quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Mestre do judô faz clínica em Mogi


O DIÁRIO DE MOGI

Um dos mais respeitados mestres do judô mundial chega a Mogi hoje para uma série de atividades. Faixa preta 9º dan na modalidade, Shuhei Okano será recebido hoje, a partir das 18h30, no Centro Esportivo e Recreativo do Socorro. Ele vem a Cidade para participar de uma clínica para os alunos da equipe Palmeiras/ Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (Smel). Além disso, vem em busca de muitas informações para concluir um livro com a história do esporte no Brasil.

Okano também é muito conhecido por ter sido treinador da Seleção Brasileira por seis anos - de 1968 a 1974 -, e por dar sua contribuição para o crescimento do esporte no País. Hoje ele é presidente de honra do Kodokan Judô do Brasil.

Neste período à frente da Seleção Brasileira de Judô, Okano foi o técnico de Chiaki Ishii, o primeiro judoca brasileiro a conquistar uma medalha olímpica - de bronze nos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972 -, e mundial (de bronze em Ludwigshafen em 1971), ambas na Alemanha.

Em Mogi, o mestre Okano vai se encontrar com parentes e amigos de Katsutoshi Naito, Tokuzo Terazaki, Sojiro Higuchi, Benishi Egoshi e Yokichi Kimura os responsáveis pelo desenvolvimento do judô na Região do Alto Tietê.
Para se ter a ideia da importância da modalidade no Alto Tietê, a Academia de Judô Terazaki, em Suzano é a primeira da América Latina. Ela começou a ser construída em 1937 por Tokuzo Terazaki, que idealizava difundir os ensinamentos do judô. A conclusão foi em 1952 e na construção contou com o apoio de muitas pessoas ligadas à colônia e até do Japão.

Copa do Mundo

Uma das etapas da Copa do Mundo de Judô por Equipes será realizada em Mogi das Cruzes, entre os dias 6 e 8 de maio, no Ginásio Municipal. A competição estava prevista para o final de março, mas dirigentes da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) alteraram a data do evento por causa da alteração no calendário de competições da Federação Internacional de Judô (FIJ), motivada pelos conflitos em países do Oriente Médio.

As informações foram divulgadas após reunião entre cartolas da entidade e representantes da Secretaria de Esportes, realizada na manhã de ontem no Ginásio Municipal. Para receber o evento, uma grande estrutura será montada no local pela Prefeitura, em parceria com a CBJ.

Além das disputas da Copa do Mundo, que irá reunir em Mogi atletas de sete países, além dos principais judocas brasileiros, a CBJ também vai realizar na Cidade o Troféu Brasil de Judô, que define judocas para formar as seleções brasileiras da modalidade, e o qualificatório para o Grand Prix brasileiro. Ao todo, cerca de 500 atletas deverão lutar durante os três dias de competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário