sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

A ESSÊNCIA DO KIAI


Expor a essência do kiai, é uma tarefa dificil, devido a carencia de termos claros, e por se tratar de um assunto que entra na esfera filosofica do Judô. Mas, a importância do Kiai, é tão fundamental na arte marcial, que se justifica ao menos a tentativa de esboça-lo, ainda que parcialmente a sua essência. É o que veremos começar, pela melhor versão possivel dos termos fundamentais: a terminologia KI, significa força, uma força universal, relativamente ao indivíduo, tambem dito força espiritual, ou simplesmente espírito. AI - união logo, temos como KIAI , a união espiritual. O KI unido, concentrado, no índivíduo, constitui o Kiai; estes dois termos designam a mesma coisa no estado estático (latente) respectivamente dinâmico ( em movimento ). Todas as pessoas possuem naturalmento o KI, em maior ou menor grau. O Kiai-dô, é a arte de cultivar o Kiai, isto é, a arte de acumular o Kiai e de o empregar em combate. O potencial atingivel pelo treino e efeitos consequentemente aproximam-se do indescritível. Segundo a teoria marcial Japonesa, o Kiai, alma de todas as artes marciais, deve concentrar-se no baixo ventre, de onde explode toda a força e energia liberada pelo som do Kiai, onde encontra-se toda a fonted de ação marcial. No processo de acumulação do Kiai, que muitas vezes se compara com a eletricidade, podemos por analogia avaliar teoricamente a potência do Kiai, pela expresssão VOLTS X AMPERES = WATTS. , o que determina a quantidade de potência O emprego do Kiai, constitui uma liberação de força que pode ser súbita, ou lenta, Neste processo, estabelece-se a união espiritual entre os oponentes Hikotaro, afirma que as regras a seguir, contem o segredo do Kiai (cf Harrison, The fighting spirit of Japan) 


"Não tenho pais, faço do ceu e da terra meus pais,

Não tenho casa, faço do saika tanden, a minha casa,

não tenho poder divino, faço da honestidade, o meu poder divino,

não tenho meios, faço da docilidade os meus meios,

não tenho poder mágico, faço da personalidade o meu poder mágico,

não tenho corpo, faço do estoicismo o meu corpo

não tenho olhos, faço do clarão do relâmpago, os meus olhos

não tenho orelhas, faço da sensibilidade as minhas orelhas,

não tenho membros, faço da prontidão os meus membros,

não tenho leis, faço da auto-proteção, as minhas leis

não tenho designios, faço do oportunismo os meus desígnios,

não tenho milagres, faço da lei justa os meus milagres

não tenho tática, faço da plenitude e vazio, a minha tatica

nao tenho talengo, faço do espirito pronto, o meu talento

não tenho amigos, faço do meu espírito o meu amigo

não tenho inimigos, faço de minha imprudencia, o meu inimigo

não tenho armadura, faço da benevolência e honestidade, a minha armadura

não tenho castelo, faço do espirito imóvel (fudo-shin) o meu castelo

não tenho espada, faço do espirito livre (mu-shin ) a minha espada.


   A atuação da ressonância do kiai, temos para este ponto, as considerações que nos darão uma ideia sobre a atuação do kiai, por ressonância. Chama-se ressonância, a transmissão do movimento vribratório por influência. Quando um som de determinada frequência vibratória é emitido (soa ) na prosimidade de um corpo sonoro de frequência vibratória harmonica daquele, este entre em vibração (ressoa ), o som emitido adquire assim um notável reforço e potência. Chama-se um corpo sonoro ou vibrátil, um corpo capaz de emitir som. As frequências de dois ou mais sons dizem-se harmonicas, quando estão entre sí em harmonia e co-relacionados. Uma pequena força vibratória aplicada com insistência a um sistema oscilante, coloca este em bibração. Um exemplo desta potência vibratória, quando um batalhão atravessa uma ponte suspensa,em passo de marcha, temos um movimento vibratório devido ao som único emitido por todos os pés tocando nesta ponte ao mesmo tempo e de maneira uniforme, esta ponte coloca-se imediatamente em vibração, se a frequencia do passo se aproxima excessivamente a frequencia da ponte, temos uma ressonância, a amplitude crescente das oscilações, pode arrebentá-la, faz-se necessário portanto, "desacertar" o passo, ao atravessar a ponte. Temos assim, uma noção da potência do kiai, quando entra este em ressonância em relação a frquencia vibratória do nervo auditivo do adversário. O abalo vibratório deste, pode tirar a concentração do adversário, face a anulação de resposta do nervo auditivo, inibindo assim, estímulos de ação e reação. Vemos portanto, que o kiai, não é simplesmente um grito, ou um som alto, mas uma liberação potente de energia, capaz de inibir estímulos e reações do adversário. 




