sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Judoca é pego em primeiro caso de doping dos Jogos Asiáticos e perde medalha

A organização dos Jogos Asiáticos, disputados em Guangzhou, na China, divulgaram nesta sexta-feira o primeiro caso de doping da competição deste ano.

O judoca Shokir Muminov, 27, do Uzbequistão, ganhador da medalha de prata na categoria até 81 kg, testou positivo para um estimulante após a análise de sua urina.

O presidente da comissão médica do Conselho Olímpico da Ásia, Mani Jegathesan, anunciou que o resultado da prova a que Muminov foi submetido no último domingo o fará perder a medalha de prata dos Jogos.

A substância encontrada foi metilexanamina, um estimulante do sistema nervoso central proibido a partir deste ano pela Agência Mundial Antidopagem.

"O atleta foi desqualificado da competição e também dos Jogos, sua atuação será anulada e sua medalha retirada", explicou Jegathesan.

A metilexanamina é um dos componetes do óleo vegetal usado em descongestionadores nasais, por exemplo, e também está presente em alguns suplementos alimentícios.

A medalha de prata passa, agora, para Masahiro Takamatsu, do Japão, e Islam Bozbayev, do Cazaquistão, que dividiam o bronze.

POR: EFE
FONTE: FOLHA.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário