domingo, 30 de janeiro de 2011

Patrocínio não é um bicho de sete cabeças

Marcela Velloso
[Brasil comunica]

A função do patrocinador é oferecer recursos para que os projetos do atleta sejam realizados, mas nenhuma organização faz isso simplesmente pelo amor ao esporte, seu objetivo é garantir visibilidade para sua marca, credibilidade e conquistar clientes.
Se você precisa de um patrocinador, não basta apenas pedir explicando a importância do esporte para sociedade, é necessário saber vender seu “peixe”, negociar, por isso fique atento algumas dicas:

1- Domine o assunto
Saiba exatamente sobre o que você está vendendo. Leia, estude, viva aquele esporte, fique totalmente por dentro de tudo que for relacionado a ele.

2- Ofereça algo
Seja franco na hora de apresentar o que você pode oferecer em troca do patrocínio. É necessário saber quais as possibilidades de visibilidade e o que ele irá ganhar com isso.

3- Tenha os custos na mão
Detalhar os custos do seu projeto é importante para passar credibilidade e confiança.

4- Observe
Procure empresas que de alguma forma se identifiquem com seu projeto. Observe o que elas já patrocinam.

5- Apresentação
Sua apresentação deve ser clara e objetiva. Não permita dúvidas para não ter problemas mais tarde.

6- Permuta
Esteja aberto a essa possibilidade, para algumas empresas é melhor dar produtos do que dinheiro.

7- Acredite
Acredite em você. Imagine estar do outro lado, patrocinaria alguém como você ou o seu projeto?


Hugo Pessanha, atleta da Seleção Brasileira de Judô. Cliente da Brasil Comunicação e Projetos.

Quem é esportista sabe muito bem a necessidade de ter um patrocínio e a dificuldade de se conseguir um, portanto como em qualquer ação de negócios, é importante passar uma boa impressão e saber exatamente o que quer, mas lembre-se que você não está pedindo e sim negociando.

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