Prof. Luiz Carlos F. Souza

5º Dan de Judô Kodokan

Filiado a LIJUERJ

JUDÔ ESCOLA NIPPON

Petrópolis - RJ - Brasil



-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

THE ESSENCE OF KIAI 


Expose the essence of the kiai is a difficult task due to shortage of clear terms, and because it is a matter which falls within the philosophy of judo. But the importance of Kiai, is so fundamental in the martial art, which is justified at least to attempt to outline it, even partially its essence. We'll see a start, the best possible version of the fundamental terms: terminology KI means strength, a universal force, for the individual, also said spiritual strength, or just spirit. AI - union soon, as we KIAI, spiritual union. The KI united, concentrated on the individual, is the Kiai, these two terms designate the same thing in the static state (latent) respectively dynamic (moving). All people have the naturalmento KI to a greater or lesser degree. Kiai-do, is to cultivate the art of Kiai, ie the art of accumulating Kiai and the use in combat. The potential effects attainable by training and therefore approach the unspeakable. According to the Japanese martial theory, the Kiai, the soul of all martial arts should focus on the lower abdomen, where it explodes in full force and energy released by the sound of Kiai, is where all the action fonted martial. In the process of accumulation of Kiai, who often is compared with electricity, by analogy we can theoretically evaluate the power of Kiai by expresssão VOLTS AMPERES = WATTS X. , Which determines the amount of power The use of Kiai, is releasing a force that can be sudden or slow this process down to a spiritual union between opponents Hikotaro, states that the rules below, contains the secret of Kiai (see Harrison, The fighting spirit of Japan) 




"I have parents, do the heaven and earth my parents,


I'm not home, do the saika tanden, my home,
I have no divine power: I make honesty my divine power,
I have no means, I make my sweetness means,
I have no magical power, I make my personality magical power,
have no body: I make Stoicism my Body
I have no eyes, make the flash of lightning, my eyes
I have no ears: I make sensibility my ears,
I have no limbs, I make promptness my limbs,
I do not have laws, do self-protection, my laws
I have no designs: I make my designs opportunism,
I have no miracles: I make my miracles just law
I have no tactics: I make emptiness and fullness, my tactic
I have no talengo, I ready the spirit, my talent
I have no friends, I make my mind my friend
I have no enemies, I make my indiscretion, my enemy
I have no armor: I make benevolence and honesty, my armor
I have no castle: I make immovable mind (fudo-shin) my castle
I have no sword: I make free spirit (mu-shin) my sword.

The role of the kiai resonance, we have to this point, the considerations that give us an idea about the performance of the kiai in resonance. It is called resonance, the power transmission vribratório for influence. When sound of a certain vibrational frequency is emitted (sounds) in a sound body Prosim of harmonic vibrational frequency of that, it enters into vibration (rings), so the sound gets a noticeable strengthening and power. It's called an audible or vibrating body, a body capable of emitting sound. The frequencies of two or more sounds are said to be harmonic, when they are in harmony among themselves and co-related. A small vibrating force applied to an insistence oscillating system, it puts this in bibração. An example of this power vibrating when a battalion crosses a suspension bridge, running in step, we have a vibration due to the unique sound emitted by all the feet on this bridge at the same time and evenly, this bridge is placed immediately in vibration, the frequency of step approaches close to the frequency of the bridge, we have a resonance, the increasing scale of oscillations, can smash it, it is necessary therefore "mistakes" step, across the bridge. Thus, we have a notion of the power of the kiai, when it enters into resonance vibration over the pitch of the auditory nerve of the adversary. The shock of this vibration, you can take the opponent's concentration, given the cancellation of auditory nerve response, thereby inhibiting, action and reaction to stimuli. We see therefore that the kiai is not simply a scream or a loud sound, but a powerful release of energy, capable of inhibiting stimuli and reactions of the opponent.

Coach Luiz Carlos F. Souza
5th Dan Kodokan Judo
Affiliated to LIJUERJ
NIPPON JUDO SCHOOL
Petropolis - RJ - Brazil
www.judoescolanippon.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário