tinham poucos praticantes, uns mais no judô, outros menos no jiu-jítsu e menos ainda no karatê. Hoje à procura por artes marciais aumentou consideravelmente, você mesmo pode ir a algumas academias de Teresina e observar os treinos como estão sempre cheios de praticantes e curiosos, que possivelmente mais tarde se tornarão praticantes.

O melhor de tudo é que essa procura não é só por aqueles esportes em que o Estado possui mais medalhistas em competições nacionais e internacionais. Pelo contrário, as pessoas estão procurando os esportes de luta, porque além de estarem mais preocupados com a saúde física e um alívio mental por conta da rotina cansativa, essa procura por artes marcais vêm crescendo como forma de auto defesa. Pois sabemos que, principalmente os esportes de lutas que não precisam ser treinados com o kimono, simulam mais um possível confronto nas ruas.

Não estou dizendo que todos os praticantes de lutas devam reagir a um assalto, por exemplo, mas essas pessoas já sabem como se portar em situações que lhes exijam um controle maior de seus atos.

E não é somente os homens que estão procurando treinar o muay-thai, o jiu-jítsu, o próprio judô, a capoeira. As mulheres estão mostrando cada vez mais que estão interessadas em lutas, até porque os esportes, principalmente os de luta, não buscam segregar homens e mulheres, mas sim unir os dois sexos, para que ambos possam aprender de maneira igual, ter paciência e respeitar uns aos outros.
POR TÁSSIA ARAÚJO
FONTE: PORTAL MEIO NORTE

Anabolizantes: consumo vira epidemia entre jovens

Os laboratórios do mundo vêm pesquisando de forma incessante em torno do doping genético. Todavia, apesar dos males que o anabolizante provoca em seus usuários, praticantes de musculação, principalmente em academias de bairros de classe média alta, vêm se tornando um caso de saúde pública e de polícia. O caso é tão estarrecedor que os usuários não se conformam com a lentidão de algumas drogas e passaram a adotar o uso de produtos veterinários, ficando a juventude exposta ao perigo real dos anabolizantes.

O consumo desenfreado dessas drogas tornou-se epidêmico dentro da sociedade, sem distinção de faixa etária ou classe econômica. Entrevistados dizem que o seu uso é uma epidemia estimulada na supervalorização do físico pela indústria e pela comunicação de massa, que normalmente encontram nas crianças e adolescentes – ávidos por novidades e necessitados de auto-afirmação – os seus alvos mais frágeis.

O Conselho Regional de Educação Física de Pernambuco e Alagoas (CREF12/PE-AL) vem, sistematicamente, fiscalizando as academias da Região Metropolitana e interior do estado de Pernambuco, onde se constata em algumas academias que as lixeiras desses locais são repletas de seringas usadas para esse fim.

As providências são adotadas e seus proprietários conduzidos pela polícia até a Delegacia local, para lavratura de termo de ocorrência. Uma pesquisa realizada pela Universidade de Massachussets com 975 crianças norte-americanas, entre 9 e 13 anos, traz resultados alarmantes: 32% dos garotos conheciam um colega da mesma idade que estava utilizando esteróides anabolizantes.

E ainda: 2,7% dos meninos e 2,6% das meninas admitiram consumir tais substâncias. Isso significa, na melhor das hipóteses, que numa sala de aula com 50 alunos da 4ª série do ensino fundamental, pelo menos um já assume que está se drogando. Um dos estudiosos da matéria, Professor Azenildo Moura Santos (CREF 001038-G/PE), autor do livro “O Mundo Anabólico”, tentou fazer uma pesquisa semelhante em escolas de Pernambuco, porém, encontrou forte resistência dos donos de colégios.

O governo do estado precisa desenvolver políticas públicas para afastar os jovens desses medicamentos que, por sua vez, devem ser usados para fins terapêuticos por pacientes com câncer e portadores de HIV, por exemplo. Adotando campanhas de informações em escolas e academias, é importante também que atletas que competem em qualquer modalidade esportiva deveriam passar por exame antidoping – não apenas os competidores de atividades olímpicas, como ocorre atualmente.

POR: Prof. Claudiomar Feitosa
Fonte: Diário de Pernambuco

Victor Penalber liberado para voltar às competições

Após dois anos longe dos tatames, o peso leve Victor Penalber (73kg) está liberado para competir a partir desta quinta-feira, dia 11. O judoca cumpriu gancho de dois anos para o caso de doping pelo uso do diurético furosemida durante o Campeonato Mundial de Equipes disputado em outubro de 2008. Victor retorna aos campeonatos no dia 23 de novembro, no Grand Prix de Abu Dhabi, etapa do Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô.

Aos 20 anos, Victor Penalber surgiu no cenário internacional em 2007, quando conquistou a medalha de bronze na Copa do Mundo de Belo Horizonte. No mesmo ano, foi vice-campeão mundial por equipes na China. Em 2008, Victor representou o Brasil no Campeonato Pan-Americano de Miami e ficou com a medalha de ouro, além de ser bronze no Campeonato Mundial Sub 20 na Tailândia.

Nos dois anos de suspensão, Victor Penalber não se distanciou do judô. Após passar por uma cirurgia no fim de 2008, o judoca voltou aos treinos e virou um torcedor de luxo da maioria dos atletas da seleção brasileira, em especial da irmã Giulia Penalber.

"No início foi difícil, mas o primeiro aprendizado do judô ensina como levantar depois de cair sem se machucar. Já venho treinando forte há muito tempo e estou pronto. Mas não vou negar que foi duro. O que me mantinha nos treinos era poder ajudar meus amigos de clube e minha irmã. Da arquibancada, sentia que fazia parte de cada vitória deles. Só tenho a agradecer a todos que ficaram do meu lado em especial minha família", conta Victor Penalber.

A falta de experiência que levou ao uso da substância proibida hoje dá lugar ao foco nos pontos do ranking mundial e em voltar a representar o Brasil internacionalmente.

"Estou sem pontos no ranking mundial e, por isso, tenho que entrar com tudo nas competições. Sei que tenho que correr atrás do prejuízo na corrida pela Olimpíada de Londres 2012. Nesses dois anos o que mais mudou é que estou mais maduro e preparado", afirma.

FONTE : NOTÍCIAS CBJ